Primeira aventura com aquário


Nuno C.

Recommended Posts

Boas pessoal, venho dar a conhecer o meu aquário com 4 meses

 

Aquário de 60 Litros Aqua Light

 

Filtro:

 

Filtro cascada tetratec easy crystal 250

 

Termostato:

 

Termostato da Tetratec de 50w

 

Iluminação:

 

Lâmpada de halogéneo de 15w aqualux pro

 

Substrato:

 

Espécie de gravilha cinzento escuro que já vinha com o aquário,

 

Sistema de CO2:

 

Co2 de lata tipo aerossol da tropica plant grow system 60

 

Flora:

 

A flora é composta por 1 Echinodorus bleheri, 1 Hygrophila dwarf e 1 casca de coco com musgo de java

 

Fauna:

 

De fauna tenho 2 goldfish ( foram os primeiros 2 peixes que adquiri e depois tive pena de os retirar quando adquiri os restantes),
2 Microgeophagus Ramirezi, 1 betta splendid, 10 tetra neon 2 cordydoras albinas e 4 caridina japonicas.

 

Já pensei retirar os goldfish visto que não se enquadram neste tipo de aquário, são peixes de água fria mas que se aguentam bastante bem nos 28º e acho bastante engraçado ver o betta a correr atrás deles, mas eventualmente vou ter que o fazer porque em 4 meses já cresceram ai uns 2 cm.

 

Aqui vão umas fotos e espero por sugestões da vossa parte para melhoramentos sejam eles quais forem, mas que sejam baratos que a ministra das finanças cá de casa lixa-me a cabeça cada vez que compro coisas para o aquário.

 

rivhja.jpg

15zgug3.jpg

vgmvt4.jpg

k9dp2r.jpg

9rrbqh.jpg

16hm103.jpg

Editado por Nuno C.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

Qual é a litragem desse aquário ? Quanto á fauna, retirava os peixes de água fria, porque degradam bastante a qualidade da água e tirava também o beta, por ser um pouco agressivo e não se enquadrar com o resto da fauna.

Essas conchas é melhor retira-las ,porque alteram o pH para alcalino e os peixes que tens são de pH ácido.

Com que frequência fazes tpa's? Como estão o parâmetros da água?

 

Cumps.

 

 

 

 

 

Enviado usando o Tapatalk

  • Votar + 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto á fauna, retirava os peixes de água fria, porque degradam bastante a qualidade da água e tirava também o beta, por ser um pouco agressivo e não se enquadrar com o resto da fauna.

Essas conchas é melhor retira-las ,porque alteram o pH para alcalino e os peixes que tens são de pH ácido.

Com que frequência fazes tpa's? Como estão o parâmetros da água?

 

Cumps.

 

 

 

 

 

Enviado usando o Tapatalk

Concordo.

Mas se quiseres ficar com os peixes dourados comprava um filtro externo, mas mesmo assim eles podem crescer muito.

O betta vai começar a ser agressivo, pode não acontecer, mas é o habitual.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e obrigado pelas criticas construtivas.

As conchas já as retirei, no entanto só as tinha colocado ontem e antes o de fazer fervias bastante bem, ainda assim iriam alterar os parâmetros da agua?

O aquário tem 60lts, tpas fiz 2 nas 2 ultimas semanas de 30% antes disso tenho feito 2x por mês.

Em relação aos parâmetros da agua não te sei responder, porque nunca fiz nenhum teste apenas sei que o ph da água daqui da rede anda na casa dos 7.1 segundo os smas.

Os peixes de agua fria sim tenho essa ideia em os retirar lá mais para a frente, o betta é para ficar porque gosto bastante dele e até ver dá-se bem com os restantes peixes de agua quente curiosamente gosta de ir atrás dos de agua fria que é bastante porreiro em observar e para mim trás uma certa vida ao aquario.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As conchas com o passar do tempo dissolvem-se na água e fazem subir pH. Ferver apenas esteriliza. Um tronco ajuda a baixar e a manter um pH ligeiramente ácido, o que se adequa aos ramirezis, neons e corys.
As tpa's é melhor fazeres semanalmente, porque já tens o aqua sobrelotado e a filtragem não é das melhores. Faz o melhor que poderes e sê bem-vindo e boa sorte com o teu aqua. Tenta manter uma boa qualidade da agi para teres os habitantes saudáveis e uma boa alimentação também ajuda.


Cumps.


Enviado usando o Tapatalk

Editado por KukoPT

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos, pensei antes em por algumas rochas mas como dizes que os troncos ajudam nas espécies de peixes que possuo actualmente é isso que irei fazer.

Tenho 2 metades de coco no aquário uma com musgo de java e a outra não isso não substitui as qualidades do tronco?

Se não que tipo de madeira me aconselhavas?

O filtro não irei substituir, o que substituo é os materiais filtrantes do mesmo assim que vejo que a agua deixa de estar cristalina.

Mais uma vez obrigado pelas criticas construtivas e os conselhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os cocos também ajudam nesse aspecto. As madeiras que dão são: azinheiro, carvalho, castanheiro, cerejeira, sobreiro, videira, oliveira, zambujeiro, etc...(e todas aquelas que se encontram á venda nas lojas de aquariofilia),e as que não dão são as resinosas(Pinheiro, eucalipto, etc...) e cítricas(limoeiros,laranjeiras ,etc...). A madeira tem que ser tratada antes de entrar no aqua, tem que estar bem seca e depois terá que ser fervida e ficar de molho umas 2 a 3 semanas, para que a água perca a cor de chá e também ajuda que a madeira não flutue. As matérias filtrantes não troques, lava-as na água que retiras do aqua e voltas a utilizar, é mais benéfico para as bactérias nitrificantes que nelas habitam.

 

Cumps.

 

 

Enviado usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deste-me uma rica ideia, estava para comprar um refugio para os camarões, tipo tubos de pvc mas assim vou aproveitar como há por aqui umas oliveiras vou fazer isso com um tronco de lá.

Eu quando disse que trocava as matérias filtrantes não me expliquei bem o que eu troco é a polywool que adicionei á frente e atras do filtro que é uma espécie de saco verde à frente e branco atrás, adicionei porque reparei que a eficácia do filtro estava a diminuir consideravelmente talvez pelos peixes de agua fria que como tinhas dito revoltam e sujam bastante o aquário.

Assim que adicionei a polywool o filtro demorou sensivelmente 1h até a água ficar cristalina, isto depois de ter feito uma tpa de 30% e ter aspirado o fundo do aquário.

Obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aqui está o troco já cortado e polido agora é só o tratamento, que deve demorar uns 2 meses,

depois é só colocar musgo de java á volta e esperar que os camarões gostem.

Aqui ficam as imagens

 

w0d4y.jpg

2njdmp1.jpg

mljmsh.jpg

2vsgtgz.jpg

2zjjlvb.jpg

fueqd.jpg

s3mzgi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Depois de um tratamento intensivo á madeira, aqui está ela colocada no aquário, entretanto também já retirei os goldfish do aqua e as plantas artificiais que tinha ficando assim tudo mais natural, aqui ficam as imagens:

 

2a2dki.jpg

 

2uqeyhu.jpg

 

6e43k7.jpg

 

1z3xdlz.jpg

 

281ssp.jpg

 

20a8kgj.jpg

 

29e15sn.jpg

 

es56o9.jpg

 

10d5ac6.jpg

 

j9obhy.jpg

 

 

Comentários são sempre bemvindos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, sim mais á frente tenciono arranjar um filtro externo e colocar mais 1 espécie de planta essa parece-me bastante porreira.

Não tenciono por mais como se pode reparar pelas fotos o substrato não é fértil e tenciono manter a boa saúde das que já tenho.

Obrigado pelo comentário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, a echinodorus penso que se esteja a dividir em 2 partes se isso se confirmar vou colocar uma de cada lado, quando ao fundo não lhe vou mexer gosto bastante de o ver e enquadra-se bem no layout que tenho no aquário.

Mas obrigado pela opinião é sempre bem vinda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está melhor, mas o substrato utilizado num aquário com Corydoras deve ser fino, e, ter bordas arredondadas, pois estes seres vivos gostam de vaguear pelo fundo enterrando-se na areia em busca de alimento.

 

Cumprimentos.

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim KukoPT, mudar o substrato, arranjar um filtro exterior e mais uma espécie de planta em principio uma cabomba está nos meus planos para este aqua.

Não sabia que este substrato não se adequava as corydoras, assim como muitas coisas que tenho aprendido aqui neste excelente fórum graças á comunidade aqui presente.

No entanto e por falta de fundos de momento irei fazer isso gradualmente.

Já que falas no substrato, na altura de mudar terei de esvaziar todo o aquário ou será possível coloca-lo com a agua e os peixes?

A minha ideia é que tenha de esvaziar tudo, mas posso estar enganado.

Mais uma vez obrigado a todos pelos vossas criticas construtivas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

As corydoras gostam de andar escondidas, embora venham mais para a frente quando têm fome.

Podes criar uma área do aquário com um substrato mais apropriado num local que vejas que elas gostam.

Tenta arranjar por exemplo um quilo de JBL Manado já usado.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal, venho só fazer uma actualização das fotos do aquário, que é disso que o pessoal aqui gosta, entretanto também fiz algumas alterações no layout da flora e arranjei um filtro externo de cascata dos chineses que já está em utilização há uma semana e que muito me tem surpreendido, visto que é um filtro pequeno e não pensei em ter resultados tão bons com ele.

Bem aqui ficam então as fotos

 

5z06co.jpg

 

ayni35.jpg

 

r2jddh.jpg

 

2e1envl.jpg

 

25gaski.jpg

 

2cwu8a1.jpg

 

15d2x49.jpg

 

24v4okl.jpg

 

2a6seur.jpg

 

10z9r3m.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.