Ajuda: peixe a morrer


Recommended Posts

Boa noite!

Necessito de ajuda porque o meu peixe não está nada bem:

Antes de mais esclareço que tenho um aquário de 65 litros de agua fria, com bomba e filtro permanentemente ligados.

E tenho um peixe dourado: uma oranda cauda de véu há 5 anos.

Ele de vez em quando tem um fungo (julgo eu) tipo bolor que lhe aparece nas barbatanas, mas costumo fazer o tratamento com mycopur e ele recupera.

Desta vez está inactivo, no fundo do aquário, sem comer, e as suas barbatanas estão opacas, aparentado estar mortas, brancas.

Ontem coloquei o mycopur e hoje troquei uma boa parte da agua e voltei a colocar o tratamento.

Mas o coitadinho está no fundo do aquário e mal se mexe.

Ja não sei o que lhe hei-de fazer!

 

Será que alguém me pode dar alguma dica?

Teria bastante desgosto de ele morresse pois é um peixinho muito mimado.

 

Obrigada pela V/ atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mal possa muda para o grande outra vez, ele necessita de água e acelera o tratamento e coloca de imediato a agua com 3g/L de sal e com sorte amanha de manha o peixe ja esta bom.

 

Boa sorte

 

PS: tens de ter um filtro ou alguma coisa a oxigenar a agua.

 

PS: isso deve ser Chilodinella

 

PS: se não for continua a ser o melhor tratamento, não temos dados dos parâmetros da agua nem fotografias do peixe para fazer um melhor diagnostico.

Editado por Visitante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipa,

 

Sabes que esse aquário é pequeno para esse peixe?

Talvez não tanto agora, mas será caso o peixe viva mais uns anos.

 

Apesar de ser um peixe de água fria, há que ter em atenção alguns limites, embora a água em Portugal nunca fique muito fria ou muito quente. Todavia no link que coloco é indicado um parâmetro ideal.

 

Espero que te sirva de ajuda.

http://www.arcadenoe.pt/raca/peixe_dourado/113

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ja é o terceiro aquário que ele tem! Tenho mudado de aquário consoante ele tem vindo a crescer!

 

Quanto ao tratamento, mudei-o para um aquário de 15 litros com filtro!

 

Nao coloquei no grande porque tinha estado a colocar o tratamento do mycopur há cerca de duas horas e não sabia se seria prejudicial!

 

Estou mesmo preocupada com o Urbino (é o nome do peixinho)!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, boa tarde!

O Urbino parece-me um pouco melhor!

As partes das barbatanas que estavam aparentemente queimadas ou mortas, saíram! Embora tenha ficado reduzido a metade do tamanho!

Ele ainda permanece no fundo e pouco nada. As vezes desloca-se com as barbatanas frontais!

Ha pouco deu uma nadadela curta quando lhe mudei parte da agua porque achou que o ia agarrar! É bom sinal porque ontem foi mudado à mao e nem se mexeu!

 

Enfim, vou continuar com o tratamento da agua com sal porque nao tenho nada a perder!

Vamos a ver se o peixinho se salva!

Quanto à comida, deitei ontem à noite umas bolinhas que fiz afundar e hoje de manha já lá nao estavam! Mas as que deitei hoje de manha, ainda permanecem!

 

Obrigada a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

Actualização do estado do Urbino:

Hoje quando cheguei ele já estava de lado.

Endireitei-o!

Acho que não come e perdeu grande parte das barbatanas.

Ele faz umas arrancads a tentar nadar e lá anda um bocadinho, mas depois cai de lado e nao se consegue endireitar!

Ja esta no aquário grande a fazer o tratamento de sal! Neste aquário tem bomba e filtro.

 

Custa-me ver este sofrimento todo do bichinho...

Obrigada pela atenção de todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipa achas que conseguias por umas fotos do urbino?

Os sintomas do teu peixe sao parecidos aos de um peixe dum amigo meu podias por favor mandar umas fotos, seria mais fácil de te ajudar.

 

 

Cumps, João Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mantém o sal nos 3 g/L , lembra-te que ao mudar a água tens de repor a sal que saiu com a água. Não dês de comer. As barbatanas recuperam e como já te pediram umas fotos podem ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Eu ja tentei postar umas fotos, mas nao consegui perceber como é que se faz!

Ele agora esta a tentar nadar e esta cheio de apetite!

E ups... Ja lhe dei comida!

O sal estou a fazer!

Parece que tem um fio gigante transparente atras dele: tipo cócó muito fininho e transparente!

Ele bem tenta nadar e agora ja consegue um pouco mas cai de lado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que existe um tópico a explicar como se coloca fotografias mas não sei onde está.

 

Espero que não tenhas parado o sal e reiniciado outra vez !

 

As fotos davam jeito.

 

Relativamente a comida, da pouca, e o que ele não comer em 5 minutos retira com a rede porque a comida que ficar vai estragar a qualidade da agua.

 

Já agora qual é a comida que dás ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que existe um tópico a explicar como se coloca fotografias mas não sei onde está.

 

Está nos tópicos fixos na área dos iniciados. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?/topic/227790-Como-colocar-fotos-no-forum-usando-o-Photobucket#entry1286319 . Editado por António Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Eu já vi o tópico, mas quando tento instalar o programa pede-me o windows 8 e eu tenho apple e não consigo instalar.

 

Quanto ao Urbino, não parei com o sal. Tenho feito todos os dias.

Hoje de manhã já nadou para a comida, já seguia os nossos dedos a nadar e já vinha ao cimo do aquário, embora as aterragens ainda sejam desajeitadas.

 

A comida que comecei a dar ontem foi a de flocos da goldfish porque é uma comida que afunda.

Habitualmente ele come uma da mesma marca em bolinhas.

 

Obrigadíssima pela V/atenção e disponibilidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para com essa comida...podias dizer era a marca :)

 

Durante 3 dias, 2 vezes ao dia da ervilhas e ele.

 

Para preparar as ervilhas podes aquecer 2 ou 3 numa chávena de café com agua no micro ondas e depois RETIRAS A PELE antes de dares ao Urbino

 

Qual é a marca da comida afinal ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, eu mudava de marca.

Digo isto porque o comer para gatos da Anivite não é grande coisa.

Por vezes o barato sai caro.

Não estou a dizer que o peixe esteja mal por causa do comer, mas uma boa alimentação ajuda muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensei isto dos camarões, nao pela marca, mas porque sao para tartarugas!

Ainda assim tive o cuidado de ver a composição e é apanhas camarão seco!

 

Ele ontem à noite e hoje de manha nao estava muito activo!

Agora estou a dar-lhe as ervilhas a boca!

As barbatanas estão a ficar escuras nas pontas que caíram!

Mas ele ja nada qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As barbatanas escuras nas pontas é normal.

 

Muda agua e coloca o sal para manter os 3g/L

 

Podes dar pão integral se molhares primeiro, eles gostam.

 

Relativamente a comida, usa a SERA como ja te disseram, e mesmo assim molha a mesma para afundar de imediato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Actualização do estado do Urbino:

Continuo a fazer o tratamento do sal, sendo que mudo 15 litros de agua por dia.

Ele já nada qualquer coisita, mas penso que por ter muito menos area de barbatanas, se cansa muito e lhe custa muito mais.

Tem estado só a comer ervilhas, à excepção de ontem à noite que lhe dei um bocadinho de flocos.

Mas estou quase a dar ervilhas à boca porque ele não consegue apanhar a comida que fica nas pedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.