José S. Alves Publicado Outubro 10, 2015 Share Publicado Outubro 10, 2015 Boas, Esta é uma questão para a qual gostaria de saber a opinião dos caríssimos colegas aqui do fórum, ou seja : - Acham que existe algum limite para a quantidade de filtração biológica que colocamos nos nossos aquários ? Eu penso que o limite será o espaço que temos disponível, quer nas sumos quer nos filtros (externos ou internos), isto porque assim de repente não me ocorre nenhum malefício em ter toda a filtração biológica possível. - No entanto, será que existe algum problema em ter muita excesso de filtração biologia ? Fico a aguardar as vossas opiniões / teorias. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Santos Publicado: Outubro 10, 2015 Share Publicado: Outubro 10, 2015 (editado) Olá lili O espaço para que a "filtração biológica" (colónia de bacterias)se estabeleça nunca será demais, no entanto o tamanho da mesma será sempre dependente da quantidade de matéria orgânica que houver para decompor e do oxigénio disponivel. cpts Editado Outubro 10, 2015 por Hugo Santos 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José S. Alves Publicado: Outubro 11, 2015 Autor Share Publicado: Outubro 11, 2015 Caro Hugo, Também sou da opinião que biológica nunca é de mais. No entanto, gostava de saber se alguém vê algum inconveniente em ter muuuuuita filtração bilogica. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo_Martinho Publicado: Outubro 11, 2015 Share Publicado: Outubro 11, 2015 Desde que haja sempre filtragem mecânica, a biológica nunca é demais tendo em conta a capacidade do depósito do filtro. Para que usa 2 filtros até faz sentido usar um para mecânica e outro para biológica... Já me disseram que de preferência o filtro com menos caudal deve ser o biológico devido à água permanecer mais tempo nas bactérias... Está parte já n sei se é verdade mas tem uma certa lógica. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 12, 2015 Share Publicado: Outubro 12, 2015 Boas, Eu tenho dois filtros para um aquário de 120x50x50 e já os tinha no anterior de 200L. Tenho um eheim pro 3 350 e um eheim experience 250 ambos com partes para filtragem mecânica e biológica. A única referência que vi sobre não usar filtragem biológica sobre dimensionada, foi em aquários densamente plantados e pelo facto das plantas absorverem a o NH3/NH4 num processo que envolve menos dispêndio de energia do que consumindo NO3, deixo um video que explica o porquê: Ainda assim tenho os dois filtros a bombar 2 Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José S. Alves Publicado: Outubro 12, 2015 Autor Share Publicado: Outubro 12, 2015 Boas, Efetivamente, no caso dos densamente plantados faz todo o sentido. No meu caso tenho na sump cerca de 2kg de cerâmicas + um Eheim 2213 tb cheio de cerâmicas e como tenho mais ceramicas em stock até estava a pensar em colocar mais alguma na sump. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 12, 2015 Share Publicado: Outubro 12, 2015 Boas, Mesmo considerando o que falamos, antes, no teu caso com sump suponho que não tenhas um plantado com CO2, logo se fosse eu usava e abusava na filtragem Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José S. Alves Publicado: Outubro 12, 2015 Autor Share Publicado: Outubro 12, 2015 Boas caro Pedro, Já tive um plantado e a injetar co2, o que me referia é o que mantenho actualmente e é de ciclideos do Tanganiyka. Cumps 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 12, 2015 Share Publicado: Outubro 12, 2015 É como disse, eu pelo menos não vejo inconveniente, e usava e abusava da filtragem Mas espera por mais opiniões Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
baar Publicado: Outubro 28, 2015 Share Publicado: Outubro 28, 2015 Em teoria acho que não há limite para as cerâmicas. A vantagem de as ter é de permitir a sua colonização caso seja necessário. Pois as bactérias só se multiplicam se existir matéria orgânica. Por isso podes ter 2 litros e ser suficiente e não ser necessário mais, mas se por algum motivo a matéria orgânica aumenta elas não tem espaço para se multiplicar e a filtragem biológica fica insuficiente. Também há cerâmicas que com o tempo perdem capacidade de colonização devido a desgaste e por isso 2L hoje vão corresponder a menos daqui a algum tempo. Eu no teu caso colocava toda a cerâmica. 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José S. Alves Publicado: Outubro 31, 2015 Autor Share Publicado: Outubro 31, 2015 Boas, Tinha a ideia que independentemente da matéria orgânica que existisse no aquário, as bactérias estavam sempre lá, ou seja as cerâmicas estariam sempre colonizadas, dai que a lógica seria, quanto mais cerâmicas mais bactérias . Será que existe mais que um tipo de bactérias nos nossos aquários (claro que sim), Penso que era interessante saber que tipo de bactéria povoam os nossos aquas e quais as funções que cada uma delas desempenham. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Novembro 2, 2015 Share Publicado: Novembro 2, 2015 Pesquisa nitrobacter e nitrosomas ou algo parecido. Tapaquê?! OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José S. Alves Publicado: Novembro 2, 2015 Autor Share Publicado: Novembro 2, 2015 Boas, Gr ajuda, principalmente para percebermos as condições optimas para a promoção do desenvolvimento das bactrias dos nossos aquas. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts