Recommended Posts

Publicado

Boas,

Ao principio comprei 10 cardinais 5 guppys (4 femeas 1 macho).

Passado um mês comprei mais 4 femeas e 1 macho, guppys, numa outra loja,aparentemente todas gravidas.

Após sensivelmente uns 15 dias uma das femeas começou a perder o equilibrio(nadar de lado) passado umas horas acabou por morrer... com um espaçamento de 3 a 4 dias todas as ultimas femeas que comprei tiverem o mesmo sintoma acabando por morrer uma a seguir a outra... isto num espaço de outros 15 dias...

É de referir que nunca tiveram alevins e continuavam sempre inchadas...

Agora já morreu uma das outras fêmeas que tinha a mais tempo, e tenho outra que parece que viu o Benfica a ser campeao e tomou uns copos a mais, a bebedeira não passa a 4 dias! nenhuma destas estava inchada, mas andam sempre de lado e tanto parece que estão mortas como de repente começam a nadar de um lado para o outro a bater em tudo! arião vidros etc!

Os cardinais tambem estão a morrer... estão todos com umas cores bonitas mas alguns com a barriga para dentro olhando de lado faz mesmo uma cova...esses muito magros... só 1 apresentava uma pinta branca perto do barbatana dorsal...

Faço desde o principio TPA semanais... Sempre cuidado com temperaturas Ph's etc... limpo sempre o arião e tenho os peixinhos a morrer omg

Penso que devo ter comprado os ultimos guppys contaminados...

Ao ler os variados posts (muitos) não consigo tirar conclusão nenhuma

Hidropsia - parece ser o sintoma das primeiras que morreram mas pelo que li não é contagiosa! então porque algumas que não estavam inchadas passado uns dias pareciam um balão! e os Cardinais? será que existe Hidrotrofia? Já que os fungos são opurtunistas devem ter aproveitado o cardinal fraco e daí aquela pinta branca...

Já colocquei um medicamento(não me lembro do nome) e pus uma colher de sal (para um aquario de 70l penso que seja pouco) mas contra bacterias ulceras etc... vou esperar mas os peixes estão menos assustadiços!

Desculpem este testamento mas... escusado será dizer Urgente... todos nós não gostamos de ter os nossos aficionados peixinhos doentes...

Aquario com 60 larg, 60 altura, 20 comprimento

Bomba Interna Hein adequada... Temp 27º Ph 7,5

Obrigado por qualquer ajuda...

Publicado:

Olá,

Tens testes de amônia e nitritos? Coloca os valores...

Como tens lavado o filtro? Tens deixado ficar o filtro muito sujo?

Notas sinais externos de doença (tipo, cor baça, barbatanas a desfazer ou perder a cor, etc...)?

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Ois Nuno,

Desde já obrigado

A senhora da loja deu-me um remédio Waterlife MYXAZIN,

http://www.waterlife.co.uk/waterlife/myxazin.htm

que o apliquei sexta, devo ter percebido mal e só o apliquei nesse dia! Hoje é que tive a lêr bem a embalagem e vi que deve ser aplicado todos os dias durante 5 dias.... :wink: Comecei hoje o primeiro entao dos 5 dias

Desculpa a ignorancia mas o remédio altera os resultados de amónia ou nitritos?

De qualquer maneira ainda hoje vou comprar os testes...

O Filtro tem 3 esponjas, o senhor da loja disse para só lavar uma de cada vez, e que não era rigido podia ser com uma periocidade de 3 meses. Tenho o aquario mais ou menos á dois meses só lavei ainda uma esponja

O filtro não está muito sujo e lavei com água morna da torneira

Esqueci-me de dizer que os machos foram os primeiros a morrer depois das ultimas femeas que comprei.

Agora tenho duas gupppys, uma com boas cores nunca foi afectada por nada, outra realmente a cor está baça e barbatana do rabo(não sei como se diz) parece que está um pouco ratada em cima.

Tenho 4 neons 1 deles com a barriga para dentro e muito magro (será a doença dos neons?)

Só acho muita coincidencia ter dois tipos de doenças ao mesmo tempo...

Publicado:

os filtros devem ser lavados de preferencia com agua do proprio aqua, pois esta em principio deve estar desprovida de cloros e restantes desinfectantes.

Ao lavares com agua da torneira, as bacterias que tens no filtro morrem e com elas lá se vai o equilibrio do teu aqua.

Quanto as lavagens dos filtros, lava é tudo de uma vez, e de acordo com o aqua que tens... 3 em 3 meses é muito tempo na minha opinião

Publicado:

Olá,

O "nos" tem razão.

3 meses parece muito tempo. A periodicidade da limpeza do filtro depende muito do aquário que tens, do tipo de peixes, quantidade de peixes, comidas que dás, quantidade e periodicidade de água que mudas, etc.

Acho que devias limpar o filtro num intervalo mais curto (tipo 1 mês).

Limpa sempre as esponjas todas. Retiras um pouco de água do aquário e limpas as esponjas com essa água. Não esfregues muito. Faz apenas de maneira a retirar os detritos.

A senhora da loja deu-me um remédio Waterlife MYXAZIN, http://www.waterlife.co.uk/waterlife/myxazin.htm

que o apliquei sexta, devo ter percebido mal e só o apliquei nesse dia! Hoje é que tive a lêr bem a embalagem e vi que deve ser aplicado todos os dias durante 5 dias....   :lol:  Comecei hoje o primeiro entao dos 5 dias

Sim, Mixazin em princípio vai resolver o problema.

Desculpa a ignorancia mas o remédio altera os resultados de amónia ou nitritos?

De qualquer maneira ainda hoje vou comprar os testes...

Os medicamentos (nem todos) dão cabo dos filtros (ou das bactérias dos filtros).

Ou seja, quando aplicar um antibacteriano na água do comunitário matas tanto as bactérias más como as bactérias "boas" (as do filtro).

Sendo assim, qualquer tipo de tratamento deve ser feito num aquário à parte.

Tenta arranjar um aquário mais pequeno (tipo 20lt). Serve para aquário hospital e para aquário de quarentena. Como só tens "peixes pequenos" um aquário desse tamanho chega.

Se o aquário tiver muita amônia/nitritos os peixes vão ser afectados. Acabam por ficar intoxicados e morrem.... :P

O Filtro tem 3 esponjas, o senhor da loja disse para só lavar uma de cada vez, e que não era rigido podia ser com uma periocidade de  3 meses. Tenho o aquario mais ou menos á dois meses só lavei ainda uma esponja

O filtro não está muito sujo e lavei com água morna da torneira

Como disse em cima, lava tudo com água do aquário.

Só acho muita coincidencia ter dois tipos de doenças ao mesmo tempo...

É possível. Má qualidade da água traz muitos problemas...

Tens de eliminar a causa do problema e não resolver o problema.

Tens de manter os filtros limpos, areão idem e fazer sempre trocas de água. Acima de tudo, e muito importante, não deves colocar muitos peixes no aquário.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Ois,

Os cardinais acabaram todos por morrer, as duas guppys sobreviveram a isto tudo, estão finalmente com umas cores bonitas e comem que se fartam!

O que fiz foi o que vcs aconselharam, mudas de agua, filtro limpo e o remedio Myxazin.

Obrigado Nuno e Nos pela ajuda

Um grande Abraço