Algas nas folhas de Anubias - como remover?


Bangai

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho as folhas das minhas Anubias nana cheias de green spot algae (algas verdes) e como equipa de comedores de algas tenho Physa sp., Melanoides tuberculata, Planorbis e Jordanellas mas nenhum deles me conseguiu resolver o problema, pelo que gostaria de saber como posso remover a green spot das folhas das Anubias de forma natural. Alguma ideia?

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para uma melhor ajuda na identificação do problema poderias facultar o setup completo do aquario bem como qualquer tipo de fertilização que fazes?

 

Cumps

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O setup do aquário é:

- 50© x 30(h) x 25(l)

- 14W T8 Hagen Life-Glo2 (6700k)

- Filtro interior de esponja e cerâmica

- Areão inerte de quartzo de 1-2mm de granulometria

- Sistema DIY de CO2

 

Fauna:

- Casal Jordanella floridae "Alligator Alley"

- 11 Poecilia sp. "Japan Blue" + crias

- Melanoides tuberculata

- Physa sp.

- Planorbis sp.

 

Flora:

- Anubias barteri var. "nana"

- Hemianthus micranthemoides

- Monosolenium tenerum

- Myriophyllum aquaticum "Lagoa da Vela"

- Lemna minor

 

As únicas plantas que apresentam estas algas são efetivamente as Anubias pois nem os Hemianthus nem o Monosolenium a apresenta, sendo que a injeção de CO2 não influenciou as algas pois estas existiam antes e depois do CO2 neste aquário, a única coisa que mudou foi o número de folhas afetadas pois com o CO2 a Anubias cresce que é uma coisa doida. Ultimamente tem aparecido um pouco de algas castanhas nas Anubias também, pelo que também gostaria de saber o que fazer para evitar que se alastrassem para o resto da planta.

Editado por Bangai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não faço nada disto há muitos anos mas há dois processos relativamente arriscados (um mais do que outro) de "resolver" o problema visual e a Anubias é das melhores plantas para tentar tal coisa porque tem as folhas sólidas e normalmente dá para remover do aquário.

 

Primeiro tens que as tirar do tanque.

 

Método perigoso mas ainda assim relativamente seguro

 

1 - água oxigenada - arranjas um borrifador e borrifas umas boas quantidades de água oxigenada nas zonas mais afetadas. Deixas estar um minuto, passas bem por água e voltas a colocar no aquário. As gsa devem primeiro amarelar e depois morrer.

 

 

Método muito eficaz mas verdadeiramente arriscado e que pode dar problemas a sério se alguma coisa correr mal

 

2 - lixívia - num recipiente onde caibam as partes afetadas, preparas uma solução com 10 partes de água, 1 de lixívia corrente (CUIDADO COM A ROUPA E CRIANÇAS OU ANIMAIS DOMÉSTICOS QUE POSSAM TER ACESSO À LIXÍVIA - PARA TODOS OS EFEITOS TRATA-A COMO UM VENENO MORTAL E CORROSIVO). Mergulhas as partes afetadas na solução por 10 a 20 segundos com cuidado de nunca colocar a zona da raíz. Passas por quantidades industriais de água e depois deixas as plantas a repousar num outro recipiente idealmente com água velha de TPA à mesma temperatura do aquário para se libertar o resto. Passas por mais águas e voltas a colocá-las no aquário,

 

No caso 1, as algas demoravam mais um ou dois dias a descolorarem e a morrer. No caso 1 era praticamente instantâneo.

 

 

Agora isso resolve o aspeto visual mas não a origem real do problema. Se este não for atacado, elas voltam.

 

A minha recomendação é que dês prioridade ao ataque à origem das algas.

 

Se quiseres tentar algum dos dois métodos de eliminação direta, tenta primeiro só com uma planta, sempre a mais feia que tiveres, e verifica os resultados. Deixa-a estar no aquário pelo menos uma semana a 10 dias para teres a certeza que conservou a saúde depois do processo,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito obrigado pela ajuda João e Nuno.

João, efetivamente devia ter o fotoperíodo muito longo (12h), encurtei-o para 10h e para a semana encurto-o para 8h, para que os peixes não se ressintam tanto. Quanto ao CO2, não faço a mínima uso um sistema DIY pelo que não tenho 100% de controlo sobre a quantidade de CO2 dissolvida na água, mas agora consegui uma mistura que produz uma libertação mais lenta e linear, espero que resulte. Quanto ao fosfato, também não sei os níveis (tenho mesmo que arranjar um kit de testes), mas caso seja esse um dos problemas como posso suplementar o aquário com esse elemento de uma forma mais "natural"?

Nuno, optei pelo segundo método, o da água oxigenada, uma vez que era o mais "soft" e o que poderia trazer menos consequências caso não fizesse uma boa limpeza dos restos de H2O2. Realmente ele está a resultar: despejei água oxigenada pelas folhas da planta no Domingo à noite e hoje as algas já estão a amarelar. Achas que introduzir uma população de camarões (Red Cherry) ou alguns Otocinclus (é que removi as Jordanellas entretanto pois não havia lá do tipo de algas que elas consomem) poderá acelerar o processo e ajudar a evitar que a mesma situação se repita de futuro uma vez que a química da água esteja estabilizada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais