Posso juntar com Guppys peixes de dimensão média/grande?


Recommended Posts

Olá pessoal,

Estou a dar os meus primeiros passos no mundo da Aquariofilia e portanto gostaria que me dessem algumas dicas :)

 

Adquiri um aquário de 240 lt que já trazia todo o equipamento necessário. Comprei a uma pessoa conhecida que me deu logo algumas dicas para começar.

 

Então neste momento tenho o aquário já a funcionar e com os seguintes habitantes:

 

9 Guppys (apenas 3 fêmeas... é pouco eu sei, mas foram dados portanto...)

2 Corydoras

1 Ancistrus

2 Espadas fêmeas (não tinham mais na loja, mas a ideia é comprar mais alguns)

1 Gourami (vamos ver se não fiz a minha primeira asneira ao comprá-lo... pois não conhecia este peixe, mas como estava junto com os Guppys na loja, achei que não havia problema, após ler alguma coisa sobre o assunto fiquei com alguma dúvidas mas... vamos ver)

2 peixes de água fria que já tinha anteriormente e que me parecem felizes e contentes de andar num aquário tão espaçoso

 

 

Gostava de ter um aquário comunitário, mas gostava de ter um ou 2 peixes que de destacassem no aquário, existe alguma espécie de peixe de cor viva e que fique com uma dimensão razoável que seja sociável com os guppys?

 

Fica a primeira foto do aquário... Decoração ainda em progresso

11224667_1070425622967976_59992852945968

Editado por Verónica Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem várias opções, tantas que se torna dificil responder. Uma coisa que podes fazer para ajudar é medir o ph da água e com base nisso já se limita um pouco mais o leque de escolhas...convém que os parametros estejam de acordo com as necessidades dos peixes e não só de acordo com o nosso gosto pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me sugeriram os escalares, mas pelo que pesquisei já vi que são peixes meio manhosos às vezes, se tiver o azar de me sair um agressivo... lá se vão os meus guppys...

 

Botias palhaço... será que há problema de colocar?

Editado por Verónica Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola boa tarde veronica, em relação ao gourami , o mesmo com o passar do tempo vai começar a roaer as caudas dos guppys macho, portanto não aconselho este a estar com estes, em relação ao aquario em si, antes de pores mais peixes convem fazer o cilco do azoto antes de inserires novos, aqui no forum explica se com detalhe o que é esse ciclo, espero ter ajudado, qualquer coisa é so dizeres


tambem qualquer tipo de escalares é fora de questão, com guppys altamente proibido

  • Votar + 1

jcms

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigada, pelas respostas, quanto ao ciclo de azoto tenho feito :) tudo OK ... tenho feito as coisas com calma.

 

Era só para ter uma ideia... para saber o que fazer na minha próxima visita a uma loja :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Verónica, se me permites dar a minha opinião sobre algumas questões, embora não tenhas pedido ajuda em todos os assuntos que vou falar.

 

Quanto ás especies que tens:

 

9 Guppys (apenas 3 fêmeas... é pouco eu sei, mas foram dados portanto...) - Achava bem arranjares mais fêmeas, o rácio dos guppys deveria ser 1 macho para três fêmeas. Uma das razões principais é essas 3 fêmeas que tens serem massacradas para a brincadeira, se é que me entendes,acabarem por ficar stressadas, acabarem por andar sempre fugidias e escondidas e acabarem por morrer

2 Corydoras - Corydoras são peixes de cardume, e isso significa no mínimo 5, que para o aquario que tens náo tem problema nenhum. Convinha é que as comprasses da mesma espécie e não uma de cada. Isto para andarem sempre juntas e vermos o seu comportamento mais natural e bastante mais divertido.

1 Ancistrus

2 Espadas fêmeas (não tinham mais na loja, mas a ideia é comprar mais alguns) - Como vivíparos que são o rácio deverá ser o mesmo que os dos guppys deveria ser 1 macho para três fêmeas.

1 Gourami (vamos ver se não fiz a minha primeira asneira ao comprá-lo... pois não conhecia este peixe, mas como estava junto com os Guppys na loja, achei que não havia problema, após ler alguma coisa sobre o assunto fiquei com alguma dúvidas mas... vamos ver) - Vamos ver, eu não tinha comprado.

2 peixes de água fria que já tinha anteriormente e que me parecem felizes e contentes de andar num aquário tão espaçoso - Ora estes estão aqui muito mal,ou então são os outros que estão todos mal. Um aquário para mim, ou bem que é um aqua de peixes de água fria ou para peixes de água quente. O metabolismo de cada um altera consoante temperatura e parâmetros. Uma coisa nada conveniente, até porque estes acabaram por crescer e vão ratar as caudas dos guppys.

 

Escalares são ciclideos e como tal incompatíveis com vivíparos, sejam eles quais forem. De todo não se deve misturar ciclideos com viviparos. E se foi um logista a aconselhar-te escalares para juntar ás especies que aí tens, aconselho-te a mudar de loja. Perto de ti, tens aí pelo menos uma loja de confiança, Na Gandara em Leiria.

 

Quanto a botias á variadas espécies deles, e os palhaço não são os mais adequados para esse aquário, crescem imenso, chegam a medir 25cm ou mais. Dentro dos botias podes é escolher uma especie que não ultrapasse os 10/12cm. Por exemplo Botia striata, pesquisa melhor.

 

Gostava que me dissesses as dimensões do aqua, equipamentos...antes de dar qualquer outra opinião. E há quanto tempo o tens montado?

 

Depois eu acho que um aquário deve ser uma tentativa de recriação de uma parte da natureza, e ver plantas de plástico e pedrinhas ás cores...sinceramente não gosto. Não leves a mal é a minha opinião, vale o que vale, e se tu gostas...afinal és tu que olhas para ele todos os dias.

Pelo que vejo até tens aí um substrato engraçado, eu gosto. No teu lugar tirava as pedrinhas coloridas e as plantas artificiais, dava logo um aspecto mais natural ao aqua. A tendência que todos temos quando começamos é ter medo das plantas naturais, mas se me dissesses isso á 20 anos atrás, que não havia os materiais e equipamentos de hoje. Hoje em dia não há razão para ter medo, até porque tens plantas low-tech, que não precisam de grande luz, substratos férteis e co2 para se darem bem. Exemplo disso são as valisnérias, anubias, cabombas e musgos. Acho que era uma boa aposta.

 

Por ultimo colocava um fundo negro nesse aqua, garantidamente realça as cores dos peixes e se apostares em plantas naturais também, irás sentira diferença.

 

E pronto, boa aquariofilia, desculpa qualquer coisa, foi uma critica mas esforcei-me por ser contrutiva. Dispõe naquilo que precisares. :smile2:

Editado por Vera Santos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, estás a falar de colisas lalia?? São anabantideos. Já não tem tanto problema de se juntar a vivíparos. Eu já os mantive com guppys e não tive problemas, também depende do layout, plantas que mantenhas. Vou tentar encontrar o teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Verónica.

Tens uma aquário com um tamanho muito bom para fazeres o que quiseres.

Que filtro e luz tem o aquário e qual é o substrato?

 

Quanto á fauna acho que tens uma grande confusão de tipo de peixes aí dentro inclusive água quente e fria, conforme indicado pela Vera Santos.

Eu verificava bem o que queria e oferecia/vendia os restantes.

 

Como também já foi dito pela Vera e é a opinião da maioria dos aquariofilistas hoje em dia, objetos e cores artificiais num aquário está fora de moda e poucos gostam.

 

Vai colocando mais fotos para vermos a evolução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas pessoal, como disse a decoração é mesmo muito provisória ainda e quanto às pedrinhas de cores... vão lá explicar a uma criança de 6 anos que um aquário não pode te-las lol... vou mante-las até a pikena se esquecer do assunto...

 

Quanto a fundo preto... era justamente o que tinha na ideia por, daí ter tirado o fundo que vinha no aquário. Só estou à espera que chegue um castelo em ruínas que encomendei para por mãos à obra na decoração.

 

Quanto às plantas... tenciono por algumas sim, mas para já vamos com calma que o orçamento não dá para tudo ao mesmo tempo, tenho o aquário há cerca de 1 mês.

 

Quanto aos peixinhos, por enquanto estão todos a portar-se muito bem e gosto muito do Gourami dá uma certa piada ao aquário. Espero que ele não fique mauzinho quando crescer. :)

 

Quanto às especificações dos equipamentos: Aquário de 240 lt com filtro proficrital 700

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verónica, estás a escolher mal as tuas prioridades na minha opinião.

Desculpa dizer-te mas vais gastar uma pipa de massa em mais uma decoração artificial que em nada melhora a vida dos peixes, acho um erro. Em detrimento de gastares esse dinheiro em plantas naturais que iriam beneficiar em muito o aqua, mas tu é que sabes.

 

Há quanto tempo tens o aqua montado?

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera Santos, tenho o aquário montado há 1 mês e pouco.

 

Quanto à decoração que comprei não foi fortuna nenhuma, pois mandei vir do ebay e o objetivo é colocar plantas naturais também, de qualquer forma a questão primária que coloquei aqui nada tem a ver com a decoração do aquário, pois essa cada um faz a seu gosto.

 

A minha questão inicial era se existem alguns peixes de dimensão média/grande que possa juntar com os guppys... e a essa até agora poucas sugestões houve...

 

De qualquer forma, obrigada pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.