Nova montagem, duvidas


katitucha7

Recommended Posts

Boas pessoal, tenho o meu aqua com uma praga de caracois minusculos, e nem os botias nem helenas estao a resolver a situacao... por isso vou aproveitar e desmontar o aqua, e montar novamente, mas com algumas alteracoes...

 

ESta será a minha 1a montagem, uma vez que comprei este aquario em Dezembro, em 2a mao, e ja vinha montado... por isso tenho algumas duvidas..

 

O aquario tem 1mx40x60altura a montagem será comunitario low tech

 

Vou trocar o areao, por areia preta, quantos kg preciso?

Substrato fertil sim ou nao? (Aqui estou inclinada para o nao, e colocar as capsulas ferteis enterradas no areao, opinioes?) Se colocar susbtrato qual e qts L sao precisos?

 

Em relacao às plantas, quero aproveitar as que já tenho, qual a melhor maneira de aslavar garantido que nao passa nenhum caracol ou ovos destes?

 

E o filtro? Eles tb estao no filtro... na filtragem biologica tenho cilindros de siporax da serae eles enfiam se la dentro. esta é a parte que mais me preocupa... nao estou a ver como resolver...

 

e as mangueiras do filtro, como é que se lavam? Até hje n as lavei.. (desculpem la a nabice...)

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não consigo ajudar grande coisa, que não tenho muitas certezas e não quero induzir ninguém em erro, mas posso dizer o seguinte:

 

Quanto ao substrato, eu para o meu de 90x45 de base usei 16L de substrato inerte + 5L de fértil e fiquei contente com o resultado, consegui fazer um bom declive, atrás ficou talvez com 10cm de altura. (Até dá para fazer uns cálculos aproximados, se considerarmos que o substrato pode ser um prisma cuja base é trapézio, e assim podemos calcular o volume que queremos ocupado...)

 

Quanto ao substrato fértil ou pastilhas, provavelmente já alguém perguntou isso neste fórum. Não sei as vantagens, mas presumo que dependa dos objectivos e das plantas que se quer por.

 

Quanto ao resto, certamente alguém que saiba mais poderá ajudar, que não faço ideia da resposta para o resto das perguntas :P

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas..podes simplesmente resolver o problema com peixes que se alimentem de caracois e depois podes retirar os peixes..isso de desmontar o aquario e montar novamente para eliminar os caracois pode nao ser grande solucao..pois basta depois adicionares uma planta nova da loja e ela ja vem com caracois,,e alias..nao e preciso ter muitos caracois..basta ser 1 caracol para se tornar em centenas..pois nao precisam de par ou casal para se reproduzir.a respeito do fundo ja vi alguns topicos e vejo muita gente a inventar para poupar euros que mais tarde podem sair mais caro...qual humus e mais invecoes que ai passam..pois muita vezes resultam com plantas mas eskecem-se que as plantas nao sao muito exigentes que teem no aquario e deppois deparam-se com algas verdete ph alterado agua turva morte de peixe fungos e mais determinadas coisas e nao conseguem resolver a situacao nem defenir donde venm o problema,,na minha opiniao e simples e nao se deve inventar...nao e preciso meter substratos por camadas,,basta meter o substrato basic e area por cima ou rochas ou o que gostarem..nao aconselho a misturar o substrato ou la o tal humus com o substrato ou areao por depois vao ter problemas na aspiracao do fundo....e se nao aspirarem ja sabem nitritos e nitratos altos,,,teoria da matematica....comida caquinha agua toxica....nao inventem...se querem poupar reduzam as camadas de substrato..metam o basic da jbl..excelente..e se tiverem problemas nas plantas peixes ou agua pelo menos sabem que nao foi de inventarem para poupar 20 euros em substrato e perderem 50 em peixes...abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas respostas.. Miguel Barão logo na 1a frase refiro que os meus botias palhaco 2, nao me estao a resolver a situacao, tb ja coloquei helenas e a praga ca continua... quanto ao substrato sim, nao quero ca invenções, mas ainda estou indecisa qual colocar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tive um problema idêntico, certa altura tinha ninhos com centenas de caracóis. Resolvi o problema com a introdução de 3 Helenas e redução de quantidade de comida.

 

Demorei cerca de 4 meses a resolver o problema, não foi imediato. Há que ter paciência, faz parte do hobby.

 

Boa sorte com a montagem, cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bem respondido anaiv a uma questao que me esqueci e passa com facilidade...e preciso dar pouca alimentacao a tudo que se alimente de caracois pois se eles tiverem outa opcao de alimentacao que gostem mais nao atacam muito os caracois,,e depois tem a ver muito tambem com a quantidade de seres que se alimentem de caracois,,demora mais ou menos conforme o numero o numero de seres que tenhas no aquario a alimentarem-se de caracois,,e ja sabes..um pouco de fominha tambem ajuda a comer os caracois.

Editado por miguel barao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, isso tb ja tinha reparado, os botia andam sempre ha procura das pastilhas, passam pelos caracois e n lhes ligam nenhum.... mas como tenho mais peixes de fundo, nao os queria por todos de dieta.. alem de que tenho tb uns camarões e n sei se os botia vao preferir marisco a uma caracolada... ontem passei o dia todo a tirar com a rede os que se vao agarrando aos vidros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também usei um pausito com uma rolha em cada extremidade, de manhã chegava a apanhar 30 caracóis agarrados. Acho que também contribuiu para controlar a praga...

 

Agora tenho uma taça cheia de caracois para quem quiser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Katitucha7

 

Eu não sei o que é que vocês chamam de pragas de caracóis,

e os vidros do aquário cheios,e o chão cheio,os caracóis num

aquário até e um bom sinal,agora se há muitos caracóis no aqua,

e porque se dá muita comida aos peixes,evidentemente os caracóis

ao terem tanto comer,começam a multiplicar,os caracóis até são

uns animais utis nos aquários,porque come restos de comida,folhas

mortas de plantas,e algas,algumas.pois eu gosto destes bichinhos,

e não me chateiam em nada andarem pelo aquário, boa noite.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ter alguns tipo meia duzia e uma coisa,,mas no espaco de 2 meses essa meia duzia transformasse em centenas e depois em grande quantidade comecam a danificar com muita rapidez as plantasmmdai i grande incomodo..agora gupys a comer caracois,,nunca vi,hahahahahahahahha,,,,essa foi boa,,,se aconteceu pura coincidencia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sao meia duzia, sao mesmo as centenas! Entao quando acordo de manha é uma tristeza, só no vidro ja contei 50, no areao, confundem se com as pedrinhas mas se olhar de perto, ve se quase mais, caracois do que pedras, daí o meu "desespero"! Mas quero mesmo fazer uma nova montagem neste aqua, espero é quando o fizer conseguir conter a praga. Já pus os peixes de dieta, vamos la ver... ha uns tempos tb tive physas vindos n sei de onde, talvez em alguma planta.. mas nesse caso os botia trataram deles...

 

Quanto às helenas, acho que infelizmente os botia tb devem ter tratado delas... nunca mais as vi, nem tenho notado cascas dos caracois a boiar.. mas tb n encontro as carapacas delas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.