Tentativa de aquario comunitario


Paju

Recommended Posts

Boas, chamo-me Paulo Martins, e entrei no mundo da aquariofilia pela mão do meu filho de 4 anos, que todos os peixes que via queria, o pai monta um aquario de 15 litros e compra os peixes de agua fria, entretanto o pai ganha-lhe o gosto e compra um de 63 litros, feito nabo compra umas podas aqui nos classificados e planta, vem a oranda e os amigos e é uma desgraça........para as plantas, os peixes todos contentes, e eu fulo da vida, começei a ler bastante aqui pelo forum e já vendi os peixinhos de agua fria.

Conclusão estou a tentar montar um comunitario que seja facil de cuidar e low-cost.

 

Especificações:

 

Aquario: 60*30*35 comprado numa loja de aquariofilia mais barato porque a tampa tinha partido da marca Marina

 

Filtro:externo da eheim classic 150 (300l/h)

 

Iluminação:DIY com leds 1350 lumens brancos, 450 lumens azuis, 450 lumens vermelhos

 

Termostato:100w

 

Substrato: areia do rio lavadinha

 

Decoração:Tronco de videira tratado por mim segundo especificações do pessoal cá do forum ( mas tá a dar problema)

Pedras cá do monte ( fiz o teste do vinagre e tudo ok)

 

Flora: o que os kinguios não comeram, vamos ver o que sobrevive.

 

Fauna:1 corydora aeneus e 1 corydora albina, ampularias marfim e pigeon blue

 

Parametros: da agua que era dos kinguios

ph- 7.2

nitritos- 0

nitratos-menos de 10

GH- menos de 7

DT- menos de 6

TH- menos de 6

KH-TAC-3

CL2- 0

 

Duvidas que gostava que me ajudassem era na fauna e gostava de neons e um casal de ramirez acham muito complicado?

E quantidades em relação aos neons?

Sei pelo que li que o ph para os dois é diferente, mas tambem li a dizer que eles se adaptam, não sei em que fico, e o ph teima em não sair do 7.2, nem mesmo com TPAS.

Será do tronco que agora passado quase 2 meses está com uma pelicula branca? mas as ampularias andam sempre lá agarradas por isso devem gostar.

 

Alguem que possa dar uma mãozinha.

 

Att. Paulo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 76
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Duvidas que gostava que me ajudassem era na fauna e gostava de neons e um casal de ramirez acham muito complicado?

E quantidades em relação aos neons?

Sei pelo que li que o ph para os dois é diferente, mas tambem li a dizer que eles se adaptam, não sei em que fico, e o ph teima em não sair do 7.2, nem mesmo com TPAS.

Será do tronco que agora passado quase 2 meses está com uma pelicula branca? mas as ampularias andam sempre lá agarradas por isso devem gostar.

 

Ficam a faltar umas valentes fotos!

Acho que, se queres mesmo investir em Neons e Rams, deves baixar o pH, porque ficam muito mais a vontade com pHs na ordem de 6.5/6.8.

Podes usar turfa granulada para baixar o pH, cuidado que aquilo é 'forte' :P não precisas de muita para essa quantidade de água.

Essa película branca no tronco é normal e vai desaparecer. As ampularias vai ajudar!

Agora é ciclar tudo muito bem e só depois ir pensando na fauna!

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas acrescentava mais uns cm de água...vais ver que fica muito mais estético!!!

1 a 1,5cm do topo e fica no ponto ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Ricardo, mas achas que o ciclo ainda não está completo?

A agua é a mesma dos kinguios apenas limpei o filtro e mangueiras que eles em pouco tempo sujaram tudo.

Achas que que se baixar o ph para 7 posso inserir rams e neons?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se lavaste o filtro grande parte das bacterias, se nao todas, foram eliminadas do sistema! Eu creio que deverias fazer novo ciclo.

 

Insistiria tambem que é mesmo melhor baixar o pH para 6,5. Pode fazer toda a diferenca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavei mas foi na propria agua do aquario.

Mesmo assim achas que foi tudo ás urtigas?

PH ideal para os neons e ramirez 6.5?

A turfa coloco no filtro sempre ou até baixar?

E de quantidades de neons?

Estava a pensar em um cardume de 7,8 neons mais o casal de ramirez.

Que dizem acham bemzinho assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu aconselho colocar os ramirezis lá mais prá frente, talvez daqui a uns três a seis meses.

E só um casal. Mesmo assim esse aquário está no limite.

O PH tem tendência a baixar ligeiramente com o tempo. Cuidado ao proceder para baixar o PH, pois não queremos anular o tamponamento.

Dá tempo para as coisas seguirem o seu tempo. Estás a recriarr em meses o que a natureza levou milhões de anos a criar.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Considera o comentario do José, o que ele afirma é verdade.

 

Ainda assim, embora os danos a nivel das bacterias possa nao ter sido tao grave quanto considerei inicialmente eu deixaria umas 2 semanas a ciclar sem peixes, se conseguires adicionar umas bacterias melhor!

Nesse aquario em investiria nuns 10 neons para comecar e mais para a frente um casal de rams. (Nao creio ser necessario esperares os 3/6 meses)

A turfa eu colocaria uma pequena quantidade no filtro, um punhado talvez.

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos.

A minha grande duvida era mesmo os neons que já li que existem varias especies umas mais faceis que outras e os ramirez tambem com as suas especies, vou tentar saber quais as mais faceis de manter

.Vou procurar a turfa então, e esperar que baixe o ph e que aquela pelicula, porque não sei o que chame aquilo que está no tronco desapareça por si só, mas não me parece.

A minha vontade era tirar o tronco para ver se baixa, mas como não sei depois o que lá pôr, acho que vou esperar mais um pouco,como diz a minha Maria eu de decoração sou uma miseria, até para hardscape(é assim que se diz certo?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também já tive essa cena branca no tronco.

É capaz de ser algum fungo, mas acabou por desaparecer. Não fez mal nenhum.

 

Sabes que às vezes o que nos parece imperfeito não o é. A natureza é que sabe.

O meu aquário - eu também tenho pouca experiência - não tem o aspecto daqueles que vês nas lojas, nem o de alguns aquários de colegas aqui do fórum, mas com calma e método, as coisas têm resultado. Os meus primeiros peixes (Danios) ainda cá andam todos, as corydoras também, assim como as tylomelanias e caridinas japónicas.

É certo que já perdi uns quatro ou cinco peixes, mas também já me nasceram platys umas três vezes (da primeira vez não tinha plantas flutuantes e foram todos comidos).

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mau mau, pronto chego a casa e morreram 2 ampularias ai a vida.

Medi de imediato os parametros da agua e tudo igual.´

Só me ocorre 2 coisas ou a pelicula branca afinal não lhes fez bem, ou outra mais estapafurdia a nova luz de led ser muito forte.

Acham que tem alguma logica, ou tou para aqui a dizer asneiras a verdade tambem é uma desde que tirei os kinguios eles só ficaram com os restos da comida das 2 corydoras.

Não me parece assim á primeira vista que algo esteja a correr mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal,tou com um problema e a precisar de ajuda alias varios.

O primeiro prende-se com as plantas que teimam em não crescer ou pelo menos terem novas folhas, pelo sim pelo não tirei as ampularias para outro aqua, não vá serem elas as responsaveis por não aparecerem folhas novas,e tenho umas algas castanhas pelas plantas todas, são todas plantas de facil manutenção e o que faço é enterrar pastilhas sera de 2 em 2 ou 3 em 3 semanas e iluminação led 8 horas (não sei se será forte de mais) por isso é que algumas ficam meladas.

Quanto aos parametros da agua tudo ok, apenas os nitratos tão a 10,12, mas acho que nada de preocupante.

Outro é que tenho sempre particulas em suspensão na agua pequenas é certo mas isso tambem acontece com voces, é que eu tenho o aqua montado á 2 meses e só tenho 2 cory no aquario.

O raio das plantas é que estão a dar que fazer e é o que me chateia mais.

 

Alguem que me possa dar uma ajudinha.

 

Att: Paulo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Para quem tem plantas, convém os nitratos um pouco mais altos. Eu apostava em algo em torno das 20 PPM.

Vai a uma loja e pede para testar os fosfatos. Ê capaz de estar em falta.

Com a luz que tens e sem adição de CO2, tens aí algum desiquilibrio.

Também é possível que exista falta de algum potássio e micro elementos, tais como magnésio.

O pessoal costuma ter medo dos fosfatos por causa das algas, mas se as plantas não os tiverem e não se desenvolverem, aí é pior.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de mencionar que tambem adiciono florena da sera não terá já o magnesio e fosfatos em falta, por acaso não pus esta semana porque achei que tava a dar alimento as algas,já pensei em co2 caseiro, mas surge outras duvidas posso por as garrafas no armario por baixo do aquario, e tenho pouca altura tinha que ser garrafas de 0,75 será que dá e depois a velha historia do que fazer ao co2 á noite, trocar mais vezes a garrafa é na boa, mas nunca vi receita para garrafa tão pequenas. Vou matar tudo de certeza.Lol.

Só mesmo com a vossa ajuda vou lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.