Garfield Publicado Maio 13, 2005 Publicado Maio 13, 2005 Tenho a possibilidade de arranjar fluorescentes compactas de 24W (1425 lm), com 6000Kº e 85 de CRI . Abaixo disto, apenas com 4000Kº. O que acham de uma luminária apenas com as tais de 6000Kº ? Será suficiente para um bom plantado ? Garfield
Rui_Patricio Publicado: Maio 13, 2005 Publicado: Maio 13, 2005 Esta a perguntar pela temperatura de cor, certo? Pelo que tenho visto o ideal em relação a temperatura de cor é ter varias lampedas com espectro diferente, de modo a ter uma iluminação total com um espectro mais alargado, para o caso de se usar uma unica lampeda, eu acho que o ideal é 6500K. "Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel." "Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos." Leis de Murphy
Garfield Publicado: Maio 14, 2005 Autor Publicado: Maio 14, 2005 O projecto passa por usar lâmpadas que são baratas no seu conjunto (as compactas têm balastro integrado) e por serem compactas (pode-se criar uma luminária de alta intensidade em pouco espaço). Mas só conheço compactas com um máximo de 6000Kº. Claro que poderia criar uma luminária que, além de incluir as compactas, também incluisse uma ou duas T8, por exemplo, de modo a poder alargar o espectro. Eu sei que para um aspecto "luz-do-dia", a temperatura da côr deve-se situar entre os 5600Kº e os 6500Kº. Como 6000Kº é um ponto intermédio, o que eu gostaria de saber é se as experiências pessoais de alguns membros acham que este setup será suficiente ou se deverá ser projectado de modo a poder incluir outras lâmpadas com outra côr. Garfield
Brunex Publicado: Maio 14, 2005 Publicado: Maio 14, 2005 oi olha eu usaria sem qualquer problemas. essa cor de lampadas tem uma cor branca que eu aprecio. por exemplo no meu aquario tenho 4 lampadas de 6500k mais 2 gro-lux que acho que têm 2700k (não tenho a certeza mas anda à volta disso), ou seja tenho 4 lampadas brancas com 2 rosadas cujo efeito branco se sobrepõe e não desgosto. o que eu não colocaria por exemplo era 6 rosadas porque ai o efeito fica muito rosa. no teu caso poria só de 6000k sem qualquer problema, pelo menos falando do meu gosto pessoal. de qualquer maneira há quem use também lampadas fora dos tais 5600-6500k e tem bons resultados com plantas. isso tudo também depende dos espectros....por exemplo a gro-lux como te disse cai fora da temperatura recomendada e no entanto são ideais para estimular o crescimento das plantas porque tem espectros ideais para a fotossintese. tenta pelo menos saber melhor quais os espectros dessa lampada e tira as conclusoes segundo as informações desse site em baixo: http://www.aquahobby.com/articles/b_luz.php http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php Espero ter ajudado abraço
Luís D. Publicado: Maio 14, 2005 Publicado: Maio 14, 2005 Boas, Em relação as FC de 6000K o problema está, tal como disse o Brunex, no espectro. Para as plantas a temperatura da cor não é uma referência fiel, uma vez que é bastante vaga. Os K indicam o tipo de cor que a lâmpada dá mas não o espectro em que elas imitem, especialmente se estiver-mos a falar de lâmpadas não-aquariofilias por defenição. Para te dar um exemplo, em duas lampadas de 6500K podes ter uma que é muito boa para plantas e outra que é péssima. Ambas têm a mesma temperatura de cor, só que uma imite no espectro vermelho e a outra não. Para as plantas é necessário um espectro vermelho e azul, com maior incidência no vermelho, já que as plantas tiram maior proveito da luz imitida neste espectro. Daí as lampadas para plantas parecerem mais rosadas, porque imitem sobretudo na zona vermelha do espectro. Eu tenho uma lampada OSRAM FC de 9W(tipo aquelas de secretária) com 6000K e no meu caso o espectro não é suficiente para grande parte das plantas porque tem pouco vermelho. Há plantas que crescem com aquela luz mas parte delas pára de crescer ou cresce muito, mas mesmo muito, lentamente. Uma grande vantagem destas lampadas é o número de lumens por Watt, que é maior que nas Fluorescentes normais. Aconselho-te a dares uma vista de olhos nas lojas, sobretudo uma online que têm lampadas compactas próprias para aquários. Suponho que tenham mais vermelhos do que aquelas que estão disponíveis nas lojas de iluminação mas aconselho-te a certificares-te disso. O meu conselho caso não encontres lâmpadas adequadas, é utilizares T8 para te darem os vermelhos que normalmente faltam nas lâmpadas de 6000K. ~*~ Green Shark ~*~ Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...
Recommended Posts