Recommended Posts

Publicado

tou com um problemazito

Bem eu vou fazer um mini plantado num aqua com 36x36x36 e gostava de saber como é que eu faco iluminação para isso...as plantas precisam de espectros diferentes e as unicas lampadas que têm comprimento po do aqua são as coitadinhas das compactas daylight...as floruscentes têm de comprimento 45 cm e ixo vai ficar muito prar fora e eu não tenho possibelidade de pôr uma daquelas calhas que estão presas ao tecto...

Posted Image

Publicado:

podes colocar PC´s de 18w(21.7cm) ou de 24w(31.7cm).

compras um balastro para as duas lampadas e fazes uma calha.

tiagodovale2-dbd.jpg

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Publicado:

Power Compact, estas lampadas veem normalmente nas calhas da jebo, existem de varios tamanhos e potências.

se nao me engano esta é de 55w e mede 53.3cm

SunPaqBulb.jpg

As de 24w têm 31.7cm, duas PC´s destas ja dao para teres um plantado á maneira.

tiagodovale2-dbd.jpg

• 3 semanas depois...
Publicado:

bem estive a pensar...e hoje lembrei-me dum projecto que vi aqui no forum duma calha feita,mas que já não encontro o topico,que era algo tipo isto

iluminacao.jpgiluminacao2.jpg

iluminacao3.jpgiluminacao4.jpg

vou utilizar tres power compacts de 18W(21.7cm) mas tou com duvidas,pa estas lampadas,é preciso encaixe,balastro e arrancador?quanto custa isso tudo?e já agora que ligacoes faco para ter tipo todas as lampadas ligadas num interruptor,ou seja,quando eu carrego num(1x) iterruptor ligam-se as três?

Fikem

Posted Image

Publicado:

para essas lampadas precisas de um encaixe e de balastros electronicos.

Acho que tens muitas duvidas em relação á ligação das lampadas, vai a uma loja de electricidade perto de ti e pergunta o material necessário. Os balastros electronicos sao caros, rondam os 25€

tiagodovale2-dbd.jpg

Publicado:

Podes fazer como eu fiz agora, ensinaram-me numa loja de peixes e não vejo porque de não resultar.

O meu aqua tem 40x40x65de altura, e disseram-me que para nao comprar uma calha ja com luzes por 100€ mais valia comprar um foco de 10€ no maximo e colocar uma lampada flurescente compacta, que são aquelas economicas as curvas e que custam 10€ no maximo.

No meu caso forrei o foco por dentro com papel de prata, n sei se é o melhor, mas´faz com que a luz seja mais intensa ainda.

Depois coloquei a lampada.

Agora a lampada nao pode ser uma qualquer, tem que servir de Sol, isto é tem que ter uma correspondente termica do sol, penso que vai dos 5000k aos 7000k. Corrijam se tiver enganado.

Os k = kelvim medida de temperatura. Essas lampadas pelo que percebi podem ser amarelas, +/- brancas, e brancas.

Eu comprei a branca que equivale a 6500k, diz na caixa ou perguntas ao vendedor.

Agora em relação aos watts para o meu aqua disseram-me para por uma de 100w(21w de consumo <=> 100w luz). A luz é intensa e penso que serve perfeitamente.

Agora tens o problema que eu tenho que é como colocar o foco se o aqua tem uma tampa preta. o Meu tem duas tampas tirei uma e coloquei la a luz. Mas agora depois de ter visto o projecto do Black Dragon acho que vou inventar qualquer coisa do genero, não me agrada muito que o aqua fique aberto, entra pó e alem disso tenho gatos.

Conclusão, por menos de 20€ consegues uma luz com garantia de 6anos, e que funciona como as outras. Normalmente aconselham 1/2watt por litro, como esta luz é muito branca metes 1w por litro, penso que foi +/- a logica do homem que me explicou. Depois penso que basta reduzires ou aumentares o tempo de exposição da lampada, nao mais de 12horas dia.

Não te posso comprovar nada, porque montei a lampada à 4 dias, mas já vi em muito aquas do forum focos montados em vez de calhas.

Se alguem quiser acrescentar alguma coisa, ou emendar o que escrevi esteja à vontade, como já disse ainda não o posso comprovar.

O conhecimento adquire-se, não se compra...

Publicado:

oi

psiquiatra a tua ideia é boa mas acho que caiste no mesmo erro que eu já fiz há tempos quando pensei nisso e não me lembrei por lapso que as lampadas cujos watt são consideradas para aquarios já são fluorescentes logo não podes olhar para aqueles numeros que 21--->100 watt pois esses watt são os equivalentes a lampadas incandescantes!!

o preços das JEBO não sei pois nunca as vi mas caso alguem saiba um preço medio agradeço!

mesmo assim psiquiatra caso as JEBO não sejam muito baratas podes sempre usar lampadas power compact da philips ou osram!!

tens de ter a mesma em atenção a cor!

mas eu por exemplo no meu aquario de 35 litros mudei a de origem de 15 watt por uma dessas mas de 26 watt e ainda lá cabia outra!!!

A lampada custou-me apenas 7 euros!!!

Depois tens de arranjar um balastro normal que anda pelos 15 acho eu ou então um electronico mas ai ficará mais caro!

eu na minha montagem tenho o balastro fora da calha e longe do aquario pois o balastro aquece muito e ocupa muito espaço se bem que ainda la cabia mas como a calha é a original de plastico não quis arriscar mesmo assim secalhar ain fou fazer uma diy pois a lampada tambem aquece bastante!! e aquece-me a agua!!

Pic_5164_5.jpg

(já agora uma pergunta para os pros! é normal o plastico escurecer como está a acontecer com o meu ou devo de fazer uma calha rapidamante para evitar tanto aquecimento!!)

a unica dificuldade que podes ter é em arranjar os encaixes da lampada pois nem todas as lojas os tem!

estas PC existem em variedades que só dão para balastros electronico por isso dá jeito perguntar na loja! mas penso que essas são as para watt superiores a 30watt até penso que existem umas malucas quaisqueres da osram ou philips com cinquenta e tal centimetros e 80 watt mas nunca as vi e muito menos um balastro de 80watt :):? !!

os meus Canito/as

assin5.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!