Projeto Outono


Nuno Prazeres

Recommended Posts

Enquanto não encontrar outra Nymphaea vou.

 

Agora ela não está de facto muito saudável. Estou com esperança que a poda gigante que fiz nas flutuantes me resolva o problema. Se não tenho que replantar o bolbo noutro vaso com substrato mais fértil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Video publicado há algumas horas.

 

Dá para identificar o Nannostomus eques e o Nannostomus unifasciatus. O resto não faço ideia.

 

Atendendo a outras filmagens do autor, penso ser na bacia do Rio Negro.

 

É impressionante a calma dos peixes pequenos perante os peixes lobo e as Crenicichlas.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esta lindíssimo este aquário, diria uma representação praticamente perfeita do rio negro .

vai actualizando o tópico.

 

Abraço Ângelo

 

Obrigado!

 

De facto excedeu mesmo as minhas melhores expetativas mas ainda lhe faltam uns toques valentes, nomeadamente mais duas espécies de peixes (Hyphessobrycon bentosi e Dicrossus filamentosus), meter folhas mais "credíves" e arranjar umas Nymphaea amazonus, Nessa altura provavelmente retiro as flutuantes.

 

Entretanto, por falar nisso, as Limnobium laevigatum estão a dar flor!

 

k8nqgBq.jpg?3

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outro detalhe é uma maquina fotográfica decente! :P

 

Heheheheh!!!!

 

Preocupam-me mais "detalhes" destes:

 

2213701657_2f13d5ebcf.jpg

 

Este gráfico representa a curva anual do nível das águas do Rio Negro.

 

Ou seja: a época da grande cheia e consequentemente das desovas vai arrancar muito brevemente.

 

Está na altura de apertar com as TPAs de água desmineralizada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto é aquariofilia de outro nível xD

 

:rolleyes:

 

Acho que não. Com a internet não há desculpa para não se fazer o melhor pelos nossos seres vivos.

 

É coisa que não havia quando comecei na aquariofilia.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não encontro palavras para classificar. Parabéns.

 

Tenho seguido os teus tópicos, para aprender muito contigo.

 

Algumas das imagens que mostras do aquário, parecem as que tenho na "assinatura".

 

A natureza é perfeita e aparentemente simples.

Tentar imitá-la é que se torna um bocadinho mais complicado... Essa deve ser a parte (a de tudo o que seja complicado) que gostas mais, e que te fascina.

 

Fico ansioso por ver mais e mais, seja deste projecto, seja de outros.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não encontro palavras para classificar. Parabéns.

 

Tenho seguido os teus tópicos, para aprender muito contigo.

 

Algumas das imagens que mostras do aquário, parecem as que tenho na "assinatura".

 

A natureza é perfeita e aparentemente simples.

Tentar imitá-la é que se torna um bocadinho mais complicado... Essa deve ser a parte (a de tudo o que seja complicado) que gostas mais, e que te fascina.

 

Fico ansioso por ver mais e mais, seja deste projecto, seja de outros.

 

 

Obrigado.

 

Eu é que não encontro palavras para responder. :oops:

 

Este meu pequeno mundo ainda está a léguas de distância de outros do género que aparecem nos concursos da especialidade.

 

Já cometi alguns erros capitais com ele que, felizmente não tendo consequências nos peixes, ainda assim, não me irão permitir chegar onde queria (um sistema mais auto sustentado onde as desovas fossem viáveis sem intervenção).

 

Se apesar disso serviu para ajudar alguém a cuidar melhor dos seus ambientes por via do que se tem aqui partilhado, já mereceu completamente a pena.

 

Mais uma vez obrigado pelas tuas palavras que me tocaram bastante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nada de novo além duma poda gigante nas flutuantes.

 

A rapaziada das guelras continua feliz e contente comendo pulgões das plantas, daphnia e agora larvas de mosquito dum lago que tenho em frente a casa.

 

Os N. eques desovam frequentemente para grande gozo dos cardinais que seguem o cortejo nupcial e fazem um festim com os ovos.

 

Cometi um pecado capital com este sistema: peixes a mais.

 

São poucos para a litragem mas muitos e da espécie errada para ser viável uma solução eficiente para reprodução sem intervenção.

 

Por conseguinte estou a pensar em assumir as consequências do erro e avançar para outras espécies já.

 

Dicrossus filamentosus - se souberem onde comprar 5 juvenis, digam por MP.

 

Nannostumus unifasciatus - tenho 2 que vieram por engano mas gosto deles e queria mais uns 3.

 

Carnigela strigata (machadinha castanha) - quero 7

 

Nannostomus trifasciatus - queria entre 8 e 10.

 

Hyphessobrycon bentosi - 10

 

Não vai entrar tudo seguramente. Muito menos mais duma espécie duma só vez.

 

A única segura é o D. filamentosus.

 

Todas estas espécies aparecem em videos filmados no médio Rio Negro.

 

Esse ponto é inegociável! :)

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

conseguiste meter as tuas dalphnias a bombar? eu não tive sorte! a colonia foi a vida!

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegui gerar duas colónias. Uma ao ar livre e a outra dentro de casa (mas muito exposta à luz solar) num vaso de vidro que nem 3 litros leva.

 

Esta última está apenas a servir de reserva (não vá a outra estoirar) mas já vai na 3.ª ou 4-ª geração de Daphnia.

Esta colónia é mais produtiva porque deve ter a água 5 ou 6 graus acima da outra que está ao sabor dos elementos.

Só a iniciei com uma que lá meti com uma pipeta! Andou ali 3 ou 4 dias sozinha e depois começou a produzir. São todas clones dessa!

 

O segredo? Água muito maturada com folhas seca (sempre as folhas :naughty: ) no fundo pelo menos um mês. Depois é apanhar luz solar e juntar fermento de padeiro sempre em pouca quantidade. A água tem que ficar cristalina em dois dias, máximo três dias. Se não ficar é porque se exagerou e o mais provável é a cultura ir abaixo.

 

Este é o método que sempre usei. Admito que seja possível fazer melhor. Gostava de começar a usar spirulina, por exemplo. O ganho nutricional para os peixes deve ser brutal.

Editado por Nuno Prazeres
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daphnia: Isso merece segunda tentativa!!!

 

Entretanto aqui, depois da TPA semanal (125 litros de RO/DI)...

 

TDS: 32 ppm

pH: 6,14

 

O pH continua surpreendentemente alto. Tenho espremido meio limão lá para dentro a cada TPA. Tem ajudado qualquer coisa e finalmente está perto do intervalo 5,0-6,0 que procuro.

A mineralização ainda pode descer um pouco mas não muito mais. Diria que 20 ppm será o limite da razoabilidade. Menos do que isso provocará variações de pH enormes entre o dia (pH alto) e a noite (pH baixo). Estas variações ocorrem na natureza e até são benéficas para muitas espécies mas convém que não ultrapassem 0,30.

 

O Dióxido de Carbono que existe dissolvido acidifica a água mas durante o dia é consumido pelas plantas e algas. À noite é expelido por elas. Isso provoca variações intradiárias de ácido carbónico e consequentemente de pH. Quanto mais baixo for o KH da água e mais alta a atividade de fotossíntese, maiores serão as variações diárias de pH. Daí ser de evitar em sistemas fechados (mesmo que sejam maiores do que a média como é o caso) ter mineralizações excessivamente baixas.

 

Acima de 6,0 os Dicrossus ficam em risco. Antes de os introduzir no sistema tenho que atingir a estabilidade de parâmetros nesses intervalos.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho de ir a tua casa tirar umas fotos decentes a esse menino! :P

 

Olha que não é nada fácil.

 

Estas já foram tiradas com uma máquina de jeito. O dono dela queixou-se amargamente da dificuldade em gerir os leds, as flutuantes e a água amarelada. O autofocus andava sempre passado dos carretos.

 

Os neons não param quietos o que também não ajuda.

 

A objetiva usada não seria a melhor para isto mas sempre fez um bocadinho melhor que o meu iPhone.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Olha que não é nada fácil.

 

Estas já foram tiradas com uma máquina de jeito. O dono dela queixou-se amargamente da dificuldade em gerir os leds, as flutuantes e a água amarelada. O autofocus andava sempre passado dos carretos.

 

Os neons não param quietos o que também não ajuda.

 

A objetiva usada não seria a melhor para isto mas sempre fez um bocadinho melhor que o meu iPhone.

Boas,

 

Esse também é o meu grande problema.

Não basta ter um aquário, também é preciso ter um curso de fotografia e algum t€€mpo para investir em equipamento fotográfico. :confused4:

Ainda não consegui treinar as minhas micro-piranhas, para que não entrem em modo de fuga, sempre que aproximo o android.

Os escalares são os únicos com jeitinho para posar.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Obrigado!

 

De facto excedeu mesmo as minhas melhores expetativas mas ainda lhe faltam uns toques valentes, nomeadamente mais duas espécies de peixes (Hyphessobrycon bentosi e Dicrossus filamentosus), meter folhas mais "credíves" e arranjar umas Nymphaea amazonus, Nessa altura provavelmente retiro as flutuantes.

 

Entretanto, por falar nisso, as Limnobium laevigatum estão a dar flor!

 

k8nqgBq.jpg?3

 

Altamente! Nunca tinha visto! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse também é o meu grande problema.

Não basta ter um aquário, também é preciso ter um curso de fotografia e algum t€€mpo para investir em equipamento fotográfico. :confused4:

Ainda não consegui treinar as minhas micro-piranhas, para que não entrem em modo de fuga, sempre que aproximo o android.

Os escalares são os únicos com jeitinho para posar.

 

Pois eu tenho o mesmo problema. Os cardinais são do pior. Depois os peixes lápis ficam quietinhos mas, para chatear, é uma quietude aparente já que o corpo fica imóvel mas as barbatanas mexem tipo colibri o que prejudica fortemente a foto.

 

 

Altamente! Nunca tinha visto! :)

 

Eu também não, Nem fazia ideia que floriam... :) Deve ser da primavera...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.