Comportamento atípico


Recommended Posts

Olá membros de fórum.

Não sou propriamente uma novata nisto. Mas tenho um peixe de água fria com um comportamento que me preocupa, tive kinguios durante mais de 5 anos, um morreu com problemas crónicos na bexiga natatória ao fim de estar 4 anos e meio comigo, outro morreu em Novembro passado com vários tumores. Então decidi no fim deste último ano recomeçar de novo.

 

Tenho um aquário com 96l brutos (60x40x40)

Água a 20-21o

Substracto puroso da jvc

Areão para fixar as plantas

1 rocha vulcânica

Conchas

Iluminação de 26 leds

Filtro interno com esponja, carvão e oxigenador

 

Flora:

7 bambus

1 anúbia

8 elódeas

Vários rebentos de outra planta com caule frágil e folhas pequenas que não me recordo do nome

 

Fauna:

1 shubunki

 

Situação:

Eu tinha o aquário a fazer a ciclagem há menos de uma semana quando a minha mãe me chegou a casa com 2 peixes dourados da feira. Não tendo outra alternativa coloquei os peixes no aquário e tentei acondicionar a água o melhor que pode com bactérias e um químico para neutralizar a toxicidade da amónia e nitritos de forma a que os peixes não morressem intoxicados. Eles andaram felizes a revolver o areão e a destruirem as elódeas nas primeiras semanas até que um deles, que já tinha falta de escamas quando veio, começou a desenvolver uma ferida e acabou por morrer ao fim de 3 semanas. Agora tenho um shubunki sozinho, mas desde a morte do companheiro que passa mais tempo a nadar freneticamente à volta de uma das paredes do aquário do que a fazer o que é normal estes peixes fazerem, dá-me a sensação que está stressado e custa-me ver o animal assim. Tenho vontade de o pôr num lago, mas queria saber a causa do comportamento.

Será por estar sozinho? Ou da qualidade da água? As plantas desenvolvem-se muito bem e não há algas, o peixe à parte do comportamento alimenta-se bem. Faço tpa de 20% semanalmente.

 

Outra coisa que também me causa estranheza é que o peixe tem pavor da iluminação, mas eu preciso de a ligar por causa das plantas. Apesar de eu ter tentado criar zonas de sombra, ele tem sempre uma reacção violenta quando ligo a luz.

 

O que posso fazer para melhorar a situação, pelo menos até encontrar um local onde me desfazer dele? Obrigada pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Acho que o problema do peixe era estar sozinho, pois quando lhe dei um companheiro acalmou e agora nadam quase sempre juntos. Os bambus estão completamente submersos há vários meses e aguentam-se. Há folhas que murcham, mas logo a seguir nascem novas. Um deles até deu um rebento novo. Dizem que são muito bons a absorver o nitrito da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais