MEU AQUA 240L


Sérgio Meireles

Recommended Posts

Olá a todos,

Este é o meu novo projeto.

O AQUA tem 264 L 120X40X55

 

BIOBOX2 CARTUCHOS filtrantes Easybox (Fibra, carvão activado S, esponja grossa10ppi L, easybox aquaclay ~S

Aquecedor Tecatlantis easyKlim 200W

Bomba água Tecatlantis EasyFlux

 

Fertilizante (3,6Kg) de Flora fértil da Aquapex

Areão de rio (grande)

Substrato (15 litros) AquaGro nutrasoil

Luminária 2 X F30W de 80 cm

 

CO2 Kit Completo Ista 0,5

Plantas:

1 x Special

hemianthus callitrichoides

elatinoides glossostigma

eleocharis acicularis

pogostemon helferi

Musgo java

 

Espero que gostem!

Deem a vossa opinião.

 

1.ª Instalação. (07/02/2015)

 

WP_20150207_002-Coacutepia_zpscf5099aa.j

WP_20150207_005-Coacutepia_zpsb1327090.j

WP_20150207_006-Coacutepia_zpsd3fb71bc.j

WP_20150207_014_zps47f36b65.jpg

 

WP_20150207_016_zps32e0e032.jpg

WP_20150207_018_zps7799882f.jpg

WP_20150207_019_zpse084f202.jpg

WP_20150207_022_zps0705e275.jpg

WP_20150208_002_zps727b7494.jpg

WP_20150210_005_zpsce3310fb.jpg

 

7 DIAS DEPOIS:

 

WP_20150214_001_zps8717c2b7.jpg

WP_20150214_002_zps555ae4a3.jpg

WP_20150214_003_zps589f79b8.jpg

WP_20150214_004_zpsa9a9d633.jpg

WP_20150214_005_zpsf1f589d2.jpg

WP_20150214_006_zpsee7033cb.jpg

WP_20150214_007_zpsba26b347.jpg

WP_20150214_008_zps81a3d5ab.jpg

WP_20150214_010_zpsa24c588a.jpg

WP_20150214_011_zps453895a9.jpg

WP_20150214_015_zpsf71012fc.jpg

Editado por Sérgio Meireles

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boa sorte com o teu projecto :)

Também te desejo boa sorte para o areão não se misturar :)

 

Acho que vai ficar fixe com o tempo.

Se fosse eu o que alteraria era:

- Tens plantas que ficam grandes mesmo à frente no aquário, essas plantas deveriam ser passadas para trás.

- Faria uma plantação densa em frente à biobox para a disfarçar minimamente.

 

Se puderes diz o setup do aquário: Iluminação, Fertilização, etc...

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Com quinze dias já com peixes,sem o ciclo do azoto feito,só te

posso desejar sorte aos peixes,para que não morram,e para ti

para não veres os teus €,a ir pelo cano.Boa sorte,e muita calma.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boa sorte com o teu projecto :)

Também te desejo boa sorte para o areão não se misturar :)

 

Acho que vai ficar fixe com o tempo.

Se fosse eu o que alteraria era:

- Tens plantas que ficam grandes mesmo à frente no aquário, essas plantas deveriam ser passadas para trás.

- Faria uma plantação densa em frente à biobox para a disfarçar minimamente.

 

Se puderes diz o setup do aquário: Iluminação, Fertilização, etc...

 

Obrigado "Metaleiro"

 

Relativamente à areia branca, sei que vai ser uma carga de trabalhos...

Na primeira camada deitei fertilizante (3,6Kg) de Flora fértil da Aquapex, de seguida areão de rio (grande) para manter uma boa oxigenação, por fim substrato (15 litros) aquaGro nutrasoil...de momento as plantas estão a portar-se bem com exceção do musgo que estava em outro aqua, e não se adaptou "ainda"...

Editado por Sérgio Meireles

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Com quinze dias já com peixes,sem o ciclo do azoto feito,só te

posso desejar sorte aos peixes,para que não morram,e para ti

para não veres os teus ,a ir pelo cano.Boa sorte,e muita calma.

Cump: Álvaro Silva

O ciclo está mais que feito...a biobox estava em outro aqua, e mesmo neste novo deitei uma acelerador que se pode incluir peixes passado 24 horas...

O PH está nos 7, Nitratos e amónia controlados....

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado "Metaleiro"

 

Relativamente à areia branca, sei que vai ser uma carga de trabalhos...

Na primeira camada deitei fertilizante (3,6Kg) de Flora fértil da Aquapex, de seguida areão de rio (grande) para manter uma boa oxigenação, por fim substrato (15 litros) aquaGro nutrasoil...de momento as plantas estão a portar-se bem com exceção do musgo que estava em outro aqua, e não se adaptou "ainda"...

Qual é a iluminacao que tens?

Se quiseres faz no primeiro topico o setup, é mais facil para conhecermos o teu aquario :) vê como está nos outros topicos de aquarios.

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização (sem foto) quando poder coloco!!

 

Estão a aparecer algas verdes (um dos escalares está adorar, porque está sempre a degustar), e parece-me ver também junto ao tronco uma espécie de teia!!!

Sei que tenho de fazer urgentemente uma TPA de pelo menos 30% ( a água já está a repousar num bidão de 30L), o que só acontecerá no sábado.

As plantas e peixes parecem-me de saúde...esta situação será má? pode causar desequilíbrio no ecossistema?

A luminária veio com o aquário da AQUATLANTIS, 2XF30W...o que me parece pouco!! O aquário está no meio da sala, por isso não recebe luz direta, os troncos pequenos já estavam num outro aquário com anos, o grande comprei na loja e lavei-o com água quente!!!

O que acham?

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O mais provável é ser da luz, está fraquinho, estás com 0,2W/L é muito pouco.

Eu no meu de 120x40x50 tenho 4x54W, dá cerca de 1W/L.

 

Tens foto da calha?

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como ainda estás no inicio, aconselho seriamente a retirares essa areia branca. :) podes manter a ideia do caminho, mas fazes um tapete e depois é só ir podando até formar o caminho. quanto a algas, é uma montagem recente, talvez as plantas ainda não estejam a absorver bem nutrientes. luz talvez. faz tpas bi semanais no minimo. e paciencia. entretanto, vai retirando as algas raspando e aspirando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O mais provável é ser da luz, está fraquinho, estás com 0,2W/L é muito pouco.

Eu no meu de 120x40x50 tenho 4x54W, dá cerca de 1W/L.

 

Tens foto da calha?

Logo que consiga, coloco foto.

Boas, como ainda estás no inicio, aconselho seriamente a retirares essa areia branca. :) podes manter a ideia do caminho, mas fazes um tapete e depois é só ir podando até formar o caminho. quanto a algas, é uma montagem recente, talvez as plantas ainda não estejam a absorver bem nutrientes. luz talvez. faz tpas bi semanais no minimo. e paciencia. entretanto, vai retirando as algas raspando e aspirando.

Olá Henrique,

Já tiveste algum stresse com areia branca? Porque sugeres retirar a areia branca?

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente por ter tido dores de cabeça. É claro que se não tiveres peixes de fundo, o risco de mistura torna-se bastante mais reduzido, ainda assim, com a circulação da água, é quase inevitável com o tempo. É apenas um problema estético, atenção, não afecta em nada o aqua. :)

Editado por Henrique Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ATUALIZAÇÃO

 

Cá estão as fotos do "verdete"

 

WP_20150217_007_zps34f894b7.jpg

WP_20150217_005_zps94817f67.jpg

 

A boa noticia é que as plantas estão agarrar bem!

 

A glossostigma elatinoides, está a correr bem, pelo que tenho lido ela só corre assim, se as condições (luz, fertilização, nutrientes forem favoráveis)

WP_20150217_002_zpscd856699.jpg

Exactamente por ter tido dores de cabeça. É claro que se não tiveres peixes de fundo, o risco de mistura torna-se bastante mais reduzido, ainda assim, com a circulação da água, é quase inevitável com o tempo. É apenas um problema estético, atenção, não afecta em nada o aqua. :)

Pois está bem visto, é lógico, pensando bem acho que vou fazer uma barreira com pedras. Será que resulta?

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, a meu ver apenas irá atrasar um bocadito a mistura, mas basta uma cory querer remexer a silica um bocado que saltam sempre umas pedritas... e grão a grão... ;) Mas podes sempre arriscar e ir vendo a melhor maneira. Não há melhor que aprender por nós próprios. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estou a ficar preocupado :unsure:, andei tanto tempo a matutar neste cenário, e agora ter de alterar iria dar muita boda.... Vou ter de chamar um arquiteto e um engenheiro para a resolução :tongue:...

De facto não pensei muito nisso..mas agora que o Henrique tocou no assunto, está a preocupar-me :shock4:

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Pode ser que não :) Fica a torcer para isso.

 

Quanto às algas essas ainda não são preocupantes, é normal nos aquários recém montados. Esperemos é que não dê lugar a outras.

Podes por aí uns SAE que limpam as algas todas :)

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tenho areia branca (muita) e areão preto separado com xistos verticais, tipo canteiro, e nem assim consegui manter os substratos separados porque tenho 10 corydoras...

Para retirar o verde da areia, costumo usar um areme comprido tipo arado para misturar a camada de cima com a de baixo, está branquinha.

Para os verdes recomendo otocinclus, limpam mesmo bem.

Boa sorte com o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Metaleiro disse, pode ser que não. É só para depois não ficares tão desanimado como eu fiquei xD E na altura também me tinham alertado para isso, mas eu sou teimoso e lixei-me. :P Mas cada aquário é diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Passado quase 1 mês a correr tudo +- ( as algas são chatas, aos poucos estão a desaparecer).

Eis que ando com um dilema, tenho tido baixas, durante a noite. Controlei ontem, nitritos, nitratos, amónea, PH, está tudo perfeito, os KH está nas 3 gotas... não sei o porquê destas baixas.

Tinha adquirido 25 de Fevereiro 3 escalares pequenos e 5 "narizes de bebado".... a meio da semana os 3 escalares entregaram a alma ao criador :confused4:...e passado dois dias 2 "narizes de bebado", hoje de manha um cardinali que já estava comigo cerca de 3 anos :cry: .... mas isto é estranho porque durante o dia nadam bem, sem qualquer problema.... de manhã encontro estes cenários....Há dias dei com os 2 escalres (com cerca 3 anos) à noite com comportamentos estranhos, estavam ao lado da biobox, num movimento de vaivem contra o vidro....isto estará relacionado? estarão a fazer o que penso?

 

 

 

Outro assunto:

A minha garrafa de CO2 estava com pressão até à dias na marca verde...neste fim de semana passou de imediato ao zero...tive o receio de ter estado a disparar durante o dia o gás, mas não, pq o PH estava normal, a garrafa passou assim de um dia para o outro para zero.... Isto é normal?

Por falar nesta garrafa, não gosto nada do manuseio da mesma, é dificil acertar as bolhas, ou dispara misseis, ou tenho de estar à espera um tempão até acertar, para 1 ou 2 bolhas por segundo....qual o melhor método automático para controlo?

 

Obrigado pela vossa ajuda.

Sérgio

 

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Passado quase 1 mês a correr tudo +- ( as algas são chatas, aos poucos estão a desaparecer).

Eis que ando com um dilema, tenho tido baixas, durante a noite. Controlei ontem, nitritos, nitratos, amónea, PH, está tudo perfeito, os KH está nas 3 gotas... não sei o porquê destas baixas.

Tinha adquirido 25 de Fevereiro 3 escalares pequenos e 5 "narizes de bebado".... a meio da semana os 3 escalares entregaram a alma ao criador :confused4:...e passado dois dias 2 "narizes de bebado", hoje de manha um cardinali que já estava comigo cerca de 3 anos :cry: .... mas isto é estranho porque durante o dia nadam bem, sem qualquer problema.... de manhã encontro estes cenários....Há dias dei com os 2 escalres (com cerca 3 anos) à noite com comportamentos estranhos, estavam ao lado da biobox, num movimento de vaivem contra o vidro....isto estará relacionado? estarão a fazer o que penso?

 

 

 

Outro assunto:

A minha garrafa de CO2 estava com pressão até à dias na marca verde...neste fim de semana passou de imediato ao zero...tive o receio de ter estado a disparar durante o dia o gás, mas não, pq o PH estava normal, a garrafa passou assim de um dia para o outro para zero.... Isto é normal?

Por falar nesta garrafa, não gosto nada do manuseio da mesma, é dificil acertar as bolhas, ou dispara misseis, ou tenho de estar à espera um tempão até acertar, para 1 ou 2 bolhas por segundo....qual o melhor método automático para controlo?

 

Obrigado pela vossa ajuda.

Sérgio

 

Boas Sergio

O que te aconselho é fazer os testes durante o dia e fazer durante a noite e comparar os resultados. Os meus valores alteravam muito à noite.

 

Quanto ao CO2 como é a valvula que tu tens? Podes mostrar?

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.