RubenSilva17 Posted October 15, 2015 Share Posted October 15, 2015 Monitorizar o Aquário a distância, já alguém se tinha lembrado disto? Eu sou novo nestas andanças e ainda nem tenho o quário em casa, mas enquanto compro e não compro gosto de me informar o maximo possivel sobre este hobby! Numa das minhas pesquisas pela internet deparei-me com este interessante projecto onde o autor avança que o mesmo fica a rondar os 150€.. O projecto está a ser desenvolvido por um português "Nuno Miguel Reis". Pelo que percebi, o AquaPi (nome do projecto) é um pequeno website em php, que integrado com scripts em python e uma base de dados mysql, ajuda na monitorização de um aquário Ou seja, permite aceder as tomadas electricas do aquario através da internet, permitindo assim ligar/desligar o escumador, calha do aquário, bomba de retorno, UV, aquecedor, coolers, entre outros. E muito fixe é poder instalar uma câmara junto do mesmo e ter acesso a imagens em directo dos nossos peixes 24h por dia! Aqui segue um video do sistema em questão! https://www.youtube.com/watch?v=q_vxJL_8yN8 O indivídou está ainda a preparar os seguintes scripts reativos:- Enviar email caso o nível de água de reposição fique abaixo de, por exemplo, 2 litros.- Ativar a bomba de reposição caso o nível de sump desça abaixo de um valor estabelecido;- Cancelar a ativação a bomba de reposição caso o nível de água de reposição esteja abaixo de 2 litros;- Ativar o aquecedor, caso a leitura de temperatura do sump esteja abaixo de X;- Ativar as ventoinhas de refrigeração, caso a leitura de temperatura do aquário esteja acima de Y; E tem uma UPS para suportar pequenas falhas de energia que é muito importante. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nuno Miguel Reis Posted October 15, 2015 Share Posted October 15, 2015 Monitorizar o Aquário a distância, já alguém se tinha lembrado disto? Viva Ruben, Sou eu que estou a desenvolver esse projeto diy. Alterei o nome para myAquaPi, porque achei o "my" para apropriado para um projeto não comercial. Publiquei um site (www.myaquapi.pt) onde podes ver um video mais recente, descarregar os documentos do projeto, incluindo um manual, os scripts python e as páginas em php. A versão mais recente, com os graficos na dashboard, ainda não foi publicada. Neste forum, podes acompanhar a evolução do projeto aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=244559 Atualmente estou a trabalhar na reorganização fisica dos componentes e a adicionar bombas para dosear nutrientes na água, por exemplo balling para salgados ou fertilizantes liquidos para os plantados, onde mais uma vez, iremos poder monitorizar o nivel dos respetivos reservatórios. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RubenSilva17 Posted October 16, 2015 Author Share Posted October 16, 2015 Viva Ruben, Sou eu que estou a desenvolver esse projeto diy. Alterei o nome para myAquaPi, porque achei o "my" para apropriado para um projeto não comercial. Publiquei um site (www.myaquapi.pt) onde podes ver um video mais recente, descarregar os documentos do projeto, incluindo um manual, os scripts python e as páginas em php. A versão mais recente, com os graficos na dashboard, ainda não foi publicada. Neste forum, podes acompanhar a evolução do projeto aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=244559 Atualmente estou a trabalhar na reorganização fisica dos componentes e a adicionar bombas para dosear nutrientes na água, por exemplo balling para salgados ou fertilizantes liquidos para os plantados, onde mais uma vez, iremos poder monitorizar o nivel dos respetivos reservatórios. Desde já te dou os Parabéns!! É algo que vou querer instalar no meu aqua sem duvida, como trabalho por turnos vai ser a minha grande ferramenta Ps: Não percebo nada dessas electronicas, ainda me vais ter que dar umas luzes mais para a frente E boa continuação do projecto. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nuno Miguel Reis Posted October 17, 2015 Share Posted October 17, 2015 Desde já te dou os Parabéns!! É algo que vou querer instalar no meu aqua sem duvida, como trabalho por turnos vai ser a minha grande ferramenta Ps: Não percebo nada dessas electronicas, ainda me vais ter que dar umas luzes mais para a frente E boa continuação do projecto. Tranquilo Ruben, quando estiveres pronto, tenho todo o prazer em ajudar. No teu interesse, fala comigo antes de comprares os componentes, para te dar dicas. Como estou sempre a redesenhar o projeto por não gostar "disto ou daquilo", evitas cometer os mesmos erros e poupas dinheiro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
RubenSilva17 Posted October 17, 2015 Author Share Posted October 17, 2015 Tranquilo Ruben, quando estiveres pronto, tenho todo o prazer em ajudar. No teu interesse, fala comigo antes de comprares os componentes, para te dar dicas. Como estou sempre a redesenhar o projeto por não gostar "disto ou daquilo", evitas cometer os mesmos erros e poupas dinheiro. Está combinado :D Mas primeiro tenho que comprar ainda o aquário lol Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts