Alevins de Astotatilápia Latifasciata


antonio  silva

Recommended Posts

Boas,

Tenho 1 A.Latifasciata com a prole na boca há 15 dias, será que já sobrevivem se os tirar da boca da mãe e os colocar num aquário de crescimento ou é melhor esperar mais uns dias? Já agora o tempo necessário para os alevins das espécies de incubação bocal do lago Victória é o mesmo dos seus "primos " do lago Malawi? Com quantos dias custumam retira-los da boca da mãe?

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Pois, o meu medo é que ela os deixe sair... e aí não sobra nenhum :lol: , para contar história #food , andam aqui uns 20 marmanjos á espera que eles saiam. Já aconteceu o mesmo as Protomelas...nem 1 escapou, por isso a minha unica opção é retirar-lhe os alevins da boca para dentro de outro aquário onde estejam em segurança.Mas quando?

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção... que os ciclideos do lago Vitoria, por norma têm tempos de incubação ligeiramente mais curtos que os primos do Malawi. Não tenho a informação dos tempos de incubação dos latifasciata, mas posso procurar. Posso adiantar por exemplo que a duração da incubação da Astatotilapia nubila (nome actualmente correcto é Haplochromis nubilus) é cerca 15/18 dias.

 

Se entretanto alguém conseguir encontrar que poste aqui ;)

 

Portanto se calhar não era má ideia apanhares a fêmea. Retiras um ou dois alevins e logo vês se estão totalmente formados ou não. Se não estiverem volta a po-la no aquário. ;)

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estivesse no teu lugar e tivesse um aquário dispoível, enchia-o com água do aquário onde tens a fêmea actualmente, sem qualquer decoração e colocava lá a fêmea com os ovos e deixava-a decidir quando os keria soltar sem grandes stresses.

Boa sorte!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como não achei nenhuma informação na net , resolvi apanhar a femea e tirar 2 alevins com cuidado para dentro do aquário de alevins e após verificar que estavam completamente formados e já não tinham o saco vitelino tirei todos para o aquário(boa ideia Ricardo ), onde passado 15 minutos já comeram artémia recem-eclodida ;) .São há volta de 30...

Quem parece que não acha muita graça são os alevins de Telmatochromis

Dhonti, que estão com cerca de 2 meses e já mandam uns " chega para lá" aos recem chegados...Vou dando novidades, espero que boas :P

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optimo!!!! :P

 

Consegui confirmar o tempo de incubação dos Haplochromis latifasciatus e realmente aquilo que escrevi é verdade. A incubação dura cerca de 10 a 15 dias, depois temos um período de mais 5 a 7 dias em que a fêmea "guarda" os filhotes, liberta-os e depois volta a apanha-los se pressente perigo.´

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Venho fazer uma PEQUENA :D retificação no numero de alevins, como hoje tive de apanha-los para os colocar noutro aquário, contei 1 a 1 e são exactamente 79...Vou ter de ir ao oculista em breve :lol:

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais