peixes com pintas brancas


Nuno_26

Recommended Posts

Boa noite,

 

Apesar de ser mais fácil identificar com uma foto, pela tua descrição será ictio.

 

Peixe_Doente_com_Pontos_Brancos.jpg

 

Recomendo aumento de temperatura para 30ºC e uma colher sopa de sal grosso por cada 10litros água. Se tiveres corydoras, ancistrus ou plecostomus reduz o sal para metade.

 

O aumento de temperatura irá evitar a eclosão de novos ovos do parasita e o sal ajudará na cicatrização externa. Mantém o tratamento até desaparecerem os sinais exteriores, evita trocas de água durante o tratamento. Em média, uma semana chegará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 5 euros compras o esha exit e em 4 ou 5 dias tens o problema resolvido.

Se existem soluções comprovadas na sua eficácia e ainda por cima baratas, não entendo o porquê do uso de sal.

Sal é pra temperar as sardinhas :-D

 

Sent from my Nokia 3310!

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 5 euros compras o esha exit e em 4 ou 5 dias tens o problema resolvido.

Se existem soluções comprovadas na sua eficácia e ainda por cima baratas, não entendo o porquê do uso de sal.

Sal é pra temperar as sardinhas :-D

 

Sent from my Nokia 3310!

 

Este ulitmo comentário é tão ignorante que nem me vou dar ao trabalho de me prolongar na explicação.

 

Não contesto a aplicação de Esha exit, mas não faz milagres e se tivesses experiência na administração do produto saberias do que falo. Além disso sabes o principio activo do Esha Exit? Sabes que oscilações causa na água? Sabes como actua?...

 

Este parasita é um protozoário (um organismo unicelular) chamado Ichthyopthirius e provavelmente o mais comum em peixes ornamentais. O problema deste parasita para o hobby encontra-se essencialmente na sua resiliência em persistir no aquário por vários periodos de tempo, se não tomarmos as medidas correctas. Mais especificamente, a questão não é matar o parasita, porque é relativamente fácil de o fazer (como qualquer protozoário), o importante é impedir que prolifere/propague. Podemos tratar os peixes todos no aquário com esha exit com sucesso, mas se nada mais for feito, terás uma surpresa daqui por tempos. No seu ciclo de vida o parasita necessita forçosamente dos peixes (matéria orgânica), mas sobrevive muito bem fora da fauna, como no areão, filtro, plantas.

 

Como tal, considerando a sua natureza e ciclo reprodutivo, aumentamos a temperatura da água para 29-30ºC pois observamos que a esta temperatura o parasita não consegue eclodir, esterilizando/destruindo as suas ovulações. Esta medida deve ser mantida por 2 semanas, para nos certificarmos que conseguimos erradicar a doença do aquário.

 

Quanto ao hobbista que pôs o post, espero que corra tudo bem. Vai postando actualizações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Este ulitmo comentário é tão ignorante que nem me vou dar ao trabalho de me prolongar na explicação.

 

Não contesto a aplicação de Esha exit, mas não faz milagres e se tivesses experiência na administração do produto saberias do que falo. Além disso sabes o principio activo do Esha Exit? Sabes que oscilações causa na água? Sabes como actua?...

 

Este parasita é um protozoário (um organismo unicelular) chamado Ichthyopthirius e provavelmente o mais comum em peixes ornamentais. O problema deste parasita para o hobby encontra-se essencialmente na sua resiliência em persistir no aquário por vários periodos de tempo, se não tomarmos as medidas correctas. Mais especificamente, a questão não é matar o parasita, porque é relativamente fácil de o fazer (como qualquer protozoário), o importante é impedir que prolifere/propague. Podemos tratar os peixes todos no aquário com esha exit com sucesso, mas se nada mais for feito, terás uma surpresa daqui por tempos. No seu ciclo de vida o parasita necessita forçosamente dos peixes (matéria orgânica), mas sobrevive muito bem fora da fauna, como no areão, filtro, plantas.

 

Como tal, considerando a sua natureza e ciclo reprodutivo, aumentamos a temperatura da água para 29-30ºC pois observamos que a esta temperatura o parasita não consegue eclodir, esterilizando/destruindo as suas ovulações. Esta medida deve ser mantida por 2 semanas, para nos certificarmos que conseguimos erradicar a doença do aquário.

 

Quanto ao hobbista que pôs o post, espero que corra tudo bem. Vai postando actualizações.

És tao sapiente e recomendas sal para tratar ictio?

 

Comentário mais "ignorante" do que esse é difícil, meu caro...

 

Em relação à temperatura, não é necessário mais que 27-28 graus para acelerar o ciclo de vida do parasita.

A temperatura serve para isto mesmo, acelerar o ciclo de vida do parasita e não para o matar.

Simplesmente a 28 graus o parasita sai mais rápido do hospedeiro, caindo para o fundo do aqua na forma de um cisto.

Cisto esse que à temperatura que indiquei, vai se eclodir em centenas de novos parasitas.

É nesta fase de nados livres que os parasitas são susceptíveis de serem eliminados pela medicação e não antes...

Das 2 vezes que tive ictio, fiz o exit prolongado por 5 dias para me certificar que eliminava todo e qualquer parasita em toda e qualquer fase do seu ciclo de vida.

E já lá vai 1 ano e nada de "surpresas"

 

Cumprimentos

 

 

Sent from my Nokia 3310!

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

És tao sapiente e recomendas sal para tratar ictio?

 

Comentário mais "ignorante" do que esse é difícil, meu caro...

 

Em relação à temperatura, não é necessário mais que 27-28 graus para acelerar o ciclo de vida do parasita.

A temperatura serve para isto mesmo, acelerar o ciclo de vida do parasita e não para o matar.

Simplesmente a 28 graus o parasita sai mais rápido do hospedeiro, caindo para o fundo do aqua na forma de um cisto.

Cisto esse que à temperatura que indiquei, vai se eclodir em centenas de novos parasitas.

É nesta fase de nados livres que os parasitas são susceptíveis de serem eliminados pela medicação e não antes...

Das 2 vezes que tive ictio, fiz o exit prolongado por 5 dias para me certificar que eliminava todo e qualquer parasita em toda e qualquer fase do seu ciclo de vida.

E já lá vai 1 ano e nada de "surpresas"

 

Cumprimentos

 

 

Sent from my Nokia 3310!

 

Caro luis batista, o que me causa levantar a sobrancelha não é comentário parvo mas a convicção com que por vezes alguns acham que sabem, mesmo estando errados no inicio...

 

"Das 2 vezes que tive ictio (...)" - fica a tua referência.

 

Quanto á wiki que deste do ciclo de vida do parasita, confere novamente com uma pesquisa mais profunda. Sim, faz com certeza parte do ciclo de vida, mas não é a temperatura que o faz sair mais rápido do hospedeiro, este é um parasita unicelular logo anaeróbico. Quanto ao uso do sal, não me parece que tenhas tido experiência ou curiosidade suficiente para opinar sobre os seus efeitos terapeuticos, pelo que te aconselho a pesquisares o seu uso como antiparasitário natural, cicatrizante externo, desintoxicante entre outros, em alguns sites de referência do hobby como stendker e as publicações de henkel (discus e outros ciclideos), os estudos da comunidade bióloga na conservação e reprodução em cativeiro de peixes ornamentais sendo o danio zebra a cobaia de eleição bem como cativeiro de espécies para alimento, podes pesquisar aqui: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed. Neste ultimo não deves ter acesso completo pois está restrito a profissionais de medicina veterinária, mas há muitos artigos e teses gratuitas.

 

Sou um tipo que reconhece humor, e soltei uma gargalhada com o teu comentário. Mas tinha que escalerecer esse ponto, porque estamos num dominio publico e acessivel para o futuro, com informação filtrada.

 

Se fizer uma pesquisa no google sobre "aquariofilia Sal: sim ou não?" não quero ver a resposta óbvia do "Sal é para as sardinhas". Pelo menos de um ponto de vista cientifico. Caso contário, respondo-te que azul metileno é apenas um corante que se usa para azular células em laboratório ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Caro luis batista, o que me causa levantar a sobrancelha não é comentário parvo mas a convicção com que por vezes alguns acham que sabem, mesmo estando errados no inicio...

 

"Das 2 vezes que tive ictio (...)" - fica a tua referência.

 

Quanto á wiki que deste do ciclo de vida do parasita, confere novamente com uma pesquisa mais profunda. Sim, faz com certeza parte do ciclo de vida, mas não é a temperatura que o faz sair mais rápido do hospedeiro, este é um parasita unicelular logo anaeróbico. Quanto ao uso do sal, não me parece que tenhas tido experiência ou curiosidade suficiente para opinar sobre os seus efeitos terapeuticos, pelo que te aconselho a pesquisares o seu uso como antiparasitário natural, cicatrizante externo, desintoxicante entre outros, em alguns sites de referência do hobby como stendker e as publicações de henkel (discus e outros ciclideos), os estudos da comunidade bióloga na conservação e reprodução em cativeiro de peixes ornamentais sendo o danio zebra a cobaia de eleição bem como cativeiro de espécies para alimento, podes pesquisar aqui: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed. Neste ultimo não deves ter acesso completo pois está restrito a profissionais de medicina veterinária, mas há muitos artigos e teses gratuitas.

 

Sou um tipo que reconhece humor, e soltei uma gargalhada com o teu comentário. Mas tinha que escalerecer esse ponto, porque estamos num dominio publico e acessivel para o futuro, com informação filtrada.

 

Se fizer uma pesquisa no google sobre "aquariofilia Sal: sim ou não?" não quero ver a resposta óbvia do "Sal é para as sardinhas". Pelo menos de um ponto de vista cientifico. Caso contário, respondo-te que azul metileno é apenas um corante que se usa para azular células em laboratório ;)

 

Obrigado pela partilha. Vou ler com atenção.

 

Amigo, não tenho por norma opinar com informaçoes "wiki" mas sim baseadas na minha observação e experiencia, e baseado em artigos publicados sobre o assunto.

 

Ter eliminado com sucesso ictio por 2 vezes, não me permite opinar sobre como o fiz e partilhar essa informação?

Se resultou comigo, de certo que resultará com o camarada Nuno...

 

O que me fez franzir tambem a sobrancelha foi teres aconselhado apenas o sal e aumento da temperatura para eliminar o ictio.

Concordo que o sal é bom para por exemplo cicatrizar o tecido do hospedeiro fragilizado pelo parasita mas convem usar um medicamento eficaz, seja ele qual fôr, para erradicar o parasita. Dai ter mencionado o esha exit, com o qual obtive bons resultados...

 

Se existem no mercado produtos comprovados que são eficazes, para quê sujeitar a fauna e flora a temperaturas extremas, se o problema pode ser resolvido mais facilmente com a administração do medicamento?

 

Como já vi, que como eu, gostas de ler estas coisas, deixo te aqui um artigo baseado em artigos cientificos publicados, com links a diversos estudos e artigos publicados.

Encontras muita informação que ajuda a dismistificar muitas das suposições que existem sobre o ictio:

http://www.skepticalaquarist.com/ichthyophthirius

 

Boa leitura do mesmo...

 

Espero então que o Nuno obte pelo tratamento que achar melhor e mais eficaz para o seu problema, o quanto antes...

 

cumps.

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Obrigado pela partilha. Vou ler com atenção.

 

Amigo, não tenho por norma opinar com informaçoes "wiki" mas sim baseadas na minha observação e experiencia, e baseado em artigos publicados sobre o assunto.

 

Ter eliminado com sucesso ictio por 2 vezes, não me permite opinar sobre como o fiz e partilhar essa informação?

Se resultou comigo, de certo que resultará com o camarada Nuno...

 

O que me fez franzir tambem a sobrancelha foi teres aconselhado apenas o sal e aumento da temperatura para eliminar o ictio.

Concordo que o sal é bom para por exemplo cicatrizar o tecido do hospedeiro fragilizado pelo parasita mas convem usar um medicamento eficaz, seja ele qual fôr, para erradicar o parasita. Dai ter mencionado o esha exit, com o qual obtive bons resultados...

 

Se existem no mercado produtos comprovados que são eficazes, para quê sujeitar a fauna e flora a temperaturas extremas, se o problema pode ser resolvido mais facilmente com a administração do medicamento?

 

Como já vi, que como eu, gostas de ler estas coisas, deixo te aqui um artigo baseado em artigos cientificos publicados, com links a diversos estudos e artigos publicados.

Encontras muita informação que ajuda a dismistificar muitas das suposições que existem sobre o ictio:

http://www.skepticalaquarist.com/ichthyophthirius

 

Boa leitura do mesmo...

 

Espero então que o Nuno obte pelo tratamento que achar melhor e mais eficaz para o seu problema, o quanto antes...

 

cumps.

 

O blog The Skeptical Aquarist é conhecido há já algum tempo e admiro o trabalho de pesquisa, pessoalmente acho que lhe faltam ferramentas para interpretar correctamente os dados que recolhe, mas é uma referência.

 

Por exemplo, o professor Harry Dickerson da universidade de medicina veterinária da Georgia que ele menciona a meio do artigo, lançou em 2001 um artigo onde analisa a eficácia dos nitritos como influente de perda de crescimento progressivo (embora já sabido, forneceu dados estatisticos) e prosseguiu a 2 meses de análise sobre a administração de cloreto de sódio em 2 peroz (sal marinho) como primeiro trato paleativo em hidropsia, ictio e tuberculose. Irónico, já viste?

 

Pessoalmente, se houver info disponivel em sites de investigação cientifica, dou privilégio a estes em vez de blogs ou foruns. Adiante.

 

Como disse e torno a dizer, não contesto a aplicação do Esha Exit ou 2000. Simplesmente indico um tratamento que não só é prático, igualmente eficaz e gratuito, porque no inicio do hobby toda a gente se debate com ictio e corre a lojas da área para comprar um quimico onde deposita toda a sua fé em erradicar a doença. E aplicar apenas Esha como disseste, sem um aumento de temperatura, reduz e muito a sua eficácia (por vezes sendo inexistente).

 

Em suma, não se trata de o hobista ter que escolher um dos tratamentos, na verdade pode administrar os dois. O que prezo é a informação que complementa, no meu ver, o conhecimento do hobby, quer pela curiosidade de nos tornarmos melhor quer pela consideração pela fauna. O não conhecer uma metodologia ou algo novo paleativo não deve ser descartado pelo senso comum, com algo como "sal para as sardinhas", pois para alguns hobystas mais experientes a frase causa urticária e deve ser corrigida. Como disse também anteriormente, há tantos casos de tratamentos que são hoje conhecidos entre nós como o recurso a azul metileno ou verde malaquete, terramicina ou oxitetraciclina, que têm melhor eficiência que os medicamentos que existem com o nome da doença rotulado na embalagem.

 

Fica o conselho, para tua consideração. Terei todo o gosto em debater esta e outras questões contigo, sempre que quiseres.

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

E da discussão nasce a luz... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Ainda bem que existem estas trocas de ideias.

A pergunta que eu faço ao Nuno_26 é se existem, neste aquário, corydoras ou outros peixes que possam ser intolerantes ao tratamento com sal, que parâmetros tem, qual a fauna e flora presentes, etc...

Embora o debate possa ser muito elucidativo, acho que tanto o Renato.Vieira como o Luis Batista, deveriam tentar dirigir melhor as respostas à questão colocada pelo Nuno.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, obrigado pessoal, consegui ler tudo ahaha, bem eu utilizei sim o sal e pesquisei e ele realmente faz os peixes melhorar os rasgos que fica na pele eu vi pk morreu 4 neons e eu com uma lupa verifiquei isso , pequenas aberturas no corpo do peixe;

-utilizei o exit e acho que o resultado vai ser bom ja estou a notar melhoria após este 4 dias têm menos pintas, mas também tenho uns guppys na maternidade eles tem mais ou menos 6 mm e estão cheios de pintas mas nadam e comem bem.

-já agr eu tenho um escalar negro que piga os platis e os platis picam os neons por um lado acho engraçado mas por outro eles ficam lentos parecem que vão morrer.

 

Obg a todos que me ajudaram.

 

Cumprimentos. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sei onde compraste os peixes, mas foste mal aconselhado. Ou então nem aconselhado foste.

o escalar vai comer os alevinos dos guppy e dos platy.

 

Antes de escolher peixes, deverias escolher uma loja especializada, que te pudesse esclarecer melhor.

 

Também te aconselho a leres os muitos tópicos que existem neste fórum, para poderes dar as melhores condições possíveis aos Seres Vivos que estão à tua responsabilidade.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.