Urgente. 2 Oceallaris e 2 hepatus


luisnunes

Recommended Posts

2 Oceallaris e 2 hepatus com os olhos que parecem vidrados e baços e tb inchados. O hepatus não vê nada e os outros já começam a ver mal.

 

O que sera? o que faço ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Luís.

 

Estive a ver um livro (Novo guia do aquário) que diz que quando se trata de olhos esbugalhados, esta doença se chama Exoftalmia. Não se é isso mesmo, mas fica aqui um link que poderá ser útil enquanto mais ninguém te socorre ( http://www.guppyonline.hpg.ig.com.br/artig...do%20peixes.htm )

 

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luís

Desculpa lá :cry: Eu vim cá agora mas o especialista não sei onde anda.

De qualquer forma, se existe opacidade da córnea que afecta mais do que um peixe deves procurar, e ver se não existem também pontos brancos algures. Geralmente isto deve-se a infecções por oodinium ou Cryptocarium que atingem a cornea . Se fossem peixes anjo dirte-ia que era seguramente Neobenedenia ,um verme trematodo. É claro que também poderá ser resultante de uma " queimadura química " por qualquer produto . Usaste iodo directamente no aquário sem diluir?

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(em continuação a tua resposta de ajuda algures noutro site :cry: ).

Obrigado. Tem sim pontos brancos, especialmente o Hepatus e o Xanturu.

Tambem já tinha encontrado na net essas mesmas duas possiveis doenças.

Estou a fazer já desde á uma semana tratamento com Rx.P da Kent Marine, mas infelismente hoje encontrei o 2 palhaços e o hepatus (tudo começou nele) já mortos.

 

Só não sei o que mais fazer para com o resto da comunidade do aquário.

 

 

Obrigado, Luis Nunes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal seria tratares os peixes num aquário hospital à parte com cobre ou com hipossalinidade . O RXp é um medicamento interessante, à base de pimenta, porque actua irritando a pele do peixe o que o leva a engrossar a camada de muco o que ajuda a expulsar os cistos e a dificultar a entrada de novas formas infestantes . É util nos estagios iniciais mas não funciona na córnea porque esta não produz muco e se o peixe não vê não come e se não come o sistwema imunitario não ajuda a recuperar da infecção e morre.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Acho que foi exactamente o que me aconteceu ao Hepatus, melhorou no corpo mas sempre a piorar nos olhos. Se bem que este andou assim quase 15 dias sendo que os últimos 7, já não via nada. Estranho foi os oceallaris pois foi de um dia para o outro.

 

O mais chato nisto tudo é que á cerca de 4 meses, por causa de uma peça, valvula anti-retorno que pus na bomda de reposição, perdi todos os corais e todos os invertebrados, MAS OS PEIXES ESTAVAM MAIS LINDOS QUE NUNCA, pois como acabei por descobrir essa peça tinha COBRE.

 

Foi duro (quanto mais não seja pelo tempo que passou) até conseguir que o sistema me permitisse por um coral sem que ele morresse.

 

Agora necessito de COBRE para salvar os peixes.

Não está fácil para quem se meteu nisto á 7 meses...

 

Mesmo assim MUITO OBRIGADO,

Afinal havia especialista :cry::lol::shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais