4 funerais num dia só...


Pato

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Este é o meu 1º post e se por acaso não estiver na secção correcta, agradeço à moderação que o coloque em sítio devido. :shock:

 

Sou novo nestas andanças, e comprei um aquário já que o meu puto de 2 anos delira com peixes. Aliás até passaros ele trata por peixiiii... :shock:

 

Bom, adquiri um aquário de 60lts, no qual coloquei:

 

- 1 beta

- 2 colisas

- 8 neons (2 negros)

- 1 molly

- 2 guppy

- 1 camarão (o meu preferido)

- 1 esquisito preto com ventosa que não me recordo o nome

- 1 limpa fundos

- 1 rã

 

Segui à risca as indicações da loja, no que respeita ao tratamento da água, e este fim de semana aconteceu o pior... Além da derrota do SCP, cheguei a casa no domingo e tinha o meu Beta lindo preso ao filtro completamente assasinado. Um dos Néons já nem rabo tinha, a Guppy estava toda ratada de lado e uma das Colisas boiava. Só gostava de saber o que aqueles peixes fizeram no fds, deve ter sido uma luta fraticida nem sei porquê. Para agravar a situação, a Molly está com fungos e o Camarão não me parece que sobreviva...

 

Que fazer? O ph está neutro, a temperatura nos 26/27º, os nitratos normais...

 

Obrigado pela paciência e espero algumas sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 83
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Para aumenteres o oxigenio, metes um compressor de ar a "bolhar" la dentro.

Amónia é o composto quimico que dá origem aos nitratos e é bem mais toxico que os nitratos.

 

Cheira-me que não acabaste o ciclo do azoto...

 

Pesquisa ai no forum por ciclo do azoto e lê as FAQ's no Krib ( alguem que adiante ai o url que eu fiquei sem favoritos pfv )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o nivel de oxigenio aumenta no aquário, se arranjares plantas oxigenadoras : eregia densa e cambombas por exemplo.

ou entao colocares uma bomba de ar, ou mudares mais a água.

 

Um erro que fizeste foi colocares duas especies de anabatideos, os colisas e o betta, ambos são da mesma familia e como tal os machos guerreiam entre si, ainda por cima com um betta, não sei se tens algum macho colisa ou não, mas acho que isso pode ter contribuido para as suas mortes.

 

Depois, a quanto tempo tens o aquário? como se sabe deve-se começar por baixo e para um aquário de 60lts pra um novato, acho que arriscaste demasiado e colocaste especies, com ph's diferentes ou vidas sociaveis difeentes, não quero com isto dizer que não se deem bem, hoje em dia quase que tudo se dá bem, desde que os parametros estejam correctos. Mas arriscaste numa população muito diversificada, e podias apenas ir para uma ou duas familias de peixes e não 7 de peixes e outros animais.

 

Em relação ao camarão, não percebo muito disso.

 

Mais que te posso aertar e teres cuidado para que os neons não apanhem fungos, que pode ser ictio ou outra doença, pois assim morrem todos...

 

Quanto á Molly, o que podes fazer é tratar o aqua aind amais e colocares um anti fungo com azul metelino.

 

é tudo o que posso ajudar :wink: mais alguma duvida, estou aqui...

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Deixaste o aquário estabelecer o ciclo do azoto?

Adicionaste os peixes gradualmente(poucos de semana a semana, por exemplo)?

Quanto ao guppy pode ter sido o Betta, por vezes os Bettas atacam os guppys devido às longas caudas destes, mas no caso do neon não me parece, e como a Molly está com fungos, eu aponto para a poluição.

 

A amonia é primeiro estado dos compostos nitrogenados(resultantes dos restos de comida, plantas, fezes, urina,...) . A sequência de transformação é a seguinte: amonia-(acção das bactérias)->nitritos-(acção de outras bactérias->nitratos(fim do ciclo do azoto).

 

Se não tens plantas e estás sem nitratos pode ser mau sinal, já que pode ser um indicador de que o ciclo do azoto não está estabelecido e os compostos estão a ficar sobre a forma de amonia ou nitritos, que são ambos bastante mais toxicos que os nitratos do fim do ciclo.

 

Aconselho-te a mudares 25% da aguá assim que possível!

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas...

 

Logo à noite vou medir o ph e os nitratos e depois posto.

 

Partindo do pressuposto que o ciclo do azoto não está completo, o que fazer para que se complete?

 

Tenho de mudar a água toda?

 

Ontem deitei produto para os fungos, continuo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já me aconteceu algo desse genero.... bem primeiro é ter calma.

 

Eu comecei por retirar todos os peixes para uma bacia e esvasiar todo o aqua, lavar tudo menos filtro e bomba devido as bacterias... depois lavei o areao dentro do akua e fui lavando com aguas novas como que correntes ate a agua ficar limpa, depois enchi o aqua todo com água nova, da torneira, mas já a tinha engarrafada, se não tiveres arranja um produto que se vende é aquasafe é da tetra, agora até tras bacterias e é para eliminar o cloro e isso, depois montei o aqua como de inicio, coloquei o liquido das bacterias, que ha a venda e deixei circular um pouco e pus lá os peixes minutos depois.

 

Até agora tudo estabilizou! Se arranjares umas plantinhas naturais talvez ajude a não te aocntecer mais nada de futuro :wink:

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai... o meu camarão lindo acabou de morrer!!! :wink:

 

Bom, vou seguir o teu conselho, esvaziar o aquário e encher de novo. Tenho aqui o Aquaplus da Nutrafin, é esse que te referias?

 

Tenho o cycle também, deito desse ou nem por isso?

 

E os nitratos não vão voltar ao máximo???

 

E no filtro??? Neste momento tenho a cerâmica, o clearmec e um algodão Symec... deixo estar assim, ou ponho outras coisas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não mudes a água toda. Muda 50%. Não mexas no filtro. As coisas em breve vão melhorar pois já tens muitos nitratos e isso significa que o ciclo já deve estar completo.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de tudo... Muita Calma

 

Não limpas, deixas o filtro limpar...

 

se tens o cicle, podes colocar, não vai fazer mal nenhum... antes plo contrario...

 

 

Agora... lê os rotulos, e faz como lá dix :wink:

 

Amanha vais tentar encontrar egeria densa e/ou cambombas como ja foi dito antes, oxigenam e consomem bons nitratos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, mudei a água e neste momento a situação é a seguinte:

 

- Coloquei cycle e aqua plus

- A Molly está quase a morrer, a Colisa que sobrou idem

- Os Néons é como se nada fosse com eles

 

Daqui para frente, faço o quê? :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Daqui para a frente vais continuando a medir os parametros da água e fazendo mudas parciais de água com muita frequencia. Sempre que isso sobe muito, voltas a mudar uma parte da água. Assim que morrer um peixe retira-o imediatamente. Vamos a ver se ainda salvas alguns.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Os meus peixes acordaram muito bem dispostos, nenhum morreu nem apresenta sinais disso... :)

 

Dúvidas:

 

- Analiso os parametros da água de quanto em quanto tempo?

- Mudas parciais da água de quanto em quanto tempo?

 

Tks 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, o teu caso parece um tipico dos novatos, com o que já gastas-te em produtos, peixes e afins já tinhas poupado para um kit aquapor (por exemplo) de 100L. Vendem-se no supermercado por menos de 150€ e eu estou bem contente com o meu.

 

Em tão pouca água tinhas peixe a mais! E depois nunca olhes muito ao que o pessoal da loja te conta, a maioria não percebe nada de peixes.

 

Devias ter posto o aqua só com água plantas e bacterias para o filtro durante uns 15 dias e depois ires metendo os peixes tipo 1 a 1...

 

O "Peixe preto que não te lembras do nome" não será um pleco? cresce até aos 30 cm...

 

Agora que vais ficar quase sem peixes aconcelho-te a repensares a fauna do teu aqua

 

Mete um ou dois peixes de limpeza (talvez um LDA25), os camarôes tb dão uma ajuda...

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, o teu caso parece um tipico dos novatos, com o que já gastas-te em produtos, peixes e afins já tinhas poupado para um kit aquapor (por exemplo) de 100L. Vendem-se no supermercado por menos de 150€ e eu estou bem contente com o meu.

 

Parece??? :) Ou é mesmo? 8)

 

Se arranjar espaço para um aquário de 100L vou considerar esse, assim dava para ter todos os peixes que gosto. :)

 

Quanto ao repensar a fauna do meu aquário, é uma coisa que queria falar mais lá para a frente, mas custa-me admitir que estes vão morrer todos. 8)

 

O que eu gostava mesmo era de ter um escalar, barbos e tubarões. É viável?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Os meus peixes acordaram muito bem dispostos, nenhum morreu nem apresenta sinais disso...  :)  

 

Dúvidas:

 

- Analiso os parametros da água de quanto em quanto tempo?

- Mudas parciais da água de quanto em quanto tempo?

 

Tks  8)

 

O pior já passou.

Analisa isso diariamente e as mudas vão depender dos resultados dos testes. Assim, enquanto tiveres valores toxico de nitratos aconselho a fazeres mudas diárias e depois de teres os parametros normais passa a fazer mudas de semana a semana.

Por fim, vê os peixes que sobreviveram, e pensa então no tipo de aquario que vais querer. Faz as coisas com calma e com lógica.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado... 8)

 

Vou abusar da vossa paciência e vou colocando aqui os resultados dos testes, não numa base diária é óbvio, mas sempre que haja alguma alteração que justifique.

 

Se algum de vós apreciar também tudo o que gira à volta de música, cinema e respectivo hardware, visitem-nos em www.forumhifi.com.

 

Quem sabe se posso retribuir a paciência demonstrada. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente...

 

Depois de ter mudado a água toda na segunda feira, hoje analisei a água e deparo-me com isto:

 

- PH 7,5 e Nitratos no máx.

 

Devo informar que mudei a água toda mas mantive o filtro que tem cerâmica, clearmec e symec. Ponho carvão activo também? Mudo o filtro?

 

Bahhhhhhhhh :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz TPA diariamente pa baixar esses nitratos... em excesso sao toxicos :wink:

 

Começa em 15% e conforme forem baixando baixa para 10%...

 

era muito bom saber os niveis de amonia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA = Troca parcial de Agua -» eu como gosto dos meus troco todas as semanas entre 40 e 50% mas penso que 10 a 20% basta, claro que tens que ter em atenção que o meu aquario está estavel e o teu nao pareçe estar... de outra forma, normalmente 10 a 20% chega, quando os aquas estão estaveis... quando nao estao, nao sei bem a %..

embora o meu esteja eu continuo a fazer tpa's grandes... normalmente porque me esqueço da mangueira enquanto ela está a tirar agua :wink:

de certo existe aqui quem te aconselhe melhor do que eu...

 

Também sou meio novato no hobby da aquarofilia e pouco mais te posso ajudar :twisted: nao precebo nada de nitritos nem de nitratos... pelo menos no campo da aquariofilia :twisted:

 

Quanto ao Sporting... para o ano há mais...

 

ja tamos habiatuados a sofrer!

Saudações Felinas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.