Mini aquario atlantico....


Recommended Posts

Ora mto boa noite.

 

A ideia de montar um aquario com fauna e flora da nossa costa ja vem de a muitos anos, mas sempre achei que era mta dependencia e tb mtos .

 

Agora continuo a achar o mesmo, entao depois de tudo o que tenho lido, tinha mesmo razao😉

 

Mas apesar de tudo ca estou eu... para comecar e com um pequeno, muito pequeno, para ver se me entendo com aquilo. Depois, eventualmente, pensarei numa coisa a serio.

 

Por enquanto tenho o seguinte setup.

aqua 45-30-30

luz nao sei ao certo era a que vinha com ele

escumador boyu 308

 

 

Fui ontem a praia apanhar cerca de 30lts de agua, areia e umas rochas vivas. Foi tudo para dentro do aquario e esta montado desde ontem....

 

Na rocha viva vinham dois bichos, eu parecem-me daquelas pulgas que se ve na areia, ainda la andam... e tb ja vi por la uns bichinhos minusculos meio teansparentes e rapidos a nadar como tudo.....

 

Ja tirei algumas fotos ao aquario e tb aos bichos, mas ainda vou aprender como as por aqui....

 

Os testes que fiz a agua que trouxe deram o seguinte resultado. (Aquilo e um teste que sao 6 em 1, n sei a fiabilidade dele....)

no3 - 10

no2 - 1

kh - 6°

ph - 7,6

cl2 - 0.8

Po4 - 0

sal - 1026

 

Que me dizem destes valores, sao normais para agua natural??

o po4 so medi hoje, ja tinha estado um dia inteiro com um filtro com carvao ativo.

 

Cumps

qualquer ajuda e bem vinda, tive aquarios de agua doce mtos anos, mas salgada e novidade, nem conheco ninguem com um, por isso se disser alguma baboseira ja me tou a desculpar....

 

Ah, nao tenciono por corais, a menos que apanhe na nossa costa....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro boa sorte para o projecto.

essa rocha está carregada de esponjas, tem bom aspecto, agora é mantê-la.

na foto do aquário o que está lá dentro não é um escumador mas sim um filtro dos que se usam em água doce.

Neste fórum existe dois ou três tópicos sobre aquários da nossa costa, vale a pena pesquisar e ler um pouco, pois vai encontrar respostas ás dúvidas que lhe vão aparecer.

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o filtro vinha com o aquario e deixei-o la um dia para limpar bocados de alga e etc que vieram na agua. De momento ja la tenho um escumador...

 

Tenho e um problema, a agua ja vai nos 20 graus, podera ser a razao para a morte das "pulgas"??

 

Queria fazer um chiller diy, com acessorios dos mod dos computadores, sera que ja alguem o fez??

 

E ainda n percebi como por as fotos😐

 

Cumps

Editado por Pedro Geitoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

as fotos eu uso o " Photobucket.com " tem funcionado bem.

pois um dos maiores problemas dos aquário da nossa costa é precisamente a temperatura da água.

se conseguir um chiller fica com o problema resolvido, a maiorias das espécies não aguenta temperaturas elevadas. (acima dos 20º)

Bom embora já tenha desmontado todos os meus aquários na garagem ainda fiquei com um onde tenho algumas anémonas uns camarões e um caboz tudo da nossa costa, e ainda um pequeno peixe balão e um monodactylus argenteus (ambos de água salobra), neste momento estão a 23º e no pino do verão é possível que chegue aos 24º/25º pois a a garagem não é muito quente.

penso que qualquer outra espécie não aguentará estas temperaturas, por isso invista num chiller Diy ou não.

também já li postes de membros que fizeram chiller´s é uma questão de pesquisa aqui neste forum

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem vindo aos salgados da nossa costa.

 

para a temperatura , arranja uma ventoinha , e tens o problema resolvido.

acho que até aos 23º , 24º, não ha problema , acima disso sim é problemático.

tenho 1 sargo e 1 peixe lapa, e aguentam sem problemas essas temperaturas.

as anemonas , heremitas , nassarius,etc , devem aguentar mais , pois ficam várias vezes em poças pequenas quando a maré vaza , e no verão devem atingir certamente temperaturas bastante elevadas.

se usas-te agua do mar, desde que não seja recolhida em sitios de aguas paradas,muito poluidas ou em portos, não te preocupes, estará sempre optima.

eu tirava esse filtro...é um poço de nitratos, mantem só o escumador.

desde que não tenhas o aquario muito cheio, não ha problema nenhum.

obviamente , convem fazeres TPA regular , para manteres os parametros da agua estáveis.

o filtro ajuda a espaçar essas tpa, mas acho que o teu sistema funcionará melhor só com escumador.

 

tens o aquario tapado ou aberto por cima?

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

o chiller esta em estudo, a seu tempo abrirei um topico nos diy.

 

O filtro saiu logo, ja so la esta o escumador. O escumador e fraco, mas ja tira qualquer coisa da agua, que o copo estava cheio de m...a

 

Por enquanto ainda nao pus la nada, mas este fim de semana a ver se apanho qualquer coisita na mare baixa, mas por enquanto nada de peixes. Nem sei se alguma vez terei peixes neste aquario. Logo se ve, depende da evolucao do vicio....

 

Em relacao as fotos eu estou a usar o servidor do forum, a parte de as colocar nos posts e que ta pior.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que para um aquario desse tamanho, não precisas de chiller.

eu tenho um sistema de 120-130 litros , e uso unicamente aquelas ventoinhas que se vendem mesmo para aquarios , e chega perfeitamente.

 

esse escumador , realmente é um bocado fraco.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.