Help - Ictio


Recommended Posts

tenho um aquario de 60 litros, e 19 peixes: 7 Neons, 3 Mollys, 2 Platys, um Oto, um limpa fundos albino, um limpa vidros e 4 nariz bebados... Um nariz bebado e um neon estão com ictios.... Não tenho hospital nem outro aquario... nem possibilidade de comprar!

Que faço????? Ajudem-me!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Calma! Isso é uma doença fácil de tratar.

 

Começa por subir a temperatura da água para 29º/30º. (Aumenta 1º, no máximo 2º, por cada dia até chegar aos 29º/30º)

 

Depois aplica Sera Costapur seguindo as instruções do medicamento. (tenho preferência neste medicamento)

Mas caso não encontres o medicamento da Sera podes usar o Esha Exit que trata igualmente o ictio.

 

No fim do tratamento faz uma TPA de 30% com água a temperatura do aquário. Caso repares que os peixes ainda têm icto podes fazer um segundo tratamento depois da TPA.

 

Mantem a temperatura assim durante um mês para teres a certeza que eliminaste o parasita pois ele tem um ciclo reprodutivo de aproximadamente um mês.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se optares pelo Sera Costapur colocas no 1º e 3º dia 22 gotas ou 1ml por cada 40 litros. No teu caso colocas 33 gotas ou 1.5 ml de medicamento.

Ao 5º dia fazes uma TPA de 30% e se vires que tens de repetir o tratamento aplica depois a mesma dose no 5º e 7º dia.

Ao 9º dia fazes novamente uma TPA de 30%.

 

Se tiveres, retira o carvão ativo do filtro. Não sei qual é o teu filtro mas se tiver esponjas pretas normalmente são de carvão ativo e tens de retira-las

No fim do tratamento coloca carvão ativo no filtro durante uma semana.

 

E mantem a temperatura nos 29º durante 1 mês.

 

Contudo as dosagens estão todas bem explicadas na bula. Se tiveres duvidas diz.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se mantiveres a temperatura acima dos 30 graus durante 1 mês não necessitas de colocar medicação nenhuma.
A essa temperatura o ictio não se desenvolve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não retires as cerâmicas. Só o carvão ativo, pois este absorve o medicamento.

 

Quanto a aplicares medicamentos ou não a minha experiencia diz-me que é mais rápido a cura com medicamentos.

Pois o medicamento atua na fase nadante do parasita e não deixa que este infete outros peixes. Diminui a incidência da doença.

Também é verdade que 1 mês com a água a 30º por si só elimina o ictio ao parar o seu ciclo reprodutivo. Pode é demorar mais um bocado a tratar tudo, pois a água quente não atua no parasita na forma nadante (o que permite aumentar a incidência da doença) mas sim quando estes formam um casulo gelatinoso para se reproduzirem. (Casulo este que acima dos 28º não se forma devido a gelatina não solidificar).

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode estar tudo relacionado de forma directa ou indirecta.

Pelo que sei peixes que vomitam têm uma irritação/inflamação no trato gastrointestinal que pode indicar presença de bactérias.

 

Ajudava a avaliar as condições do aquário testes de nitratos, nitritos e amónia.

 

Já agora, recordas te de ter feito alguma coisa que pode-se stresar os peixes... Uma mudança no layout, TPA grande, mudança brusca de temperatura, ...?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.