10 Anos depois...Bora la recomeçar


xicalhao

Recommended Posts

Ola pessoal aquatico, como diz o titulo, vou tentar fazer recomeçar este fantastico hobby

Ha uns 10 anos atras tive um aquario durante alguns anos e na altura o que me fascinava era os Discus, neons, e outros peixes que sineramente ja nao me recordo bem. Tive um aquario fantastico com montes de plantas e alguns 7 discus e uns 30 neons e a coisa ia correndo bem, mas de facto a certa altura os discus comecaram a morrer e a ficar doentes pois se bem me recordo, sao bonitos mas frageis.

 

Hoje em dia a vida mudou e tenciono voltar a montar tudo mas desta vez com os ciclideos africanos do malawi, por algumas razoes (digam-me se estiver errado)

-Sao coloridos

-Muito mais activos que os discus

-Menos "maricas" que os americanos

-Suportam mais erros na agua (acida)

-E ficam bem em aquarios com muito poucas plantas (que era algo que me tirava do serio a nivel de manutençao)

 

Estou correcto??

 

Bem, logicamente 10 anos depois estou muuuuuuito desactualizado...Leds??moonlight?? filtros Uv????

 

Por isso deixo aqui o material que tenho e deixo algumas perguntas directas de forma a que quem estiver disponivel para ajudar tenha a vida facilitada.

 

Aquario tem 1,20x0.5 ou 0.60x 0.5 ou 0.6 com 2 lamapadas fluorescentes prai com 1mt

Tenho varios termostactos 100, 200, 300 w

Areia que utilizava na altura que salvo erro era da duna do Guinxo (fervida e completamente limpa)

 

Objectivo cor, movimento, areia, pedras, e uma planta ou duas de folhas grandes

 

Perguntas:

 

1- Filtro- Um filtro de 1000 l/h chega ou 1500?? Filtro UV sim ou nao??? Para que serve?? É importante para os africanos (malawi)?

 

2-Leds?? Na minha altura durante a noite eles ficavam as escuras ahahahah...Leds moonlight ou tambem existem daylight tambem?Faz falta os tais leds nocturnos ou é so estetica? (na minha opiniao agrada me luz de noite)

 

3-Luz diaria, quantas horas??

 

4-Quantos peixes poderei por no aquario?? Ja percebi que os Afrikans sao um pouco agressivos

 

5-Co2, lembro me que na altura fiz uma coisa qualquer com uma garrafa de agua e bicarbonato de sodio salvo erro...Mas lembro-me que essa historia era para se tivesse muitas plantas, coisa que neste nao pretendo, assim sendo, faz falta ou nao??

 

6-Os parametros quimicos eu procuro :drool3: mas se houver alguem simpartico :)

 

7-Ha muita diversidade nos malawi nao ha?

 

 

Para ja acho que é tudo, aguardo a vossa ajuda

Um abraço

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas xicalhão,

 

É sempre bom ver alguém a regressar a este mundo! Eu própio sou uma destas pessoas porque, em busca de um sonho, tive que abdicar da aquariofilia mas a minha namorada, farta de me ouvir falar em aquários, resolveu oferecer-me um pequeno aquário para ir matando o vício! Portanto estou mais ou menos como tou, caímos de paraquedas após alguns anos sem estar nesse mundo. Porém vou ajudar-te no que sei :)

1 - Filtro - Posso estar enganado mas o filtro deve fazer 3 a 5X a capacidade do aquário, portanto é fazer as contas.

 

3 - Penso que a luz diária terá a ver com a quantidade de plantas que irás colocar E/OU dependendo do teu gosto pessoal e monetário mas para a qualidade de peixes que queres colocar, penso que não seram precisas muitas plantas

 

4 - Isso dependerá das caracteristicas do peixes que escolheres. Podem ser agressivos ou pacíficos aginda bem em comunidade. Aconselho-te a pesquisares bem sobre os peixes que queres colocar

 

5 - Isso de que falas é CO2 caseiro. Podes colocar se quiseres para dar mais cor e vivacidade às tuas plantas :) Atenção: Pesquisa primeiro se isso interfere com as características dos pexeis pois malawi foi uma coisa que nunca me meti nem despertou curiosidade

 

Toma atenção neste ponto: Estive algum tempo fora da aquariofilia e posso ter dito alguma coisa que esteja errada. Por favor pesquisa E/OU espera por alguém que percebe melhor do que eu! No entanto quis ajudar como tento semore ajudar quem posso!

Grande abraço,

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite xicalhao

 

Eu por acaso tenho ciclidios africanos e umas das coisas que deixei de tentar colocar no aquário foram as ditas plantas, fossem elas naturais ou artificiais, pois eles gostam de revolver a areia do fundo do aquario e de as comer.

A areia que te aconselho a colocar seria uma areia de coral, por um motivo. Aumenta-te o PH que é o ideal para os ciclidios e a nivel de decoração apenas rochas calcárias de forma a poderem ter vários esconderijos.

Os ciclidios por norma são peixes agrecivos e territoriais. Como tal não deves ter muitos num espaço muito pequeno,

Aconcelho-te sim a ter uma boa filtragem , pois é um peixe que acaba por sujar muito a agua.

Em relação á luz o ideal seriam 6 a 8h de luz artificial. Mais poderas ter problemas de algas.

Em relação a moonlight eu cá não tenho, pois tambem não gosto de dormir com luz :tongue:

 

Cumprimentos

Sergio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou completar alguma ajuda pois penso que há alguns equivocos/ ou não sendo equivocos alguma necessidade de info extra aqui.

Africanos vs Americanos:

Africanos muito mais coloridos, mais vivos, dão cor, beleza e vida à casa! os ciclideos africanos nao sao apenas um hobby mas parte da decoração domestica. Por isso é muito normal muita gente acabar com estes peixes depois de andar por varios outros.

São muito faceis de manter. Suportam muito mais erros na agua (esquecimento de TPAs, temperatura, ph, etc), coisa que com americanos seria crime.

 

-podes usar areia da praia, sempre é melhor que areia de coral, que é a pior opção. O ideal é mesmo areia fina de silica, inerte - será bom para as plantas- e segura para ser usada pelos peixes em brincadeiras, reprodução e escavações.

 

1-filtro basta 3 vezes, no entanto requerem boa oxigenação na água, logo deves colocar um bomba que faça mais que 5x a 10x. as bombas de circulação que existem hoje permitem grandes povoamentos (algo quase obrigatorio para Malawi) e maior vitalidade e qualidade de vida para os peixes, além de poupanças energeticas significativas.

-Filtro UV desnecessario

 

3- pelo que já foi dito, alem de que deves ter em conta que luz excessiva deslaiva a cor dos peixes, fica mesmo bonito... bom e bonito é colocar calhar de leds de cor fria. A maioria dos mbuna dao mesmo cabo das plantas, mesmo das mais resistentes como valisnerias, sagitarias, anubias e criptocorines, que podes colocar, mas estarão em risco. Só mesmo os fetos escapam à furia de mbunas adultos.

4- Nos Malawi a regra é sobrepovoar: a regra deve ter em conta cores diferentes de especies diferentes e uma espécie por género. Isto porque especies do mesmo género são muito proximas geneticamente, erros destes levam a agressividade e hibridismo.

Nos Tanganyika requer estudo por especie, pois há algumas que devem viver em aquario mono-especie outras que podem viver em comunitario tanganyika outras sao mesmo compativeis com ciclideos dos outros lagos. Vitoria deve viver apenas uma unica especie desse lago no aquario, em comunitario só com Malawi.

5- NÃO. Em Africanos, o importante é o peixe, as plantas servem para decorar. Não consegues fazer do aquario um jardim subaquatico.

7-Ha muita diversidade nos malawi nao ha?

-- Há muita diversidade!!! de tal forma que ideias genericas podem ser erradas. A maioria das pessoas têm mbunas cuja diferenciação é maioritariamente a cor, pouco no resto. Além de mbumas há haps, há muita diversidade de haps no Malawi aos quais podes e deves acrescentar do Vitoria. Tambem há os Tanganyika, mas nesse caso as colocações devem ter muito maior cuidado e estudo, dada a grande diversidade dos ciclideos desse lago, pois é o lago mais antigo. Basicamente os ciclideos Malawi/Vitoria sao muito simples de perceber a logica e são também mais coloridos. Basicamente deves por Mbunas ou Haps, pois os primeiros sao mais agressivos e vegetarianos e os segundo pacificos e carnivoros. Muita gente tem os dois, têm um aquario de mbunas mais calmos, mas metem golfinhos do Malawi Hap Ahli ou Red Empress que sao Haps, o que em principio nao é recomendado, mas depende dos mbuna companheiros, do tamanho do aquario e da decoração deste. O estudo deve ter em conta alimentação, comportamento e agressividade.

Editado por Quo
  • Votar + 3
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem vindo novamente a este mundo.

 

Quanto ao filtro opta pelo melhor que puderes, atendendo as suas características, volume de filtração, volume de materiais filtrantes, consumo. Isto porque num momento podes querer um tipo de peixe menos "comilhão", e depois alteras para outro com um apetite mais voraz o que requer um melhoramento do filtro. Se de inicio já tiveres um bom filtro, podes não precisar de eventuais melhorias no mesmo. Parte sempre do principio de pelo menos 5x o volume do aquário.

 

Quanto a luz vai necessitar da mesma ligada por algumas horas por dia, de modo a que o ciclo biológico dos peixes não seja afectado. Quanto a leds vs lampadas fluorescentes acho que hoje em dia as leds fazem bem a vez das fluorescentes com o respectivo valor €€€€ a compensar.

 

Para as espécies lê bem esta parte do fórum :http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=91

 

Antes de avançares muito mais mede bem os valores de pH da tua água para tomares uma decisão consciente de quais espécies escolher. O facto do que pretendes suportar "erros" não significa que os vás cometer.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

permite-me não concordar com a tua opinião Ricardo José pelos seguintes motivos:

-ciclideos africanos por regra são todos comilões.

-ciclideos africanos são todos de aguas alcalinas (do ligeiro/Vitoria ao bastante/Tanganyika)

-Nem tampouco 5X de filtro me parece bom ou suficiente para a maioria dos africanos, só porque comem mais ou menos. para que o ciclo seja feito basta 3x, para a oxigenação será necessária uma bomba de circulação, são peixes robustos e os aquarios grandes e por regra sobrepovoados, ou com o tempo ficarão, Pelo que um filtro com 5x (poderá ser caro) e na mesma um risco para os peixes por oxigenar insuficientemente.

-o links do forum contem muito parca informação sobre ciclideos africanos.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem antes de mais agradeço a todos as enooooormes explicaçoes que deram e tao detalhadas.

 

Ja tenho em mente algumas coisas

 

1- Filtro tenho hipotese de comprar um eheim 2215 ou 2217 nao sei por qual optar estou mais inclinado para o maior porque tem mais capacidade filtrante no "baldde". Tendo em conta que o meu aquario é o de 1,20 creio que deve levar uns 200 lt de agua ou mais...e com esse raciocinio o 2215 chegava pois faz algo como 600l/h...Mas tenho medo que seja pouco. Digam de vossa justiça

 

2-Quando se fala de "bomba de circulaçao" estamos a falar daquelas bombas q servem unicamente para fazer corrente na agua??? tipo umas q mandam uma "grande pressao" ??? Antigamente para oxigenar a agua usava uma boa maquineta de fazer bolhas... é com o mesmo sentido? E se o filtro tiver um bom caudal e a flauta ficar meia virada para cima nao chega para a oxigenaçao?

 

3- Os peixes vao ser sem duvida os Mbunas ate pq depois de ver isto http://img237.imageshack.us/img237/3897/mbunakj3.jpgfiquei mais entusiasmado ainda.

 

4-O aquario tenciono que seja entao com a Areia da duna do Guinxo (p quem conhece) e as pedras gostava de meter algo escuro tipo xisto ou parecido.

 

5- Lembro-me que ha 10 anos havia muita conversa em relaçao as TPA e que quando se abria o filtro apenas se lavava a esponja e que as ceramicas, la etc nao se lavava com nada.. Ainda se apoia esta opiniao??

 

6- Em relaçao as lampadas e como tenho a calha das lampadas tubulares vou usar essas...Será que ainda estao na "validade"??

 

Um abraço a todos e Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1-O Eheim classic sao bons em poupança energetica, mas sao filtros fracos. Sem bomba, nem pensar em usar apenas isso. Com bomba, faz os calculos, se estiver nas 3X podes usar, mas com atenção a entupimentos. para prevenir entupimentos, tenho no filtro colonias de physas e melanoides, resulta bem contra entupimento (normal nesses eheim), mas mesmo filtros mais fortes podem entupir. O meu não entope apesar das enormes quantidades de comida e povoamento, por ter esses santos "caracois".

 

2-Sim, servem exclusivamente para isso e é uma função importante, pois é esse movimento de ondulação e empurramento da água que torna o espaço habitavel e oxigenado. Não é uma função parva/irrelevante é importante a par da filtragem e do aquecimento.

 

As bolhinhas não são a mesma coisa, se bem que tinham o mesmo proprosito, mas fazem o serviço muito mal, com possiveis desvantagens, não servem para nada na verdade.

 

Se for um filtro potente sim bastaria, o que com os aquarios grandes que a maioria tem, sao filtros super-caros, se os houver! Não faz sentido, essa logica do filtro por litros/hora, só serve para aquarios pequenos. Para mega-aquarios de africanos, é a logica da batata! Mas um aquario 1,20 é relativamente pequeno... talvez chegue, mas nao esse 2215. Ve bem aquarios de africanos, levam (quase) sempre essa bomba. Mas se conseguires um bom filtro que consiga fazer tudo... o que é dificil na relação qualidade/preço

 

5- igual. Bom racicionio. mas podes sempre exaguar as ceramicas na água que sai do filtro por causa do "lodo" que lá se cria. (atenção que as ceramicas modernas sao diferentes das antigas, as modernas fazem o ciclo completo. syporax, matrix, etc).

 

6- com mbunas é irrelevante. poucas plantas vais conseguir manter e as plantas que conseguem viver nao precisam de grande luz, a decoração vai-se concentrar na areia e rochas.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo muito obrigado pela rapida resposta...

 

1- Em relaçao ao filtro apareceu-me de repente novo na caixa a bom um preço um velhinho Fluval 304 que faz cerca 1000l/h...Presumo que ja faça um bom caudal se tirar a flauta de entrada e meter um joelho assim para virar para cima de forma a fazer alguma agitaçao nao agua...que te parece?? Penso que com 1.20 talvez este caudal chegue.

 

2- Nem sei o que este filtro leva de matérias filtrantes para ser sincero. Mas percebi entao que aconselhas a retirar (lavar) o lodo das ceramicas c a propria agua (6lt) que esta dentro do filtro certo??

 

3- Quando perguntei aquilo das lampadas foi porque se nao estou enganado ha 10 anos falava-se de que os proprios peixes precisavam para serem mais saudaveis de "raios solares" simulados pelas lampadas... Estou errado??

Se assim for e as lampadas n servirem para nada mais do que para dar luz aos peixes acho que vou deixar as que tenho...escuso de gastar dinheiro. Ah e mesmo que meta uma planta (resistente) as lampadas nao vao fazer muita falta nao é?

 

4- A historia da moonlight pode ficar engraçada ou nao??

 

Hoje ja vou buscar areia a praia e lavar

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Não sei se é suficiente. Nota que o 3X tem em conta a filtragem e muito baixo povoamento. E, não a oxigenação e povoamento maior, daí estarem todos a recomendar 5x (que é uma boa recomendação base para quem está fora do assunto e quer arriscar com filtragem mais fraca), pois 3x pode ser insuficiente para oxigenar, além da tendencia de entupimento dos filtros, logo muita gente diz e bem 5X, já a pensar nesses casos. Penso as coisas em separado. Sei que em tempos usei a flauta virada para cima com filtragem a fazer 7X e correu bem. Podes ter é salpicos. A logica dos discus e aquarios plantados é diferente da dos ciclideos africanos, daí as tuas reticencias, penso.

 

2- as materias filtrantes compram-se de forma racional, não é qualquer coisa que se coloca para lá.Antigamente comprava-se umas ceramicas ou elas vinham no meio. O que deve vir lá devem ser ceramicas basicas, pois as ceramicas novas sao mais caras. Podes continuar com essas ceramicas, são menos eficientes, sem duvida, mas fazem o serviço base até aos nitratos.

 

3- nem sei que dizer. lol. Acho que tens questões mais importantes a ver em vez de ir por preciosismos de 10 anos atrás. Em iluminação precisas de um religio automatico diario para os peixes e plantas, algo simples de se fazer e não se pensa mais nisso.

 

4- sim. sem duvida, atualmente uso calha de leds de 1W, fica muito lindo e pesa pouco na fatura da luz, logo uso na maior parte do dia, excepto nas poucas horas para ajudar as plantas a sobreviver, em que se ligam as T5.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos e especialmente ao user Quo. Obrigado pela disponibilidade na minha reintroduçao aqui na "peixeirada"

 

Bem hoje ja comprei um filtro, antigo mas completamente novo na caixa nunca utilizado e com todas as materias filtrantes seledas. Acabou por ser um fluval 304...faz os tais 1000l/h...Vamos la ver p o que dá.

 

Para na fazer nada incorrecto surgiu-me uma duvida, a água entra pelo lado esquerdo do filtro e desce toda ate à base e começa a vir do fundo para cima passando por 3 cestos com 2 divisorias cada cesto...na caixa vinham 3 embalagens de ceramicas e 3 de carvao.

 

As duvidas que tenho sao, qual é a primeira materia filtrante ( esponja depois...e por fim....??) e o mais estranho foi que se tenho 2 compartimentos por cesto, o ultimo cesto teria um mix de ceramica e carvao...será possivel?? ou a logica é meter 3 ceramicas ao alto e do outro lado 3 carvoes ao alto?? Nao faz sentido... :whocares:

Estas materias filtrantes chegam??

 

Visto que os Mbunas gostam de agua mais alcalina pensei em ajudar com utilizaçao de pedras calcarias daquelas brancas com buracos e tuneis...Coisa que nao ta facil de encontrar. Alguem sabe onde poderá haver disso? Aqui na praia perto de casa tenho é daquelas rochas tipo redondas muita perfeitas (calhau rolado) nao sei é se sao de calcario ahahaha. Ha algum truque?

 

Temperatura agua 28º ??

 

Agora tenho a seca do Azoto para fazer....Com algum peixe ou planta?

 

Um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Xicalhao

 

No meu filtro externo tenho 3 cestos e o que na altura me indicaram foi colocar :

 

1º o primeiro cesto a entrar( o que fica no fundo ) será o de ceramica

2º o Segundo e que fica a meio o carvão activo

3º e por fim em terceiro coloquei uma esponja de carvão activo

 

Em relação as pedras poderas encontrar numa loja de animais

 

Para verificares se são alcalinas poderas fazer o teste do vinagre.( procura aqui no forum que já existe um topico)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Permitam-me que discorde com algumas das coisas que aqui foram escritas.

 

Areia de coral, sim sem duvida , é o que tenho no meu aquário, e desde que a comecei a usar, acabaram-se os buffers e químicos para elevar ph e kh.

 

Filtragem nunca, mas nunca é demais.

Quanto melhor filtragem tiveres, melhor vai estar o teu aquário, maior será o tempo de intervalo entre tpa`s, melhor desnitrificação, etc...

Na minha opinião, esse filtro não chega, no mínimo 2 desses.

Ainda para mais para aquários sobrepovoados, o que quanto a mim só tem uma vantagem, que é dispersar a agressividade dos peixes, mas isso para mim só é possível , em aquários de 1,50m no mínimo dos mínimos, e quanto maior, melhor.

 

A serem mais fáceis de manter, sim, mas se forem bem mantidos.

Isso de "aguentam tudo", não é bem assim.

Tens de ter muita atenção à alimentação, e aos parâmetros da agua.

Amónia , por exemplo, é muito mais mortal em ph`s altos do que em baixos.

 

Muita atenção na escolha das espécies.

Não juntes espécies de padrões de cor parecidos, e das grandes famílias escolhe no máximo:

1 espécie de cynotilapias

1 espécie de labidochromis

1 ou 2 espécies de metriaclima (maylandia)

1 ou 2 espécies de pseudotropheus

Poderás experimentar 1 espécie de labeotropheos.

Há quem tenha más experiências com eles, mas eu por acaso, tem corrido bem, e tenho 2 casais no meu aquário e até agora 5 estrelas.

 

tropheops e melanochromis não te aconselho, são mesmo bastante agressivos e territoriais.

 

a introdução dos peixes todos ao mesmo tempo, tambem é uma mais valia, pois não têm tempo de criar territórios.

outra coisa importante, quantos mais esconderijos e buracos tiveres, melhor.evita a disputa por eles!

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui muito obrigado pela tua opiniao...

 

Em relaçao ao filtro ja tinha pensado nisso...vou ter de arranjar outro desta dimensao.

 

A areia que meti foi na realidade areia da Praia Grande que penso que conheces pois es da Amdora..O que achas?

As rochas foram da arriba da Praia da Aguda...Segundo li no google aqui nesta zona as arribas sao todas calcarias.

 

Ja que moramos relativamente perto que loja me aconselhas Com muita variedade de Africanos? É que algumas lojas que conhecia parece que ja fecharam...lol

 

Um abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim conheço bem essa areia.

se ja metes-te deixa ficar.

a areia é boa, só acho a areia de coral melhor, precisamente por ser calcária.

 

as pedras devem servir, as que eu tenho tambem são da praia do abano.

 

lojas com africanos, sinceramente não tenho nenhuma como referencia.

lá aparece uma coisa ou outra de vez em quando, mas eu prefiro mandar vir de fora do pais.

muito mais opções, de qualidade e na maioria das vezes com melhores preços.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui obrigado pela resposta

 

Pois a areia vai ficar e as pedras tambem...experimentei com vinagre e saíam umas bolhinhas. O aquario ta montado ha 3 dias e o ph ta a 7 se nao tou em erro...

 

Consegue me fornecer esses contactos dos peixes? Mande-me Mp se preferir.

 

Vou aí dar uma volta pelas lojas da nossa zona de Lx Oeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quanto às especies que recomendas, vai de total encontro à minha opinião. Assino por baixo. 100% de acordo e dicas valiosas, sem duvida

 

Quanto a filtragem... já se falou tudo e tendo em conta o enredo que se desenrolou aqui. Assino por baixo.

 

Quanto à areia de coral e ao sobrepovoamento: 0 % de acordo, recomendo melhores leituras, em vez de opiniões avulsas que tal como as mães cada um tem as suas, e se vao de encontro a seguidismos e equivocos parecem as melhores!

 

 

A minha opinião até vai de encontro ao status quo atual e não de aquariofilia que não é do ano 2000, mas dos anos 70. tendo tu tambem agua salgada, mais chocado fico por dizeres tal coisa/e ou não teres tal noção. Pois é nos foruns de agua salgada que é melhor informado, dada a necessidade empirica para conseguir manter certos vivos.

 

 

para mim, eu so recomendaria areia fina de silica para tudo o que é peixe de água doce, para o aquario e para os nossos olhos. Mas criou.-se uma cultura feia neste forum contra essa areia e uma cultura positiva em relação a areia de coral... por causa do pH... por favor!!! cultura troglodita.

 

Se vai usar as pedras calcarias, essa areia de coral e tudo mais e para um MALAWI... a unica coisa que vai conseguir é não conseguir manter plantas.

 

Em tempos li um artigo mais para o cientifico desaconselhando essa areia de coral moido em prol da aragonite nos reefs, sem ter achado o artigo de revista (que cada um pode pesquisar por si no gOOgle), este outro sobre africanos diz aquilo que penso:

While many aquarists like to use crushed coral to helpharden the water and increase its pH, its coarseness traps a lot of debris, just like gravel and is less suited to the sand-feeding habits of this species. In fact, to influence pH at all, crushed coral should be placed in such a way that it is constantly in contact with a continuous water flow — logically making this material a rather silly choice as substrate.

 

http://fish-etc.com/fish/cichlids/requirements-keeping-cichlids

 

silly choise = escolha parva, estupida e como se diz aqui em cima: TRENGA.

 

 

Areia de coral, sim sem duvida , é o que tenho no meu aquário, e desde que a comecei a usar, acabaram-se os buffers e químicos para elevar ph e kh.

no que toca a alternativas a buffers, que nem sei porque usavas isso, quando parecia ponto assente, até na cultura deste forum é visto como má ideia.

 

resumindo, poderá ser por isto que nao achas os ciclideos africanos do Malawi resistentes?

a areia é boa, só acho a areia de coral melhor, precisamente por ser calcária.

essa resposta pareceu-me a dizer que agua da torneira e agua do mar nao sao ambas água... uma deve ser agua a outra deve ser vinho! A areia de praia vai ter os mesmos efeitos que a de coral no aquário. Pois a areia de praia é muita dela restos de conchas e até de coral.

 

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que os malawis são resistentes, agora dai a aguentarem tudo, é outra conversa...

 

a agua da minha zona tem valores de ph a rondar os 7, e valores de kh muito baixos, o que origina flutuações de ph como deves saber.

num aquario maturado, e com uma grande litragem e consequentemente grande quantidade de peixes e matéria organica, a tendencia é sempre para mandar o ph para baixo.

na minha 1ª montagem com malawis, usei a areia de silica, e o que acontecia é que cada vez que fazia tpa, la tinha de entrar o bicarbonato em acção, para levantar o kh para valores que fizessem tampão para um ph mais elevado.

 

as teorias "old school" têm obviamente o seu valor , agora uma coisa tens de ver , antigamente não havia a panoplia de equipamentos e utensilios que ha hoje, logo temos que fazer as omoletes com os ovos que temos.

mantenho aquarios desde os meus 10 anos, ou seja ha 20 anos, e desde que nasci sempre houve aquarios em minha casa.o meu pai sempre os teve, e tinha um circulo de amigos que tambem os tinham, inclusivamente um deles trabalhava no aquario vasco da gama, onde passei muitas horas a aprender com biologos e malta que amava mesmo a aquariofilia.

 

cada um tem o seu entendimento, e até prova em contrario, todos podem estar certos.

para as minhas necessidades, esta foi a melhor estrátégia que arranjei.

 

quanto a essa teoria que apresentas, lá está , é só mais uma, que vale o que vale!

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem uma semana depois de ter o aquario a bombar com o filtro agua pedras e areia fiz os testes.

 

Agua 28º

 

Ph- nao sei bem porque sinceramente ainda nao afinei o olho com estas cores mas creio que algo entre 7 e 8...talvez 7.5

 

kh- 7

 

gh- 6

 

no2-0

 

Ainda nao fiz nenhuma TPA.

 

Entretanto mandei la para dentro um SERA BIO NITRIVEC depois de fazer as mediçoes da agua.

 

Amanha depois daquele nevoeiro acentar vejo os valores. E faço ja a primeira muda??

 

Ja se pode meter uns peixitos?

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que os malawis são resistentes, agora dai a aguentarem tudo, é outra conversa...

Sim, estamos a falar entre pessoas com alguns conhecimentos e não novatos completos, que por não terem conhecimentos básicos cometem erros que nós nunca fariamos. Não estava a pensar na questão do ciclo e micro-aquarios, mas nas situações de pessoas que têm peixes há muito tempo, e esquecem a manutenção básica. Temos um aquario para cuidar, mas esquecimentos de manutenção revelam não ser problematicos. A manutenção depois de esquecimentos, apenas origina desovas em massa. Além destes nao serem peixes propriamente de agua quente, mas de aguas mornas, pelo que como é evidente suportam temperaturas inferiores à dos ciclideos sul-americanos que conhecemos. Tambem nao sao muito substeptiveis a doenças, apenas a obesidade. Torna-os no geral, muito resistentes pelos nossos padrões de manutenção domestica.

 

as teorias "old school" têm obviamente o seu valor , agora uma coisa tens de ver , antigamente não havia a panoplia de equipamentos e utensilios que ha hoje, logo temos que fazer as omoletes com os ovos que temos.

mantenho aquarios desde os meus 10 anos, ou seja ha 20 anos, e desde que nasci sempre houve aquarios em minha casa.o meu pai sempre os teve, e tinha um circulo de amigos que tambem os tinham, inclusivamente um deles trabalhava no aquario vasco da gama, onde passei muitas horas a aprender com biologos e malta que amava mesmo a aquariofilia.

Se o teu problema é pH e sem teres que usar buffers, nem tampouco areões desadequados, a solução é bastante simples e pratica, colocar pedaços de conchas no filtro.

 

Os conhecimentos da velha-guarda valem o que valem... não se comparam aos de hoje (principalmente depois do ano 2000) em que a Era da Internet e da troca de conhecimentos global entrou em cena. E, isso faz toda a diferença, para além dos avanços tecnologicos e cientificos normais.

 

Ontem estive aí em Lisboa ao Oceanario, uma das coisas mais fantasticas que já vi. Eles mantêm algumas coisas dificeis lá, estou a falar obviamente de água salgada.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, quer-me parecer que foi aqui criada uma saudavel "discussao" que pode vir a ser muito util a todos...

 

Bem depois de introduzir aquele SERA BIO NITRIVEC a agua ficou completamente turva e agora 36h depois ainda esta um bocado. Faço uma TPA e lavagem de filtro?? 30%??

Aqui seguem as fotos

 

output_zpsnxzyd7b8.jpg[/url]

output_zps58ekio6y.jpg[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.