Usar Rocha vulcânica como "Cerâmicas"?


Recommended Posts

Boas, alguém já experimentou usar pedra vulcânica para substituir/ajudar/complementar as cerâmicas normais usadas em sump e filtros? Estou a falar pedra vulcânica tipo com 2 a 4mm

Tiago Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o pouco que te posso responder e que a rocha vulcanica podera subir ou baixar alguns parametros da agua e fazer com que tenhas de fazer mais tpas..pelo menos a informacao que tenho e no caso do ph sobe...por 8 euros ou aproximadamente esse valor compra materia ceramica da jbl propria para o efeito..e nem te sei dizer se as bacterias aderem bem a rocha vulcanica,,abraco e nao inventes para poupar 8 euros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho uma sump e quero colocar 6 a 8 kilos, logo nao sao 8€. subir o ph não soube, apenas as pedras calcárias sobem o ph...
Eu já tenho 2kg de cerâmicas... mas queria meter mais.. e poupar qq cs..

Editado por Tiago Gomes

Tiago Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde

 

 

Neste momento já tenho algumas pedra vulcanicas na sump ( para ai um volume de 3 Litros ) , isto depois de fazer uma experiencia ( coloquei uma amosta em água destilada por 4 semanas numa tupperware fechada , verifiquei antes e depois se houve alteração de PH , GH e KH e nada , atenção que há diferentes tipos de rocha vulcanica ) a nivel de "captação" de microorganismos não deve ser tão boa quanto as ceramicas do mercado ( a porusidade é maior e é só na superficie da pedra ) , mas na minha opinião é melhor que nada :)

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nada com experimentar...e logico que 6 ou 8 kilos nao sao 8 euros..mas ha necessidade assim de tanta ceramica??ou e so por ter o espaco na spum,,e que na minha opiniao quando temos bastante espaco nao quer dizer ser necessario encher todo....o pessoal que visualizou entendeu o que querias fazer ou experimentar..mas nao sabemos o material que tens e tamanho aqua...abraco

Editado por miguel barao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Daniela Costa. Tens só rocha ou tb tens cerâmicas?

Miguelk tenho aquario 2m de 700L, com sump 100x40x40. Vou colocar oscares, e silver dollars.... É aquario de jumbo... :P
Já tenho cerca de 2.5kg de cerâmicas..mas queria colocar mais porque o ideal é cerca de 6kg.
Tenho ja esponjas e lâ (muita lã) :)

Editado por Tiago Gomes

Tiago Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para esse tamanh si,,isso e aquario a homemmm...mas se tiveres uma boa bomba de circulacao poderas roubar um pouco aos kilos da ceramica...teoria da matematica...entendes...se tiveres muita ceramica a agua nao necessita passar tantas vezes ...se passar muitas vezes por hora poderas reduzir um pouco a ceramica..nunca tenham medo de comprar bomba mais potentes do que as indicadas conforme os litros ate porque a opcoes para reduzir o caldal se for demasiado forte,,agora ao contrario e mais dificil e dispendioso..vai dando novidades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

As pedras vulcanicas que tenho são bem maiores (3cm)

Tenho um aquario de 1,5m e sump acho que é que 200 L , tenho cerâmicas mas é muito pouco tipo 2 litros ( fica muito vazio a área da filtragem biológica), tambem tenho bioballs para preencher mas acho que a pedra vulcanica é mais eficaz .

A filtração que tenho é só 1000l / hora para o UV funcionar , como tenho discus tambem não acho que deva aumentar mais .

 

Vou ver se este fim de semana faço uma renovação á sump , se conseguir coloco fotos do final assim o pessoal pode dar opinião .

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

As pedras vulcanicas que tenho são bem maiores (3cm)

Tenho um aquario de 1,5m e sump acho que é que 200 L , tenho cerâmicas mas é muito pouco tipo 2 litros ( fica muito vazio a área da filtragem biológica), tambem tenho bioballs para preencher mas acho que a pedra vulcanica é mais eficaz .

A filtração que tenho é só 1000l / hora para o UV funcionar , como tenho discus tambem não acho que deva aumentar mais .

 

Vou ver se este fim de semana faço uma renovação á sump , se conseguir coloco fotos do final assim o pessoal pode dar opinião .

 

cumprimentos

Boas, eu tenho 3000/h de bomba.

Eu a minha questão é mesmo se é viavel e se é similar a cerâmicas, ou se é mt menos produtivo.

Basicamente como foi referido 1kg de ceramicas 6 a 8€, 1 kg de vulcanica 0.45€...

Tiago Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho 3000/h de bomba.

Eu a minha questão é mesmo se é viavel e se é similar a cerâmicas, ou se é mt menos produtivo.

Basicamente como foi referido 1kg de ceramicas 6 a 8€, 1 kg de vulcanica 0.45€...

 

 

Bom dia

 

Depende da capacidade da sump e do valor que queres gastar

Alguns dos produtos ( bem caros ) para filtragem biologica são rochas vulcanicas .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais