Aquário hospital


Visitante

Recommended Posts

Boas

 

Antes que mais, estive indeciso onde colocar este tópico. Se aqui, se no equipamento, se no geral, mas como o aquário hospital faz falta quando ocorrem doenças ...

 

Hoje de manhã alguns neons e um pitbull surgiram com uns pequenos pontos brancos. Estive a investigar e concluí que se trata da mancha branca. A forma de tratamento que vou optar é a administração de remédio específico no próprio aquário, pois pelo que li este é um daqueles casos em que o tratamento tem de ser feito no próprio aquário para eliminar o parasita tanto nos peixes como na água.

 

Agora a minha dúvida surge no caso de ter sido algo que me obrigasse a recorrer a um aquário hospital. Já li que este aquário deve ser estabelecido utilizando a água de uma troca de água no aquário principal, deve ter uma ligeira decoração que ofereça algum abrigo (algum areão, uma pequena jarra e uma planta artificial), aquecimento e filtragem. A iluminação é dispensável.

 

Ora a minha dúvida é com a filtragem. Se este aquário só é estabelecido quando faz falta, se eu tiver por exemplo um filtro interior motorizado de reserva para esta situação, quando o coloco a funcionar não tenho as colónias de bactérias necessárias estabelecidas. Para referência eu no aquário principal (87L) tenho um filtro interior motorizado.

 

Gostava de saber as vossas opiniões e como resolvem a questão da filtragem no aquário hospital, nomeadamente com que tipo de filtragem (interior, fundo, exterior) e como solucionar a falta das colónias de bactérias.

 

Obrigado.

 

Um abraço

 

Ricardo BORDEIRA Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu acho q se pode utilizar parte da materia filtrante do filtro do aqua principial ou um 2filtro q esteja ciclado no aqua principal(1filtro de espuma é o mais indicado).

 

Já tinha pensado nisso, mas o filtro que tenho em funcionamento, embora seja compatível com a dimensão do aquário (87L), tem uma esponja relativamente pequena para passar parte para o hospital. Teria de cortá-la tipo numa relação 1/3 e 2/3 e quando precisasse da filtragem no hospital, passar o bloco de 1/3 para o outro filtro, preenchendo o restante com esponja nova. Talvez seja uma solução.

 

Em relação ao ter um 2º filtro ciclado no aquário principal, embora ter 2 filtros em constante funcionamento no quário principal seja melhor (não existe filtragem a mais, certo?), o aquário é pequeno na minha opnião para 2 filtros internos. Assim depois de ciclar o 2º filtro, podia tê-lo em satndby fora de água ou tinha de o manter sempre em funcionamento?

 

Um abraço

 

Ricardo BORDEIRA Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje de manhã alguns neons e um pitbull surgiram com uns pequenos pontos brancos. Estive a investigar e concluí que se trata da mancha branca.

 

Ricardo ,este não deve ser o tópico onde tratar de doenças mas se são pequenos pontos brancos deve ser Íctio ,mas informa-te bem ou coloca esta duvida na secção das doenças.

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo ,este não deve ser o tópico onde tratar de doenças mas se são pequenos pontos brancos deve ser Íctio ,mas informa-te bem ou coloca esta duvida na secção das doenças.
Tb penso q se trata de ictio...mas talvez seja apenas uma questao de nome...desde q o medicamento seja apropriado o nome pouco importa.

 

 

 

Assim depois de ciclar o 2º filtro, podia tê-lo em satndby fora de água ou tinha de o manter sempre em funcionamento?

 

Fora de agua não poderia estar, dessa forma a colonia de bacterias morria, agora não sei se bastava tar dentro de agua ou necessitava de tar em funcionamento... :x Alguem sabe...? :cry:

 

Mas um filtro de espuma dentro de um aqua com outro filtro não é problematico...se se colocar um ao lado do outro nem sequer há problemas com o caudal...penso eu.

 

Tb há uns produtos no mercado que tem colonia de bacterias(cicle, etc). Mas não sei até q ponto isso é viavel. Há mta gente q diz q resulta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se realmente forem pequenos pontos brancos que lembram a cabeça de um alfinete, é íctio... Já curei esta doença 3 vezes da mesma maneira, aumentando a temperatura para 30ºC, até ela desaparecer e passado uns dias voltar com a temperatura ao normal, mas atenção que tens de ver se os teus peixes aguentam esta temperatura, senão tens de recorrer a quimicos.

 

Quanto ao aquario hospital, nada de areão nem de filtros ciclados... Os quimicos dos medicamentos (pelo menos em alguns) MATAM BACTÉRIAS, incluindo as do filtro e as que estão no areão... por isso é indeferente estar ciclado pois só vai haver filtragem mecânica. No fim de cada tratamento deve-se desinfectar o aquario, ias ter de lavar o areão cada vez que quisseses voltar a usar o aquario hospital!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

Estou a trabalhar em Alcochete, por isso pergunto. A que loja de aquariofilia tu vais?

 

E os peixes ainda estam doente? Se quizeres ajuda diz, posso dar uma ajuda na hora de almoço.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estou a trabalhar em Alcochete, por isso pergunto. A que loja de aquariofilia tu vais?

E os peixes ainda estam doente? Se quizeres ajuda diz, posso dar uma ajuda na hora de almoço.

 

Costumo ir a uma loja no Montijo que se não me engano dá pelo nome de Aquanimália. O importante é que sou muito bem atendido e os cuidados que lá têm com os peixes agrada-me.

 

Em relação à doença, depois de ter iniciado o tratamento com o remédio cuja duração era de 5 dias, ao fim de 3 já não descobria pontos brancos. Após os 5 dias (ontem), fiz uma troca de água e vou agora baixar a pouco e pouco a temperatura, que tinha elevado durante o tratamento. Vou também fazer mais 3 aplicações, espaçadas de 3 dias cada para evitar a reinfestação (pelo que li acerca do ciclo do parasita faz sentido).

 

Obrigado pela ajuda.

 

Um abraço

 

Ricardo BORDEIRA Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Montijo só conheço o forum montijo e a praça junto a igreija.

 

Onde fica a loja? Gostava de a conhecer.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

No Montijo só conheço o forum montijo e a praça junto a igreija. Onde fica a loja? Gostava de a conhecer.

 

Olá Homem-peixe. Desculpa só agora responder mas quis ter a certeza do nome da loja e arranjar a morada e contacto.

 

Então é assim. A loja chama-se realmente AquAnimália e é na Rua Cidade de Évora, 22, Montijo (212314052). Para quem conheça mais ou menos o Montijo a melhor forma de lá chegar é apanhando a circular, ir até à extremidade na qual se encontra a prisão e o Modelo. No entroncamento vira-se à esquerda e começa-se a descer em direcção ao rio. Uns 200m à frente vira-se à esquerda e depois na 3ª à esquerda. A loja fica no início da rua do lado direito.

 

Um abraço

 

Ricardo BORDEIRA Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Vou acrescentar uma coisa sobre o aquário hospital.

Tal como disse o JP muitos dos medicamentos matam as bactérias e por isso não serve de nada ter o filtro ciclado a funcionar no hospital. O que eu acho que é indispensável num aquário hospital é uma bomba de oxigénio e ir fazendo mudas de água do aquário principal para o hospital de modo a evitar o apareceimento de amónia.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais