Problemas em novo aquario


canana

Recommended Posts

Olá pessoal, tive o aquario parado uns quantos meses e agora decidi voltar a montá-lo, mas N está a correr nada bem, a água em cima está a criar uma espécie de gordura e está a criar bastantes algas no vidro e uns fios nas rochas

 

277bbaeb7828812d4096898a8395eb14.jpg

313672660c6e4af342416b7cdc4b5b7e.jpg

fed0f538e8b45891370790c8aeb41caa.jpg

 

Aquario de 80L

Filtro Jebo 810 900L/H

Materiais filtrantes são novos

Iluminação 2x T5 39w 10000k

Temperatura da água 28

Pedras xisto Rosa

Substrato nutrasoil

 

Tenho metido um anti algas mas N tem resolvido nada, já fiz umas trocas de água e continua... Agradecia alguma informação e ajuda.

 

obrigado

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Canana

Se estas a fazer o ciclo do azoto,e normal essas algas,acho que

se tudo correr bem,que essas algas se vão,agora não percebo

porque tens o aquário a 28 graus,26 já chega,deixa o ciclo chegar

ao fim,não ponhas quimicos para as algas,deixa isso correr,feito

o ciclo,então fazes uma troca de água uns 20 ou 30%,ai para a treceira

semana se tudo estiver bom,então podes começar a colocares peixes,

mas poucos de cada vez,e com intervalos de dias,sobre a água ter uma

espesse de gordura tens que subir a flauta para que faça mexer a água

no topo da água,quero eu dizer,falta de movimento da água.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não sou muito experiente nisto, mas acho que 10000k não é o melhor e a temperatura da água devia de ter menos uns 2 ou 3 graus. A não ser que vás ter flora e fauna para essa temperatura.

Quantas horas tens a luz acesa?

Já pensaste adicionar CO2 e Florish Excel?

Achas o xisto apropriado?

A gordura nos aquários de água doce, que eu saiba costuma ser devido ao excesso de comida. Não sei que outras causas poderão existir.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a luz ligada das 12 às 18h, o aquario encontrasse num local onde N apanha directamente luz do dia.

Os 10000k é muito, pouco? Também N sei qual o mais adequado...

Quanto ao CO2 tenho andado a ver mas os redutores ainda são caros e N me tenho preocupado mt porque o tipo de plantas que quero e tenho não precisam de grande CO2.

Tenho bomba de ar para oxigenar a água mas N ta colocado... Será que devo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto ser uma montagem nova, é normal que tenhas algumas algas no inicio da montagem. Eu por exemplo ao inicio de uma montagem ganho sempre algas nos vidros. Vai fazendo umas TPA's de 3 em 3 dias de 10%, só o suficiente para tirar algumas algas e estabilizar o aquario.

Lampadas de 10000 kelvins servem perfeitamente. Num plantado quer-se valores entre os 4000 e os 10000k. Se possivel ter lampadas que em conjunto ocupem todo esse espectro.

A bomba de ar, neste momento não é util para nada mas se a gordura incomoda podes sempre colocar a trabalhar para movimentar a superficie da agua.

 

Cumps

Carlos Alves

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas as algas estão ligeiramente melhor mas as no tapete continua sempre aquelas algas, e quanto as plantas paracem estar meio a morrer, às anubias não estão com o talo enterrado, estão amarradas a troncos ou pedras...

 

Alguém me pode dar uma ajuda sff

Obrigado

 

b54ff996806f4a6878a3dd82631c9803.jpg

 

65fa774a014494e05f9a1c90ca492d9e.jpg

 

b24db91858814d62e57014659c0eb827.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fazes o teste de nitratos, qual o valor que obtens?

Consegues saber a concentração de potássio e fosfatos?

O Flourish Excel da Seachem é uma fonte de carbono e um algicida. Já experimentaste?

 

Cumprimentos,

 

José

Editado por Bringer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água está a 26 graus, o aquário esta no ciclo, já atingiu o pico de nitratos mas os valores já estão a baixar, não tenho testes de potacio e fósforo, só tenho o de pH, nitratos e amônia...

Editado por canana
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que as algas vão estabilizar quando o ciclo chegar ao fim e as plantas terminarem a adaptação ao novo espaço.

 

A gordura no topo normalmente é causada por falta de agitação da água, tenta colocar a entrada do filtro numa posição que provoque maior agitação.

 

Não vale a pena stressar, é tudo normal num arranque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estava com esperança que conseguisse fazer tapete mas o planta tapete perdeu a a cor verde e N se expande, ta com uma coloração meio amarelo castanho.

 

Nitritos - 0

Amônia - 0

PH - 6.5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O apareçimento dessa gordura no cimo da agua e algas durante o Ciclo, normalmente é resultado de alguma coisa que não foi bem tratada (Lavada ou Fervida) no interior do aquario! (Areão, pedras, troncos)!!

O Ciclo de azoto consiste na maturação do filtro através de bacterias que decompõem e tratam a agua dum aquario para esta poder ostentar vida!!!

As Tpas são inuteis, a unica coisa que fazem é atrasar o Ciclo!!!

Medir parametros nesta fase é a mesma coisa que estar parado pois não tens o filtro maturado logo os parametros não estão estabilizados!!!

Se fosse a ti aguardava o fim do Ciclo e ai sim!!! Tomava as medidas necessarias!! Senão estás a gastar tempo e dinheiro!!

Editado por DavidCardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perguntei nitratos, não nitritos.

Para quem tem plantas num aquário de água doce, é necessário haver nitratos; numa concentração segura para os animais, claro. Por exemplo entre 5 e 10 ppm.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas voltei a fazer os teste agora incluindo os nitrato, limpei manualmente as algas nas planta tapete mas mas julgo que estão a voltar a crescer, já a planta tapete essa não se expande, aconselham algum tipo de peixe para comer as algas ou algum tratamento, eu N tenho algas em mais lado nenhum, e só mesmo agarrado à planta.

 

PH - 7

Nitratos - entre 0 a 5

Nitritos - 0

Amônia - 0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uma loja muito boa em Lisboa, onde por um valor simbólico fazem os testes necessários. Por exemplo fosfatos e potássio.

Se fores da zona...

 

Entretanto:

 

http://www.advancedaquarist.com/2009/10/freshwater

 

 

http://www.seachem.com/support/PlantDoseChart.pdf

 

Há uma versão em excel que permite adaptar os valores ao tamanho do aquário, mas agora não encontro o link.

 

Mesmo que não uses esta marca, dá para teres uma ideia do que faz falta.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema das algas continua, ja removi quase tudo manualmente mas volta sempre é cada x se alastra mais, alguém sugere alguma coisa, tratamento da água, algum tipo de peixe ir às coma... É que o aquário assim não pode continuar, mais tarde ou mais cedo vai atingir níveis mais altos de algas... Preciso de ajuda à seria porque não estou a conseguir dá conta deste problema...

 

01a3c2c3977cb302bd6f0152a0473dd7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Pode não apanhar luz solar directa, mas apanha.

Ou a luz que entra pela janela não ilumina a divisão.

Atenção que estou a dizer isto sem saber se a luz solar indirecta tem uma influência à qual se deva dar importância.

Como é que notas o desenvolvimento das plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que nao noto nenhum desenvolvimento nas plantas, ambas se vao mantendo iguais, o tapete n sejo qualquer tipo de expançao, a unica coisa que muda é mesmo as algas que continuam sempre a crescer, as anuvias é normal que se mantenham, mas o tapete nao, escolhi este tipo de tapete por ser de facil manutencao e nao muito exigente, mas nao esta a resultar em nada... tem de haver aqui qualquer coisa que n esta bem, devo fazer algum tipo de fertilização para as plantas, devo por o co2 a funcionar ou so mesmo a bomba de ar... qq coisa que ajude a estabilizar o aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já experimentaste seachem flourish excel? Experimenta também a reduzir as horas de iluminação diárias e em último caso poderás recorrer à utilização de água oxigenada (há tópicos aqui no fórum que dizem como/quando deverás utilizar). Podes inclusive introduzir novos peixes como comedores de algas siameses/chineses e otocinclus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda nao experimentei seachem flourish excel, mas isso nao me vai resolver o grande problema que sao as algas, quantos aos peixes eu tenho 3 limpa vidros, nao sei se eles comem aquele tipo de algas ou nao, posso por algum tipo de peixe mas eu tenho la uns camaroes, e nao quero meter nenhum peixe que os coma, dizem que nao é aconcelhavel os tobaroes bicolor e limpa vidros mas ate ao momoneto nao tem havido problema, quanto a luz vou desligar uma nova de 39w 10000k que esta bastante forte e meter uma mais fraca que tenho, posso tambem diminuir as horas para 4 ou 5 diarias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.