Visitante Publicado Novembro 29, 2003 Publicado Novembro 29, 2003 Pessoal, Já havia um tópico sobre um ramirezzi com popeye mas talvez este seja um caso diferente... Tenho um escalar que não come há 2 dias, permanece sempre que possível imóvel e parece ter os olhos esbugalhados - será "popeye"? Qual será o problema, stress? Popeye? Se fô Popeye, o que fazer? Temp = 27ºC PH =6,8 GH = 9 KH=2
nunomiguel Publicado: Novembro 29, 2003 Publicado: Novembro 29, 2003 Olá, parece ter os olhos esbugalhados Esbugalhados? Deves querer dizer saidos. Se não estou em erro a doença pode dever-se a alguma lesão na zona dos olhos ou a má qualidade da água... Se for popeye podes tratar com Backtopur da Sera, por exemplo. Eu tentava fazer o seguinte: 1º - Se os olhos não estão muito saídos: separava o peixe para outro aqua. Não utilizava já medicamento. As trocas de água devem ser sufecientes. Trocava 50-75% de água diariamente. Deve bastar... 2º - Se os olhos estão muito saídos ou o tratamento acima mencionado não funcionar: Aplicar Baktopur. Já testei as 2 opções... E tive sucesso em ambas. O facto de ele não comer e estar parado pode ser um efeito secundário da doença. Será? :D Os escalares também são susceptíveis a doenças intestinais (parasitas)... Também pode ser isso... Trata primeiro dos olhos. Depois se melhorar e não comer tanta-se mais alguma coisa. Abraços, Nuno Cumprimentos, Nuno
jeanackle Publicado: Dezembro 6, 2003 Publicado: Dezembro 6, 2003 Nesta página pode ler-se: "Popeye or exophthalmia is a symptom, not a disease in itself and it can have a large number of potential causes.", em português: "Popeye ou exoftalmia (?) é um sintoma, não uma doença em si, e pode ter um grande número de causas potenciais". Ler mais naquela página (v. também o link no fundo dessa página para a entrada da secção "Doenças", para fotos e mais infos sobre doenças). O "sair", "esbugalhar", "protuberância" ou o que se quiser chamar pode surgir pelo simples facto de haver muitos dejectos em suspensão na água que irritem os olhos, vários tipos de parasitas, infecções, desordens internas (se tiver dificuldade com o inglês, eu depois traduzo tudo com tempo...). No seu caso (e no do meu ramirezi), o emagrecimento parece-me, a mim, apontar para algum parasita e/ou distúrbio interno que também se manifesta nos olhos. Usei o tal Sera Baktopur e deu bom efeito. Entretanto, estou a ter alguns problemas com a regulação do fluxo do meu filtro, e por isso, acabei por deixar uns dias (muito trabalho...) um fluxo insuficiente. Como o ramirezi ainda não estava totalmente recuperado, ele emagreceu de novo e os olhos voltaram a inchar. Aumentei o fluxo hoje, e vou ver se isso resolve o problema, ou se tenho que voltar a aplicar o medicamento. Boa sorte, Jean-Dominique Ackle Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!
Recommended Posts