10 Anos depois...Bora la recomeçar


xicalhao

Recommended Posts

Depois de ver videos underwater do lago malawi cheguei a conclusao que aquilo é mais calhau que outra coisa entao meti mais umas quantas com grutas etc.

As pedras estao bem apoiadas e encostadas... Eu ja lhes mexi com alguma força e elas ficaram quietas.

Entretanto tou com o Ph entre 7.5 e 8 nao consigo perceber mas tenho o kh e gh a 3 e 4 respectivamente...tenho de subir isto n sei como.

Entretanto mando uma actualizaçao dos calhaus.

Ja agora, a bomba de circulaçao devo deixar um bocadinho de fora de forma a fazer redemoinho e apanhar ar ca fora para mandar bolhas para baixo de agua?

 

IMG-20150119-WA0012_zpsyvrppjmf.jpeg

IMG-20150119-WA0014_zpshq5eiyss.jpeg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a bomba de circulação apenas precisa de fazer uma leve ondulação na superfície da agua, além da normal redistribuição de água, isso é que vai oxigenar a água, nao precisa de qualquer bolha ou barulho, nem isso é recomendado pelos fabricantes (mau uso do equipamento).

 

A planta parece uma anubia, logo só as raizes podem ser enterradas, nunca o risoma.

 

Em aquascaping só se usa um tipo de rocha.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvao nao é uma materia para uso regular. Mas para limpezas a fundo do aquario: como por exemplo, riscos domesticos (insecticidas no ar, detergentes) e medicação no aquário. O carvao é incompativel com plantas por limpar tudo, até nutrientes.

As ceramicas preferenciais sao Seachem Matrix ou Sera Syporax, que fazem o ciclo completo. Tambem podes usar Seachem Purigen para cristalizar a água.

Podes tambem combinar com ceramicas normais, se tiveres, se não, nao gastes dinheiro nisso.

No filtro eu gosto muito de areão de lava normal, boa colonização de bacterias.

Também gosto das esponjas azuis da Eheim: sao reutilizaveis e de limpeza facil. Visto que nao podemos tocar muito nas outras materias, as esponjas é o que vamos limpar mais na manutenção.

uso retrito/evitar (ocorre no forum, mas nao recomendado):
bioballs - são bastante ineficientes.
La de vidro - largam pequenas partículas e acumulam detritos até entupir. Só numa situação em que tens agua turva, depois de um aquascape, metes deixas limpar e depois tiras e metes fora.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo sempre disponivel para esclarecimentos bem fundamentados. OBRIGADO

 

Hoje tive a fazer uma tpa 30% e deparei me com uma situaçao, logicamente o lodo das ceramicas e e ate talvez as esponjas, se deve lavar c agua do aquario ou do filtro, assim sendo depois de virar a agua para um balde e tirar o lodo dessas massas filtrantes preciso de voltar a encher o filtro de forma aque nao desferre...assim sendo, como faço?? Se meter agua da torneira para encher o filtro (5L) é o mesmo que ter lavado as ceramicas com agua da torneira e provavelmente matar as colonias, correcto??

 

Alguem usa aquele FLuval anti amoniaco?? Ja li por aí que areia dos gatos é quase a mesma coisa desde que seja Zeolita

 

Um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas porque precisas de anti amoniaco???

não inventes, quanto mais quimicos meteres no aquario , pior.

podes voltar a encher o filtro com agua do aquario.

 

não laves sempre as ceramicas , lava só as esponjas , porque ao lavares as ceramicas , estas a limpar tambem as bactérias, o que não vai dár bom resultado.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já foi muito bem respondido pelo Rui. A agua usada para encher o filtro é a do aquario. Podes é repor a agua do aquario (no proprio aquario) com agua da torneira. Faço sempre dessa forma. Da torneira directamente para o filtro é irresponsabilidade.

 

Para combater o lodo, uso physas e melanoides no filtro. E funciona bem... dao conta do recado, mesmo tendo em conta que e dou vegetais com alguma regularidade.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.