Aquário novo


nfp

Recommended Posts

Ola,

Estou neste momento a montar um pequeno aquario para substituir um outro e estou com um problema no Ph. O aquário tem 60x40x40 (+/-).

 

Há uma semana coloquei o substrato (de origem vulcánica, não me recordo o nome mas na embalagem diz que é neutro), um pequeno tronco, adicionei 15 litros de agua do aquário antigo, mais uns 20 de agua nova.

No 2º dia adicionei alguns pedaços de plantas recolhidas do aquário anterior... (4 Tenellus, alguma Riccia, um pouco de musgo de java, 2 Lilacina pequenas, 1 Cabomba caroliniana pequenina e uns 5 cm outra que não sei identificar). As plantas parecem estar todas de boa saude e apenas existe uma quantidade insignificante de pequenas algas filamentosas escuras em duas delas. No 3º dia adicionei co2, receita caseira.

 

O problema é que o ph está baixo. Pelo Tetra test parecia até que a cor estava abaixo dos 6. Como a futura população consiste em guppys e platis, como poderei fazer para aumentar o Ph para receber os novos moradores. Será do co2 ou este valor é normal em aquários novos e futuramente ele vai aumentar?

 

Não tenho possibilidade de fazer mais testes ao aquário. Estava a pensar levar uma amostra de agua a alguma loja uns dias antes de introduzir os peixes para que fizessem os testes necessários. Alguém conhece uma loja na zona do porto que faça isso barato?

 

Obrigado

Nuno

------------------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa!

 

De fato o pH baixo pode estar sendo causado pelas forças do CO2. Tente fechar a saída do CO2 para aquário durante o período noturno. Outra coisa é que dificilmente você conseguirá ter 1 plantado com águas alcalinas. Eu penso que seria melhor optar por peixes de águas ácidas (neons, matogrossos,rodóstumus, rásboras e etc.).

 

Abrass,

 

FHAC

GDA -Aquários - da elódea ao holandês - www.gdaaquarios.cjb.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os 15 litros de água ciclada eram ácidos? se sim está aí um motivo.

Claro que pode ser da injecção de Co2 mas nesse caso, teria ser uma grande, grande injecção. Tiveste cuidado nas medidas dos ingredientes?

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

Ok, já metes-te Co2 e será que precisas?

Qual é a tua iluminação?

Quais as massas filtrantes?

Sabias que o Co2 baixa o PH, e se não tiveres iluminação o suficiente as plantas não o consomem e logo ele fica na água?

Coloca o SetUP mais pormenorizado

 

Espero estar a ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,

o aquário é o modelo 60 da aquapor junior.

os 15 litros de água ciclada eram ácidos?

A agua ciclada não era acida, tinha um ph por volta dos 7,5. (tenho que dizer aproximado pq a escala do medidor salta 0,5 de cada vez! :wink: )

O filtro é um Fluval 2 e a ideia era trocar pelo filtro Rena Filstar iV 2. Acho este segundo mais eficiente e além disso mais elegante :) .

Neste momento o aquario tem uma calha com 25W e vou adicionar a calha do aquario antigo quando este já não for necessário (+15W).

A temperatura mantém-se nos 23º sem nenhum aquecimento (ja tá ficar calor no porto...).

 

Se calhar exagerei nos ingredientes da garrafa. Usei uma garrafa de 1,5l com uma chavena de açucar, uma colher de chá de bicabornato de sódio e três (:?:) colheres de fermento.

No inicio fez bastantes bolhas e agora está a parar. Se calhar não precisava de adicionar já co2 mas como queria ver as plantas a crescer bem...

 

Com a diminuição das bolhas e depois de uma troca de 10L de agua tive um aumento do

ph para 6,5 e ontem a noite, por falta de paciência e por querer ver já vida animal no aquário, coloquei nele um camarão japonica.

O camarão passou por um recipiente com alguma agua da morada antiga e gota a gota fui adicionando agua da nova morada, durante cerca de uma hora. Será que fiz asneira?!?

 

Amanha ponho aqui uma foto do aquário.

 

Obrigada

------------------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Boas...

Olha, creio que para as plantas que tens, não precisas para já de adicionar CO2, porque com pouca luz, poucas plantas e muito carbono, creio que o mais provável, para além de tornar a água mais ácida, creias também condições para o aparecimento de algas...

 

Retira o CO2, e vai vendo como vai evoluindo a qualidade da água...

 

Abraço.

 

João Filipe Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais