O meu 1º áqua mais a sério (54L)


Ana Camoesas

Recommended Posts

Olá, olá!

 

Finlmente consegui montar o aquário e pô-lo a ciclar!

 

Dos planos de um plantado passámos para ciclídeos e terminámos com um comunitário... Faltam alguns "apontamentos verdes" que vou buscar mais logo mas gostáva que me dessem a vossa opinião relativamente ao hardscape... o que vos parece?

 

A ideia é acrescentar algumas (poucas) anúbias anãs e, para disfarçar um pouco mais o termostato e o filtro, também valisnérias... O que me dizem?

 

Relativamente ao fundo, estamos indecisos entre deixar como está ou colocar um fundo preto... opiniões?

 

2462zv6.jpg

 

2i39v.jpg

 

2mnry81.jpg

 

2d82rna.jpg

 

 

Então vamos lá apresentar o áqua...

 

Material:
- Aquário: 60x30x30cm (54L)

- Filtro: Aquapor Q-300 (a aguardar upgrade urgente... Pode ser que o Pai Natal deixe um no sapatinho!!!)

- Termostato: Aquapor (26º)

- Iluminação: T5-15w (a aguardar upgrade para 25w)

Hardscape:
- Substrato (não fértil): areão preto

- Rochas basálticas e xistos (recolhidos na Foz d´Alge)

Flora:

- Anubias anãs (vão entrar hoje)

- Valisnérias (vão entrar hoje)


Fauna (para entrar a pouco e pouco enquanto acaba de ciclar):

- Guppys endler (cardume);

- Néons (cardume);

- Equipa de limpeza: camarões e... (ainda em aberto em função das necessidades).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia :) Antes de mais deixe me dar as boas vindas a este maravilhoso mundo!

Só quero dar dois apontamento: Esses veios brancos que tem nas rochas são minerais carbonatados? É que se forem cuidado com o pH! Faça um teste rápido com vinagre: Tire uma dessas rochas, e nesses veio raspe um pouco com uma faca até fazer um pouco de pó. Dei te umas gotas de vinagre/limão ou um ácido qualquer, se fizer efervescência é para tirar, se não pode deixar. Como estudante de Geologia quase que aposto que são carbonatos! Outro apontamento é em relação à fauna. Sei que guppys "normais" e camarões não dá muito bom resultado! Agora não sei se os endler é igual ou não! E o cardume de guppys tem que ter atenção à proporção macho/fêmea (1m para cada 3f).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para substituir os camarões tem sempre os ottos (limpa vidros) ou então tem outros invertebrados como alguns caracóis, podem ser os que vem nas plantas de vez em quando. Tem que ter atenção que estes podem virar "praga"! Ou arranja maneira de controlar isso (com uns helenas) ou então tem que ter atenção à comida que coloca para os peixes. Pelo que tenho lido a população vai estabilizando com o tempo :) Mas espere opiniões de pessoas mais experientes :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Acro!

 

Obrigada pelos comentários! Em relação às rochas, já tinha feito o teste com vinagre e não reagem... foi por isso que as usámos. Relativamente à fauna, ainda está em estudo a equipa de limpeza mas não quero peixes que se desenvolvam muito devido ao tamanho do áqua... vamos ver o que será necessário à medida que as algas forem ou não aparecendo e depois logo se vê.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ottos não crescem muito! Pelo menos os meus não xD Na loja que lhe disse sei que existem ottos. Pode arranjar umas coridoras, são bichos lindos :P Eu tenho umas 5 coridoras pigmeu e adoro! se pudesse comprava mais umas. Mas sim vá lendo tópicos, pesquise na net, etc. Mas como lhe disse espere por opiniões mais experientes, sou um novato nisto ainda


Em relação as pedras, não quero por em causa o que disse, mas sinceramente isso não me parece basalto e parece me veios de calcite xD Mas posso estar enganado! Estou a ver isso em fotos, mas pronto! Experimente mas vá controlando o pH para ter a certeza

Editado por Acro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já esta muito bonito :drool3:

 

Só falta é animais e plantas :drool3: para dar vida a esse espaço :smile2:

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ana

 

Não gosto muito dessa pedra na frente... é muito grande para estar ai, se eu fosse a ti colocava uma pedra mais pequena ou entao encontava essa mais atrás

 

De resto acho que está engraçado :)

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola esta um óptimo protejo mas desde já devo alertar as pedras devem ser fervidas em agua quente com sal uns 15min para eliminar possíveis bactérias. E não acho boa ideia misturar guppys com camarões...

Estes não tem la uma boa relação...

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente! Obrigada pelos vossos comentários!

 

Magikarp, também tive algumas dúvidas relativamente a essa rocha mas experinmentámos várias posições e com e sem rocha mas o meu marido adora vê-la ali... assim sendo, para já vai ficar.

 

Luís Paulo Lobo, apesar de nos terem dito e termos lido que atualmente há quem considere que não é necessário ferver as rochas, optámos pela "velha guarda" e foi tudo bem fervido... mas obrigada pela dica!

 

O áqua já tem algumas plantas desde sábado à noite (queremos manter algo muito simples e económico uma vez que é o 1º áqua mais a sério, para ganharmos experiência e, mais tarde, eventualmente, montarmos um plantado) e realmente ganha logo outra vida! Continua a ciclar ainda sem fauna... que está de novo em aberto: possivelmente vamos desistir dos Endler e optar por peixes de zonas mais semelhantes entre si e com cores vivas mas está ainda tudo por decidir relativamente a este aspeto.

 

O fundo será preto mas surgiu-me nova dúvida : como é que se "prende" a cartolina ao áqua? Com cola ou fita-cola entre a cartolina e o áqua penso que se vai notar...

 

... E um novo problema: desde que liguei o filtro, com a água a cair na superfície, tenho uma espécie de espuma à superfície (como já referido noutro tópico). Já sei que podem ser diversas as causas (algas ou a superfície gordurosa que aparece em alguns aqários) e para já parece-me que vou deixar ciclar e ver o que acontece... O que vos parece? Alguém tem mais dicas do que poderá ser e conselhos a dar quanto ao que fazer?

 

Bom, vamos lá atualizar então o setup...

 

Flora:

- anúbia (barteri var. nana)

- vallisneria (spiralis ´Tiger´)

- cryptocoryne (beckettii ´Petchili´)

- crinum (calamistratum)

 

(Com "Nutrition Cpasules" da Tropica)

 

E agora algumas fotos (desculpem a qualidade!)...

 

fbc4ew.jpg

 

2eyb0g0.jpg

 

2h2melv.jpg

 

o0ymc4.jpg

 

O que vos parece? Têm sugestões ou conselhos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta uma montagem simples mas elegante, quanto a espuma eu resolvi o meu problema que era o mesmo que o teu fazendo uma nova limpeza, lógico que da mais trabalho mas os resultados são satisfatórios, quanto a iluminação não te esqueças no máximo 8 horas diárias não precisas de mais.

 

A cartolina colocas na parte de trás do aquário e com fita cola transparente prendes na laterais, e claro que se vai notar sempre, em alternativa podes colocar papel aderente, do que encaderna os livros, e uma solução mais dispendiosa mas se for vinyl e mais caro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia a todos mais uma vez!



Passadas cerca de 2 semanas da montagem e início da ciclagem do áqua com Nutrafin Cycle, e depois de resolvidos apenas com tempo os problemas iniciais - água turva (clarificou ao fim ds 3 dias) e espuma (desapareceu quando o filtro ficou todo dentro de água sem jacto a fazer de chuveiro) -, pensámos estar "a braços" com o aparecimento das malfadadas algas e pedimos ajuda numa loja de aquariofilia reconhecida... afinal parece que é apenas sujidade! Íamos também preparados para nos testarem a água e adquirirmos o primeiro habitante para o áqua e, apesar de não terem podido testar a água, infelizmente acabaram por nos convencer a trazer na mesma um ancistrus.



Em casa verificámos que o saco onde vinha acondiconado o peixe havia vertido bastante água e acabámos por ter que o colocar no áqua ainda antes de realizar os testes; uma vez realizados, soa o alarme: embora a maioria dos valores não sejam ainda os desejados, são os normais num aquário novo e, segundo as informações em tabela, amómia (2.4), nitritos (3.3) e nitratos (50) não são prejudiciais mas o ph está muito baixo!!! (5.0-5.5)



Na loja aconselharam-me a voltar a testar a água hoje ao fim do dia (24h depois da entrada do ancistrus no sistema) e, se necessário, realizar uma TPA... Havendo já nitratos, farei hoje uma TPA mas, uma vez que o ph está tão baixo, não sei se não a deveria fazer já (e não esperar pelo fim do dia) para subir um pouco o ph (uma vez que a água da torneira tem um ph de 6.5). Alguém me dá uma ajuda? Que outras medidas devo adotar?



Apesar de estar a tentar fazer as coisas com calna, há tantas opiniões diferentes que me parece que estes erros infelizmente acabam por acontecer... vamos lá ver é se não é o pequeno ancistrus a pagar por ele! :(



Desde já obrigada pelas ajudas que possam dar!


Editado por Ana Camoesas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

Pelo que já fui aprendendo nessa situação deves fazer TPA's diárias (5L porque o aqua é pequeno e também não queres provocar variações muito bruscas)... e, tal como disseste, sempre te vai corrigindo o pH e retirando a amónia nitritos.

 

Boa sorte

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente!

 

Apesar das TPAs com bicarbonato de sódio continuo com o ph demasiado baixo, vou ter que arranjar umas conchas e/ou uma pedra calcária para ver se ajuda a controlar a situação. Entretanto, infelizmente o meu ancistrus, apesar de estar a resistir, não parece muito saudável... vamos ver como ultrapassa estas dificuldades... :(

 

Uma vez que a água que estou a usar tem o ph 6.5 e ainda só tinha plantas, não havendo troncos para baixar o ph, não estou a perceber porque é que isto está a acontecer... As bactérias ou o anticloro que adiciono poderão ter este efeito? Já estou a ponderar desmontar o áqua e recomeçar tudo de novo, deixando-o a ciclar sem adicionar nada durante um mês e com um filtro externo - Fluval 106 - já a funcionar!

 

Sujestões ou ajudas são muito bem vindas!

 

Boas festas!!!

Editado por Ana Camoesas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, olá!

 

Continuo sem perceber porque é que o ph da água desceu tanto mas, segundo o meu pai, que há muitos anos também teve áquas e que faz da química a sua profissão, a água que tenho disponível já tem o ph demasiado baixo, é pouco dura e, consequentemente, também com baixa alcalinidade (como já havia sugerido o Filipe Coutinho)... Vou mesmo ter que arranjar umas conchas e uma pedra calcária!

 

Entretanto, com nova TPA com bicarbonato de sódio, consegui estabilizar a água e o meu ancistrus nos últimos dias tem-se mostrado mais feliz, deixando-se observar de vez em quando.

 

Vamos ver se é hoje que lhe vamos buscar mais alguns companheiros... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.