"cerâmicas" no topo ?


Recommended Posts

Olá,

 

Tenho um filtro de cascata, onde em regra geral tenho em sequência de baixo para cima: a esponja com os buracos maiores, as "cerâmicas" Biomax e a espuma que retém as particulas mais finas.

Ontem decidi colocar as "cerâmicas" no topo, sendo que assim o fluxo de água/cascata parece-me melhor e mais constante.

Mas será que assim, existe o problema de parte das bactérias ter dificuldade em fixar-se e atré mesmo em tratar a água?

Obrigado.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha modesta opinião, a ordem dos materiais filtrantes, é indiferente.

Existem três tipos de filtragem: mecânica, biológica e química.

 

A filtragem mecânica tem a ver com as partículas que conseguimos ver e que ficam presas nos materiais filtrantes.

A filtragem biológica é feita pelas colónias de bactérias que se reproduzem em todo o aquário (e não apenas no filtro).

A filtragem química é feita por materiais que alteram as propriedades químicas da água ( exemplos de turfa, carvão activado, etc...)

 

As esponjas e as cerâmicas, fazem ao mesmo tempo a filtragem mecânica e biológica, uma vez que travam as partículas visíveis e, ao mesmo tempo, estão impregnadas de bactérias.

 

Se da forma que fizeste, tens bons resultados ( a água fica limpa), acho que está bem.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Capabege, desculpa discordar de ti!

Normalmente a disposição das materias filtrantes é feita da maior para a menor!

Exemplo tens 4 tipos de materias de queres utilizar: ceramica, lã, esponja, bioballs!

Deves por por ordem decrescente : Ceramica, bioballs, esponja, lã.

Pois imagina que pões a lã em primeiro estagio o que aconteçe é que esta rapidamente fica saturada pois absorve todas as particulas (grandes, pequenas e micro)

fazendo ela sozinha o trabalho das 4!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Capabege, desculpa discordar de ti!

Normalmente a disposição das materias filtrantes é feita da maior para a menor!

Exemplo tens 4 tipos de materias de queres utilizar: ceramica, lã, esponja, bioballs!

Deves por por ordem decrescente : Ceramica, bioballs, esponja, lã.

Pois imagina que pões a lã em primeiro estagio o que aconteçe é que esta rapidamente fica saturada pois absorve todas as particulas (grandes, pequenas e micro)

fazendo ela sozinha o trabalho das 4!

Boas,

Não tens que pedir desculpa, amigo.

A tua explicação faz muito sentido.

Eu é que aprendo com as outras opiniões, que agradeço.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais