ajuda algas


Quazar1

Recommended Posts

Boas!

 

Isso é algas filamentosas! Tens que comprar uns hermitas para comerem isso, tens os Clibanarius. Existem também produtos para matar algas, mas isso mataria também os teus corais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Tems que fazer test para Nitratos e Fosatos, tems que ter bastante de um ou outro, tems que eliminar especial os fosfatos que hermites nao vao comer isso tudo.

 

Usas agua osmose?

 

Victor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Eliminar as algas existentes escovando as rochas com uma escova de dentes por exemplo

2 - Assegurar que não voltam a aparecer:

- equipa de limpeza, eremitas, camarões (da nossa costa por exemplo), caracois (caramujos) e se possivel um peixe herbivoro

3 - eliminar fosfatos/nitratos:

- alimentar apenas os peixes, muito pouco

- adoptar matérias filtrantes de fosfato e nitratos

- fazer trocas frequentes de água ( máximo de 20% do total da água do aquario), pelo menos semanais e ir medindo os parametros até baixarem para niveis aceitáveis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 3 meses apenas eu diria que essa é uma das muitas "fases de algas" ;)

 

A julgar pelo que se passou com o meu caso, ainda te faltam mais duas ou três "fases".

 

Se eliminares as algas escovando a rocha ou usando herbívoros passas mais rapidamente ao nível seguinte (isto é como um vídeo-jogo em que tens sempre de concluir alguns níveis até chegar ao ecran final).

 

Eu com, 7 meses de aquário, vou para aí na 7.a alga. Vai sempre haver uma a dominar mas será cada vez em menor quantidade, espero eu.

 

A tua alga tive-a mais ou menos com essa "idade de aquário".

 

Agora estou com um ainda muito ligeiro mas suficientemente preocupante ataque de cyanobactéria (red slime) que não estava no programa :arrow:

 

Normalmente este "nível" vem logo no primeiro ou segundo mês logo a seguir às diatomacias :arrow:

 

O que é engraçado é que quando se passa de "nível" a alga anterior parece que derrete em poucos dias. A competição entre espécies de algas é tão dura que a derrotada normalmente não tem hipóteses de coexistir com a nova vencedora.

 

Exemplo: Introduzi umas mudas de Xenia que vieram dum aquário numa fase de algas que o meu tanque já tinha passado e todas as algas que vinham no respectivo calhau (que estavam bem saudáveis e em expansão no aqua original) nem uma semana duraram!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu também tenho. Apareceu de repente.

 

O melhor é controlares os fosfatos, para ficar perto do zero.

Entretanto estou a tirar á mão, a escova de dentes não tira estas algas,

normalmente estão bem agarradas á rocha.

 

A escova é boa para escovar os corais.

 

Tenta não utilizar produtos quimicos, dás cabo do equilibrio do aquario.

 

Fica bem

Carlos

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas a todos...

 

Eu tenho o meu novo aquário montado à cerca de 10 meses e desde o primeiro mês até à data nunca tive problemas de cianobactérias , diatomáceas , filamentosas , etc,etc.

E para ajudar à missa lolll , eu uso àgua da torneira para reposição de àgua evaporada e mudanças de àgua que neste caso só fiz ao fim de 9 meses e por descarga de consciência :cry:

É claro que não estou a dizer que é a melhor maneira de se fazer as coisas mas no meu caso é sem problemas ...

Só para comprovar :

Pic_2570_11.jpg

 

Prometo-vos mais tarde tirar umas macros com melhor definição de imagem , por agora foi só de telemóvel .

 

Abraço a todos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Pedro Alves, tens de contar como é que consegues !!!! :) Tens algum equipamento mágico ?

Podias dar umas "dicas" porque as algas são mesmo uma dor de cabeça ! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço nem o Pedro nem o seu excelente aquário mas dá para comentar :?

 

Para já tem uma VALENTE DSB.

 

Depois provavelmente terá um VALENTE skimmer.

 

Finalmente teve uma VALENTE dose de paciência e não foi a correr encher o aqua de espécimes antes de estar tudo estabilizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Respondendo às perguntas que me fizeram :

 

O meu escumador é um Deltec AP600 , na minha opinião , de todos os escumadores que já vi até hoje a trabalhar este é dos Melhores e recomendo a toda gente :arrow:

A minha dsb tem aproximadamente 5 a 6 cm de altura , e é feita com 50 kgs de areia coralina "sugarsize" .

Quanto ao aquário , nunca entrei muito nas "experiências" , desde o primeiro dia que sempre usei muiiito hidróxido , rochinha maturada do meu antigo aquário e comecei a povoar o aqua com 2 meses de existência , quer corais quer peixes .

Quanto às mudanças de água , elas são necessárias e com frequência nem que seja uma vêz por mês .

É como o ditado " olha para o que eu digo , não olhes para o que eu faço..."

 

Abraço , mandem sempre ...

Pedro Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:arrow:

 

Confirma-se o valente escumador e a paciêcia e maturação ("bioequipamento" originado de outro aqua)

 

:arrow:

 

A DSB parece talvez insuficientemente profunda mas diz-se que essa areia (sugarsize) permite "poupar" alguns cms de DSB, pricipalmente se bem povoada.

 

Parabens Pedro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Obrigado.

A única coisa que aproveitei do outro aquário foi simplesmente a rocha viva e nada mais , nem a àgua aproveitei .

Quanto à DSB isso é um tema para sêr discutido e já foi muito bem discutido , façam uma pesquisa no fórum e filtrem a informação :lol:

A aquariofilia é um pau de 2 bicos lolllllll

 

Abraços ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja não digo nada.

 

O meu aquairo é o seguinte :

 

800lts, 3x250W com agua ( desde o dia 0 ) de RO de uma Kent HI-S em que é verificada regularmente.

 

Tenho um exame de algas qu e´so visto

 

Tenho um ( sim UM ) só peixe que não é alimentado. Filamentosas e diatomaceas é mato. Semanalmente ( com agua da RO e sal Reef Crystals ) faço um mudança de 100 lts de agua, aspirando as algas que prontamente voltam a crescer. O aquario tem um ano. O peixe é um Zebrasoma Xanthurum ( devia comer as algas ) . Ultimamente adicionei peixes herbiveoros : Salarias, Um cneocahetus e uns hermitas. As algas cá continuam. Dou um cubo de comida congelada cada 3 dias ( o resto q comema das algas )

 

Agora, a parte gira :

 

tentei por a minha namorada nos salgados. ha 4 anos meti-lhe um auqario antigo la em casa : um metro standard, 120 lts.

 

Fomos metendo com material antigo dos meus aquarios ( tem um Fluval com ceramicas, nada de escumador, uma Hagen de circulação . só comprei uma JEBO 2x24W e 14kgs de rocha viva. )

 

Ah, verdade e um osmoregulador da Tunze.

 

A agua da reposição vem directamente do cano. O mesmo com as mudas. RO nem pensar, diz ela. Tem xenias e oturos corais super bonitos, um casal de palhaços e umas magnificas, tudo lindamente, aquario que é dado comida varias vezes ao dia, alga coralina por tudo o q é lado e algas.. nem velas. teve uma crise de diatomaceas ah uns tempos mas nunca mais nada. nada de filamentosas, nada. e é tudo torneira. desde o começo.

 

Alguem entende ?

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

pedro 2001

 

desculpa corrigir-te mas quanto a produtos que matam algas eu uso o chemi-clean da boyd e pode-se usar com os cotris ,invertebrados e algas superiores sem problema algum . e ao contrário á maioria ,não afecta o filtro biológico pois não é feito de antibiótico .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais