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Equipa de Moderação

[regras] Genéricas/Gerais Do Fórum

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Introdução

Antes de mais, bem-vindo(a) ao Fórum de Aquariofilia! Este fórum foi criado por iniciativa de João Branquinho, mas rapidamente foi apadrinhado por diversas outras entidades.

Tal facto fez deste fórum algo de verdadeiramente inédito: não é o fórum de x ou de y, mas sim o fórum de uma cada vez maior comunidade online! Foi precisamente este enorme crescimento que levou a que fosse necessário definir e implementar um conjunto de regras de conduta e participação, pois senão os moderadores não têm mãos a medir com a quantidade de intervenções... É por tudo o que foi dito atrás, que peço a todos os membros, dos novos aos mais antigos, que leiam as seguintes palavras e passem a reger a sua conduta de acordo com a forma indicada. Desde já muito obrigado a todos!

Os Administradores e a Equipa de Moderação


Disposições gerais

:arrow: Espera-se dos membros, um comportamento adulto e civilizado, pois acima de tudo, o fórum é um local onde o respeito pelas opiniões das outras pessoas impera! Todos nós gostamos de ter direito à nossa opinião, e aceitamos de bom grado tudo o que nos possam dizer, desde que seja feito com bom senso e com educação

:arrow: O fórum tem um motor de pesquisa (link Pesquisar no topo da página), que deve ser utilizado antes de ser colocada qualquer questão no fórum. A sua dúvida pode-se encontrar já respondida, não sendo assim necessário estar a duplicar esse tema, e dar ainda mais trabalho aos outros membros

:arrow: O fórum encontra-se organizado por áreas, sendo que esta estrutura é para ser respeitada

:arrow:Nunca escrever mensagens com as palavras todas em MAIÚSCULAS, pois isso significa que se está a gritar com as outras pessoas

:arrow:O fórum não é um chat! Apenas devem ser colocadas mensagens no fórum, quando as mesmas possam ter interesse e conteúdo útil para todos os membros, e para a questão em causa. No caso de existir alguma dúvida particular sobre algo dito no fórum, que não seja relevante para a discussão, é favor usar as Mensagens Privadas (pequeno botão MP junto dos dados dos outros membros).

:arrow:NUNCA colocar a mesma mensagem em mais do que uma área

:arrow: O título do tópico colocado deve ser claro e não deve levantar qualquer tipo de dúvidas sobre o seu conteúdo. Mensagens com títulos como "Socorro!!!!", "Ajuda urgente!" ou outros do género, em nada contribuem para uma fácil identificação do assunto e devem, por isso, ser evitados

:arrow:Perguntas pessoais NUNCA devem ser feitas no fórum, para tal utilizem também as mensagens privadas.

:arrow:Mensagens de agradecimento não são necessárias, pois todos os membros ajudam com muito gosto e dispensam os agradecimentos! Mensagens do tipo "ok", ":smile:" e outras do género, ou seja, mensagens sem conteúdo útil, nunca devem ser colocadas.

:arrow:Um assunto => Um tópico! Esta é uma regra muito importante, pois o fórum está estruturado em áreas, que devem ser sempre respeitadas. Perguntas com mais do que uma questão apenas são permitidas se o tema for sempre o mesmo. Colocar no fórum de Plantas uma questão sobre a planta xpto e depois perguntar se o peixe x se dá bem com o y não é autorizado! Deve-se colocar a pergunta apenas sobre a planta, e depois colocar uma nova mensagem no fórum dos Peixes e Invertebrados

:arrow: Quando se pede aos membros que preencham os dados do perfil na totalidade não é para dar trabalho adicional, nem para vender a base de dados por milhões de euros :) ... É sim, para facilitar a identificação de todos, quanto mais não seja a nível regional. Desta forma evitam-se questões como: "olha lá, és de onde???", "não és primo de fulano?", etc...

:arrow: As fotografias e vídeos que possam querer partilhar com os restantes membros dos fórum, devem ser colocadas apenas no fórum respectivo! Podem-se colocar fotos nas outras áreas do fórum, desde que tal se justifique. Por exemplo: gostaríamos de pedir ajuda na identificação de uma planta; mostrar o sistema de filtros que usamos em casa; anúncio de venda ou compra; dúvida sobre o que se passa com uma determinada planta que está a ganhar umas estranhas algas, etc.

:arrow: Sempre que ao colocar uma mensagem, fizer referência à opinião de outra pessoa ou de um outro site, a informação sobre a origem da citação também deve ser colocada, dando assim o crédito pela afirmação ao autor original

:arrow:Este é um fórum onde se fala português (Português ou do Brasil)! Não se fala (escreve) aqui brasuca, tuguês, sms, nem outros estranhos dialéctos... Por respeito para com todos os membros, devemos expressar-nos em português/brasileiro corrente, e na medida do possível, sem erros ortográficos! Um fórum com uma ideologia didáctica, e que depois nas mensagens é só pontapés na gramática e no português, não vale de muito... O uso de abreviaturas típicas de mensagens SMS, mIRC ou Msn, é altamente condenável e deve ser evitado a todo o custo.

 

Nota: caso encontrem erros ortográficos nesta minha mensagem, desde já vos peço que me avisem por MP, de forma a que os possa corrigir. Obrigado!

 

:arrow:Membros que não falem os idiomas em cima, poderão expressar-se no seu idioma nativo, devendo os membros interessados em participar na conversa usar os frequentes tradutores online.

:arrow:Tópicos temáticos existem alguns tópicos que se inserem dentro de um determinado universo, e que no caso de se querer colocar mensagens nesse âmbito, deve-se respeitar a seguinte nomenclatura:
:!: Mensagens onde se explica como fazer manualmente determinado equipamento ou comida (vulgarmente denominados DIY Do It Yourself, ou então em português FVM Faça Você Mesmo), devem ser identificadas no seu título com a expressão: [DIY]
Ex: [DIY] Filtro caseiro
:!: Mensagens destinadas a uma identificação detalhada de uma determinada espécie de peixe ou planta (nos casos em que seja possível deve-se identificar a espécie pelo nome científico e depois entre parênteses o(s) nome(s) comum(s)), devem ser identificadas no seu título com a expressão: [FICHA]
Ex: [FICHA] Poecilia Reticulata (Guppy)
:!: Mensagens de cariz humorístico, destinadas a descontrair os restantes membros com uma boa gargalhada, devem ser identificadas no seu título com a expressão: [FUN]
Ex: [FUN] Como distinguir o sexo dos peixes

:arrow: Será permitida a divulgação de Links para outros sites nas áreas específicas do fórum, sempre que tal seja um complemento às respostas dadas e não como respostas por si só. Pretendemos que o fórum sejam um repositório central de informação, e não uma amálgama de Links para outros sites, cuja manutenção online não depende de nós e como tal não podemos assegurar a existência futura.

A divulgação e apresentação de novos sites/fóruns/blogs e outro tipo de páginas relacionadas com a aquariofilia, apenas será permitida na área de Links. Informação sobre novos artigos ou funcionalidades, também deverão ser comunicadas nesta área. É permitida a divulgação de outros sites relacionados com o tema da área onde se inserem, sempre que tal seja feito de uma forma geral e com um intuito informativo, e não como resposta única a questões colocadas pelos membros.

:arrow:Mensagens que não preencham os requisitos em cima indicados, podem ser mudadas (caso não estejam no local adequado) ou simplesmente apagadas. O uso sistemático do fórum fora das normas aqui definidas, irá resultar num primeiro aviso ao membro em causa do seu incorrecto comportamento, sendo que no caso de o mesmo persistir, será analisada pelos Administradores e pela Equipa de Moderação, a medida a tomar

:arrow: Só os membros registados é que poderão responder às mensagens do fórum. Ou seja, todas as pessoas podem aceder ao fórum, mas apenas os membros que estiverem logados (e logo que se tenham registado anteriormente) é que poderão participar nos diversos sub-fóruns.


Nome, Assinatura e Avatar/Foto Pessoal

:arrow: Todos os dados relativos ao registo de cada membro, estão acessíveis através do link Perfil (no topo da página)

:arrow: O Nome do utilizador deve ser curto (não mais do que 20 caracteres, com espaços incluídos) e, sempre que possível, era desejável que fosse utilizado o nome verdadeiro (eventualmente abreviado), mas isto não é obrigatório no registo. A equipa de moderação reserva-se o direito de após o registo somente mudar nicks para nomes verdadeiros.

:arrow: A Assinatura, que é a mensagem que irá aparecer no final de todas as mensagens que o membro colocar no fórum (caso essa opção seja activada), não deverá ser muito extensa (no máximo 4 linhas), pois isso pode contribuir para uma maior confusão na visualização das mensagens. Podem ser colocadas frases com as quais o membro se identifique, ou não, bem como mais informações sobre o mesmo, ou endereços de Internet. Não devem ainda existir menções a religiões, partidos, sexo ou algo que possa ser ofensivo aos bons costumes. Se a assinatura não for a mais adequada, os moderadores procederão à eliminação da mesma, sem qualquer aviso prévio, devendo o membro não a voltar a colocar correndo riscos de suspensão. Na Assinatura, é proibida qualquer referência comercial. Caso queira colocar uma imagem na assinatura, ela não deverá ter mais do que 100 pixels de altura e 800 pixels de largura.

:arrow: O Avatar é uma pequena imagem que pode ser associada ao registo de cada membro. O mesmo se passa com a Foto Pessoal, sendo que só aparece quando se acede ao perfil do membro. Por omissão, existem 6 galerias de imagens (Caras do ICQ, Cartoons, Smiles, Base Gallery, IPB Community Pack e Mascote Aquanet) que podem ser utilizadas. Existe ainda a possibilidade de fazer ligação a uma imagem que esteja fora do fórum, usando o respectivo endereço URL. Atenção: caso a imagem desejada não seja sua, primeiro peça autorização ao proprietário da foto para a usar! As regras, relativamente ao Avatar:

- Altura máxima: 130 pixels
- Largura máxima: 130 pixels
- Tamanho máximo do ficheiro: 20 kbytes
- Nas imagens utilizadas, não devem existir menções a religiões, partidos, sexo ou algo que possa ser ofensivo aos bons costumes. Além disso, se a imagem não for a mais adequada, os moderadores avisarão o membro. o Avatar também não poderá conter mensagens ou conotações comerciais.

Ranking

:arrow: O Ranking é uma escala que é atribuída aos membros, em função do número de mensagens que colocaram ao longo do tempo, e nada mais do que isso

:arrow: O Ranking não significa: que quem tem mais mensagens sabe mais do que outros; que quem tem mais mensagens é quem tem razão; que quem tem mais mensagens "manda" mais...

:arrow: Os níveis que existem são:
:!:Administrador os membros responsáveis pela manutenção técnica do fórum, e com autorizações plenas de intervenção em tudo o que diga respeito ao fórum.
:!:Moderador os membros que se disponibilizaram a ajudar os Administradores na árdua tarefa de dinamizar o fórum e assegurar que as regras são cumpridas. Têm permissões para apagar, mover e editar as mensagens de todos os membros, sempre que tal se justifique. Apenas os membros convidados é que podem ser Moderadores. A entrada de novos membros para a Equipa de Moderação dependerá das necessidades e disponibilidades, sendo que o percurso do membro dentro do fórum (respeitando sempre as regras) até à altura é o critério mais importante
:!:Moderador de sub-fórum os membros que se disponibilizaram a ajudar os Administradores na árdua tarefa de dinamizar um sub-fórum específico e assegurar que as regras são cumpridas. Têm permissões para apagar, mover e editar as mensagens de todos os membros, sempre que tal se justifique somente no sub-fórum do qual são moderadores. Apenas os membros convidados é que podem ser Moderadores de sub-fórum. A entrada de novos membros para a Equipa de Moderação dependerá das necessidades e disponibilidades, sendo que o percurso do membro dentro do fórum (respeitando sempre as regras) até à altura é o critério mais importante
:!:Mecenas os membros que ajudam financeiramente o fórum. Mais informações aqui.
:!:Membro os membros que colocaram mais de 25 mensagens
:!:Recém-chegado os membros que colocaram menos de 25 mensagens
:!:Visitantes são os participantes não registados, que apenas podem visualizar mensagens em áreas não bloqueadas

:arrow: Qualquer membro que seja apanhado em tentativas de aumentar ilicitamente (contra as regras) o número de mensagens, e consequentemente, o seu nível, receberá um primeiro aviso informando-o do seu incorrecto comportamento, sendo que no caso de o mesmo persistir, será analisada pelos Administradores e pela Equipa de Moderação, a medida a tomar

:arrow: É expressamente proibido, qualquer membro possuir dois registos a não ser que seja devidamente autorizado para o efeito (como no caso dos Patrocinadores), qualquer situação detectada levará à eliminação imediata da BD do membro mais recente. Sanções a aplicar ao membro original serão estudadas nestes casos.


:)Ao utilizar o fórum compreende e aceita que a equipa de moderação não tem modo de prever todas as situações que possam ocorrer neste espaço pelo que as regras do mesmo estão em constante evolução e adaptação. Compreende e aceita também que as situações que não estejam explícitas nos vários tópicos de regras do fórum, não significa que estejam implicitamente permitidas, mas sim que carecem de confirmação com a equipa de moderação.
Sabemos que cada caso é um caso e todos os casos serão analisados individualmente, mas sempre que possível as medidas a tomar serão lineares.


Em caso de dúvidas sobre estas regras, e dado que este tópico está bloqueado, é favor usar a área de Sugestões e Novidades.


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02/05/2008:



» Sobre a criação de clones e membros que pediram para sair da comunidade:

Iremos implementar modos de detetar mais facilmente e excluir imediatamente qualquer membro que tenha assumido querer sair da comunidade e posteriormente regressado sem ter expressado publicamente a sua vontade de voltar. Tal será feito independentemente de o membro em causa ter feito outro registo ou mesmo usar o mesmo registo para regressar à comunidade.

A criação de registos duplicados, vulgo clones, será punida com a expulsão de todos os registos criados, incluindo o inicial! Todos os clones detetados posteriormente, serão desativados do fórum.

Temos consciência que o fórum, o "nosso" fórum, crescerá sempre que estivermos todos a remar para o mesmo lado, a aquariofilia nacional.
Aqueles que não têm esse objetivo e cuja função principal será a desestabilizarão do fórum, seu funcionamento e comunidade, não são, naturalmente, bem vindos a esta comunidade.

Decerto que contamos com o vosso apoio nestas medidas que visam tornar cada vez mais o fórum como o "nosso" espaço de lazer de eleição, e contamos com todos para o crescimento não só quantitativo mas sobretudo qualitativo quer do fórum quer da aquariofilia nacional.

P'la equipa de moderação
MM


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06/01/2009:

» Sobre o comportamento de alguns membros em relação à equipa de moderação e em relação aos restantes membros do fórum :

Infelizmente, são diversas as pessoas que não têm qualquer pudor em lançar constantes acusações, ofensas, desconfianças, ameaças e outros "mimos" que não têm lugar nesta comunidade.

Pois bem, a partir do dia de hoje, vamos ser totalmente inflexíveis, uma vez que estas situações têm sempre carecido de provas/justificações, e os seus autores têm saído perfeitamente impunes pelas mesmas, e não hesitam em voltar a fazê-las novamente sempre que a oportunidade surge...

Toda e qualquer acusação sobre a equipa de moderação/administração do fórum como um todo, sobre membros em concreto, e sejam elas diretas ou indiretas (entenda-se por indireta a tipicamente conhecida por "mandar uma boca"), dará ao membro que as proferiu, 24horas para ou formalizar um pedido de desculpas públicas por afirmações falsas ou provar as acusações em causa. No caso de insultos, agressões e ameaças, não há nada a provar, mas sim a desculpar.

Caso tal não aconteça dar-se-à a expulsão imediata do membro. A decisão é irreversível e não é discutível por ninguém! Todos os comentários que surjam posteriormente por parte de outros membros, serão imediatamente apagados e os membros sujeitos a sanções que poderão variar em função do histórico de conduta do membro no fórum.

Após as 24h, será analisada a situação, e mesmo tendo havido pedido de desculpas, o membro será suspenso pela sua conduta incorreta. Mais uma vez, a gravidade da suspensão dependerá do historial do membro no fórum.

Nunca em situação alguma, o membro visado nos insultos, deverá responder à letra, pois ficará também ele sujeito às sanções previstas! Sempre que alguém tenha sido insultado publicamente, deverá usar o botão de alerta e reportar a situação à equipa do fórum.

Qualquer atitude que vá contra o espírito das regras, mas não contra a letra das mesmas, numa clara tentativa de utilizar as regras para fugir ás mesmas, será avaliada pela moderação, que aplicará a sanção que considerar adequada.

Salienta-se que estas regras são criadas por necessidade e não para atacar todos os membros ou limitar a sua presença no fórum, mas antes proteger todos os membros enquanto comunidade e a sua utilização do fórum de acordo com o espírito com que foi criado, o da partilha de conhecimentos, a promoção e melhoria da aquariofilia.

P'la equipa de moderação
MM


Última atualização: 06 de Janeiro de 2009

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