Urgente!!! Bótia palhaço ataca!


taiko

Recommended Posts

Boa tarde, preciso de ajuda. Comprei há 1 ou 2 dias um Bótia Palhaço e ele parecia muito curioso e ao mesmo tempo meio tímido. O problema é o seguinte. Ele hoje começou a andar atrás dos outros peixes a tentar mordiscá-los, pelo que parece. Não sei se se dá bem com as outras espécies ou se é por causa do espaço ou por estar sozinho, com mais nenhum da sua espécie...

 

Material

Aquário 60 cm * 30 cm * 33 cm - 60 L
Filtro interno (não sei que filtro é, mas é para aquário de 60L)
Termostato (também não sei a potência dele mas sei que dá para este aquário)
Iluminação (não faço ideia qual seja a iluminação)

Hardscape


Substrato não fértil (cascalho simples fino e grosso misturado)
Pedra vulcânica E outra pedra que não sei o nome, ambas compradas numa loja de animais)

Parâmetros

Não fiz os testes, mas posso fazê-los depois se necessário.

Plantas

Não sei os nomes. Só sei que tenho 2 ou 3 espécies.

Peixes

2 corydoras (uma "normal" e outra meio sarapintada)
2 peixes espada (macho e fêmea)
1 betta (macho)
1 botia palhaço (fêmea, creio)

Fertilização

TPA - cerca de 20% semanalmente (não sei se é só isto que devo indicar aqui)

 

 

 

 

E pronto, como podem ver sou um completo novato nestas andanças. Não percebo ainda muito do assunto, por isso peço ajuda de quem percebe mais disto para me indicar o porquê do comportamento do bótia.

 

Desde já, obrigado.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que me esqueci de acrescentar... Os espadas, aparentemente, também picam os outros, principalmente o betta. Mas não o faziam. Notei estas mudanças apenas quando introduzi o botia no aquário.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Peço desculpa pelo triple post, mas está a tornar-se urgente. Por causa de se andarem a perseguir uns aos outros, como já tinha explicado, o betta é a vítima principal e temo que se continuar assim ele vá acabar por morrer. Com muita pena minha pois é dos meus preferidos, senão mesmo o preferido. Ainda agora estive a verificar e o betta está deitado no fundo por entre as pedras. Já esteve por toda a parte, incluíndo por cima do filtro, para se conseguir esconder dos outros.

 

Agradecia uma ajuda rápida, se possível, de forma a evitar o pior.

 

Fábio.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para tentares salvar o peixe betta tenta o por numa parideira ou separar dos outros..se nao tiveres parideira e quiseres fazer o teste metes uma garrafa de plastico curtada a meio com uns buracos para entrar a agua do aquario e metes um gancho ou 1 clip para nao ir ao fundo.....mas penso que o principal problema resumesse a 2 coisas...falta de mais 1 botia palhaco que nao deves adicionar mas e preciso..vou-me explicar melhor..precisavas de mais 1 botia mas o espaco ja e pouco para os peixes que tens..pensa agora a melhor solucao para ti..ou reduz peixes ou aumentas aquario..abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei por agora o betta numa tigela com água do aquário.

 

Estou a pensar em adquirir um aquário maior. Mas, mesmo assim, será que poderei voltar a colocar o betta junto dos outros? Fiz uma pequena pesquisa e parece que os espadas (dependendo dos espadas) atacam as barbatanas dos bettas. Será boa ideia, mesmo mudando para um aquário maior?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resolvi a questão de outra forma. Retirei o betta do aquário. Fui trocar o botia por dois platys e um molly. Sendo assim, fico com um molly, dois platys, dois espadas e duas coridoras.

 

Estou para arranjar um aquário novo, maior. E quando o fizer quero arranjar um separador (não sei bem como se chama) para arranjar um espaço no aquário para o betta, visto que não posso ter dois aquários a funcionar. E se a coisa correr bem, talvez arranje também uma fêmea para ele. :)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Isso era mesmo uma botia palhaço, elas custumam ser passivas. Já tive botias plhaço e nunca foram agressivas mas tive uma botia "texugo" e essa sim, era tramada, pela descrição diria que era uma dessas embora seja bem diferente da palhaço.

A palhaço

http://www.thinkfish.co.uk/tropical-fish-images/clown-loach-01.jpg

a mafiosa

http://www.thinkfish.co.uk/tropical-fish-images/skunk-loach-01.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, era um bótia palhaço, mesmo. Devia ser um peixe com um temperamento especial LOL.

Mas, por um lado, até é bom porque vou iniciar um aquário plantado (primeiro) e estou em querer que me ia desenterrar tudo o que era planta lool.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.