Twinstar Super S


dlpc

Recommended Posts

Boas,

 

Já está a bombar com o mosfet a controlar e um led de aviso sempre que aquilo liga.

 

Achei que 5 segundos por cada 5 minutos era pouco e passei a 10 segundos por cada 5 minutos. No total vai estar 48 minutos por dia ligado. Antes estava 120 mas nos tais ciclos mais espaçados com atividade mais longa por isso estou tanquilo.

 

Como sempre, vou colocando aqui conclusões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho qualquer efeito no TDS. Mas agora que a coisa está a bombar de forma mais em linha com o aparelhito original, vou estar mais atento.

Hoje de manhã o funcionamento estava em linha com o esperado.

 

São 5 linhas de código e o hardware é básico. Se isto de facto tiver efeitos comprovados, com recurso a impressora 3D, dá para ficar com um aspeto muito bom.

 

As questões chave para mim prendem-se com a fonte e o material dos elétrodos.

 

Com fontes menos avantajadas não obtenho o mesmo efeito em termos de produção de bolhas mas otimizando a distância entre os elétrodos, talvez dê para ultrapassar esta dificuldade.

 

Eu já estou a ter corrosão visível, entretanto. Mas não limpo porque quero ver até onde ela vai. Até agora não sinto que a produção esteja a sofrer muito com o facto.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os eléctrodos do original são em inox com uma ou 2 micras de platina...

Tive a testar com um anodo de sacrificio e não funciona;

Posso ver o preço do banho de platina para evitar esse efeito; deve andar os 5 aerios. A validade que dão os originais é o desgaste do banho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aumentou o gh em 3 dias? isso é estranho... A ecoarium tem lá uns tantos e os parametros da agua estao sempre perfeitos ^^

Vai actualizando nuno, ontem já consegui imprimir :D a ver se monto o meu tb

Nao teve qualquer efeito na dureza da agua. A foto é minha. Ele queria dizer e que em 3 dias o eléctrodo ficou naquele estado.

Kh-16

Gh-20

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nocivo nao é mas torna a manutenção mais difícil a nível de parâmetros. Por exemplo eu nao consigo ter o eletrodo a funcionar na plenitude mais do que 2 dias, fica logo neste estado.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Eu no meu tenho que limpar a peça que fica dentro do aquario de 2 em 2 dias para ter o maximo de rendimento. Basta colocar 10min numa solucao de agua, lixivia e vinagre e fica impecavel.

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho normal em águas com elevado teor de Ca++ e Mg++. O elétrodo negativo agarra logo esses catiões.

 

Ou seja: quem quer usar este aparelhinho em águas duras, prepare-se para manutenção pesada.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Eu sou tipicamente um ultra-cético no que toca a este tipo de soluções tidas como milagrosas mas, neste caso, a minha característica geek :silly: sentiu-se estimulada. Achei por bem fazer uma tentativa até porque a coisa demorou-me menos de meia hora a fabricar e a instalar e isto inclui realmente tudo.

 

Pois, após umas largas semanas inconclusivas, tenho a dizer que as gsa de facto praticamente desapareceram e o aquário nunca me pareceu tão limpo.

 

Agora introduzi lá umas filamentosas bem densas e aparentemente sobrevivem embora não cresçam. Provavelmente vai-lhes acontecer como as green spot e precisam de mais dum mês para irem embora, não sei...

 

Quanto a impactos na química da água não vejo nada e tenho medidores eletrónicos de pH e TDS.

 

A corrosão nos elétrodos é visível mas por enquanto parece não afetar a produtividade.

 

Concluíndo: o arduino nano e o mosfet vão sair do breadboard e ficar em serviço permanente numa caixinha que prepararei para o efeito. A fonte continuará a ser a mesma já que não consigo obter resultados parecidos com outras mais fracas. Overkill? Talvez mas numa equipa que ganha não se mexe... :P

 

Aproveito para agradecer ao pessoal que tem levado este tópico para a frente pelo muito que me ajudaram. bowdown

 

Talvez lá mais para a frente passe o gingarelho para o meu sistema de 500 litros. Aí seguramente ficará com um ciclo mais intensivo do género de 10 segundos por minuto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uau!!!

 

Que caixinha de pandora fascinante, este tópico.

Quanto mais ia lendo, mais perguntas me iam surgindo.

Acho que está a abrir-se uma porta que só irá começar a dar respostas após bastantes experiências práticas.

Serão estes sistemas compatíveis com os de bombas CO2?

Será que combatem todos os tipos de algas?

Que efeito poderão ter nas plantas? E nos peixes?

Serão sistemas indicados para os Malawi/Tanganica?

Pelo pouco que consegui perceber, ainda haverá muito para explorar.

 

Parabéns aos participantes.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu sou tipicamente um ultra-cético no que toca a este tipo de soluções tidas como milagrosas mas, neste caso, a minha característica geek :silly: sentiu-se estimulada. Achei por bem fazer uma tentativa até porque a coisa demorou-me menos de meia hora a fabricar e a instalar e isto inclui realmente tudo.

 

Pois, após umas largas semanas inconclusivas, tenho a dizer que as gsa de facto praticamente desapareceram e o aquário nunca me pareceu tão limpo.

 

Agora introduzi lá umas filamentosas bem densas e aparentemente sobrevivem embora não cresçam. Provavelmente vai-lhes acontecer como as green spot e precisam de mais dum mês para irem embora, não sei...

 

Quanto a impactos na química da água não vejo nada e tenho medidores eletrónicos de pH e TDS.

 

A corrosão nos elétrodos é visível mas por enquanto parece não afetar a produtividade.

 

Concluíndo: o arduino nano e o mosfet vão sair do breadboard e ficar em serviço permanente numa caixinha que prepararei para o efeito. A fonte continuará a ser a mesma já que não consigo obter resultados parecidos com outras mais fracas. Overkill? Talvez mas numa equipa que ganha não se mexe... :P

 

Aproveito para agradecer ao pessoal que tem levado este tópico para a frente pelo muito que me ajudaram. bowdown

 

Talvez lá mais para a frente passe o gingarelho para o meu sistema de 500 litros. Aí seguramente ficará com um ciclo mais intensivo do género de 10 segundos por minuto...

 

Boa! :D

que fonte estas a usar? a minha impressora continua no mesmo sitio^^

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom consegui arranjar uma fonte de 24V e 2.15A, o outro trasnformador queimou. Os cabos devem ter encostado e puf.

 

Com este transformador já noto bastante a diferença de "fumo" faz muito mais. Tenho de ver se amanha consigo ligar ao arduino.

Já agora aproveitando tenho 4 Reles numa placa, mas se ligar por porta usb(não no computador) para alimentar o arduino ele parace que fica parvo, desliga-se sozinho, parece que não tem alimentação suficiente, no entanto se ligar a usb do compuador já funciona normalmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive um fenómeno senelhante noutro projeto. Resolveu-se quando passei a fornecer 9V pelo pin Vin.

Agora usando um Mosfet em vez dum relay seguramente que esse problema não aparece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom lá consegui ligar ao arduino ainda com relé, liga 10 segundos a cada 5 minutos, não sei porque mas parece pouco tempo ligado, será que um original faz estes tempos? Num aquário de 120L qual será o recomendado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não faço ideia. Neste fim de semana devo mudar o arduino e o mosfet para uma caixa permanente e nessa altura talvez aproveite para ver como está a corrosão e mudar o ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Bom a minha opinião ao fim de duas semanas de uso.

Parece que resulta na ajuda de impedimento de crescimento de algas, ao fim de alguns dias fica com bastante sujidade, o que me obriga a estar a retirar e limpar(porque este deixa de funcionar correctamente) ou então sou eu que sou muito azelha e não sei montar a coisa. Era bom que o Sr. Simão Curval, vende-se as peças, eu seria o primeiro a comprar.

 

Conclusão, bastante util. O original é muito caro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Estou a fazer uma nova experiência com o meu diy que passa por mudá-lo para um sistema de 500 litros e deixá-lo a funcionar 24/24.

 

A primeira conclusão não tem relação nenhuma com o novo esquema mas é muito relevante. Passada uma semana de o ter tirado do 30 litros onde estava, regressaram as algas o que ajuda a fundamentar a ideia de que o gingarelho funciona de facto.

 

Quanto ao efeito no sistema de 500 litros (que tem filamentosas em barda) acho que ainda temos que esperar um mês para saber resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais