Peixe água fria a ficar corcunda!!!


Recommended Posts

Olá,

Estou mesmo desorientada com o que se está a passar no meu aquário.

 

Durante 12 anos tive peixes de água quente, até que um escalar muito dominante foi matando tudo o que eu tentasse introduzir no aquário, tendo vivido só, em 80 litros, durante 4 anos.

Nunca tive problemas de doenças.

 

Agora, com o aquário finalmente livre daquela "pestinha", lavado e com uma água aparentemente excelente, resolvi mudar para peixes de água fria.

Comprei 2. Tudo parecia bem. No dia em que fui buscar mais 2 (três caudas) os dois primeiros apareceram horrivelmente cobertos de "algodão", estavam no aquário há 15 dias. Ataquei logo com Protozin. Os dois peixes já morreram. Agora, uma semana após a sua chegada, um dos "3 caudas" aparenta dificuldade em nadar, está sempre no fundo e parece que o dorço se começa a arquear.

Pergunto: alguém me sabe dizer o que se está a passar? Será que os peixes já vinham doentes, logo sintomas e doenças diferentes? será que posso adicionar mais algum tratamento ao Protozin que ainda tou a fazer (vou na 2ª série de tratamentos, são recomendadas 4) para tentar safar este peixe?

 

Obrigada , desde já, pela vossa ajuda!

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

O peixe está a ficar magro? Com o ventre "encolhido"??

O facto de ter a espinha torta pode ser derivado à velhice do peixe ou então provocado por bactérias.

 

Achava melhor separares o peixe para outro aquário. Se estiver a ficar com o ventre "seco" pode ser tuberculose. Neste caso não existe muito a fazer. Podes tentar usar Bactopur Direct.

 

Vai fazendo trocas de água parciais de água com mais frequência no aquário comunitário durante alguns dias para prevenir uma eventual proliferação de bactérias.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

o peixe não tem o ventre "seco", muito pelo contrário, tem-no bem redondo.

Eu ontem fiz uma pequena muda de água, ele pareceu "despertar". Hoje de manhã ainda estava vivo.

Só vou poder aplicar o Bactopur hoje á noite, vamos lá a ver se ele aguenta até lá.

 

Serão vermes? Se sim há problema para o outro peixinho, o HERÓI, o SOBREVIVENTE?

 

Se este também morrer, lavo tudo e volto aos peixes de água quente :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Serão vermes? Se sim há problema para o outro peixinho, o HERÓI, o SOBREVIVENTE?
´

Vermes não...

 

Como disse em cima, ou é "velhice" ou poblemas causados por bactérias ou falta de alguma vitamina (?) que poderá ter causado problemas a nível da coluna.

Tenta o tratamento com o Bactopur. Não existe certezas sobre o sucesso ou não.

 

Quanto ao outro peixe, faz apenas umas trocas de água durante os próximos dias. Tenta variar a alimentação dos teus peixes (se ainda não o fazes). Deves de vez em quando utilizar vitaminas misturadas na comida.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais