Ajuda na montagem de aquario


Simão Curval

Recommended Posts

Boas, eu vou falar um pouco por experiência própria, não sou dos mais experientes que anda por aqui, mas se não tiveres calma e muita paciência não chegas lá. Primeiro tens que pensar bem naquilo que queres, se um aquário plantado ou para camarões, é que as duas coisas juntas acho que não combinam. As plantas requerem um tipo de cuidado, os camarões outro. As plantas, independente das exigências, requerem boa luz, os nutrientes necessários e TPA'S certas. Os camarões, (eu sei como as coisas são, nós nunca nos ficamos pelas raças mais simples) são sensíveis a C02, fertilização, alterações de pH e outras coisas.

 

No teu caso em relação ás plantas, eu trocava a calha de iluminação, por experiência, acho que a iluminação tradicional é melhor. Para colocar led's tem que ser de boa qualidade e esses custam muitos €€€. Fartei me de experimentar led's e os plantados que tive melhor resultado foi com iluminação tradicional. Só para veres a diferença, o aquário que tenho agora tem 65x45x45, cheguei a ter led's 30w 6500k e 2200 lumens, algumas plantas que tive nem eram muito exigentes, foram se todas. A tua calha se não me engano tem 24w, 6500 k e 1980 lúmens. Comprei o material e fiz eu a calha de iluminação, coloquei 2 PLL 55w, 6500k e ficou com 9600 lumens, as plantas não se queixam. Tenho co2 (2 bps) e faço fertilização com fertilizante da ecoarium. Depois tens que esperar pela reacção das plantas e fazendo as podas para molda las ao teu gosto, mas isso quer o seu tempo, tens aquários que levam bem mais de dois meses a estarem ao gosto da pessoa.

 

Em relação aos camarões, vou deixar para outras pessoas mais experientes, já errei muito mas também aprendi muito com os erros e com os tópicos criados aqui no fórum (não por mim, mas por outros membros).

 

Cumprimentos um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou falar também por experiência própria.

 

Pelas plantas que o Simão tem e o resultado que diz querer ter,um simples tapete de monte carlo e uma "árvore" com musgo,apenas precisa de um pouco de co2 para ajudar a monte carlo a crescer.Conforme se pode ver na página anterior umas fotos de uma das minhas montágens apenas com co2.

Desta forma pode muito bem ter camarões e reprodução dos mesmos,apenas acho que não deve abusar no co2.

Isso dos camarões serem sensíveis a co2 é muito relativo,pois já foi mais que provado que se pode ter muito bem as duas coisas.

 

Agora,claro que se o Simão quer mesmo um aquário todo plantado,com co2,fertilizações,etc.Aí já não recomendo a meter camarões...

 

Quanto à iluminação eu também fico sempre bem servido com lampadas t8 e t5,sendo as t5 as melhores,claro.Quanto às PLL só usei uma vez e não tive muito sucesso,as algas atacaram com força,pois aí já percisava de mais co2 e fertilizações,coisa que não fiz.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

david tudo depende dos camaroes, tenho c. japonicas com co2 e fertilizava em tempos e nao tem problema, e para neocaridinas tambem nao me parece que haja problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

david tudo depende dos camaroes, tenho c. japonicas com co2 e fertilizava em tempos e nao tem problema, e para neocaridinas tambem nao me parece que haja problema.

 

 

 

Totalmente de acordo André,mas mesmo assim convém fertilizar com menos quantidades que as recomendadas.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

Obrigado pelos feedbacks!

recomendaram-me esta calha e foi a que comprei :S e se tenho mesmo de mudar já fiz asneiras porque ja comprei 2 strip de led RGB, amplificador e controlador de intensidade para adicionar a calha para simular o nascer do sol e o por do sol (com arduino); mas será por ter luz a menos? a minha casa tem muita luz natural, principalmente a sala que é onde esta o aquário; a sala tem sol directo nas janela que são a todo o comprimento desde o meio dia até ao por do sol; esta luminosidade não é contabilizada também? não terei até luz a mais?

Eu não quero um plantado enorme, quero um tapete bem verde, uma árvore e no máximo uns pontos vermelhos a volta das rochas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei a luz directa do sol nao faz bem, essa iluminação até pode ser adquada nós só damos palpites para tentar descobrir onde está o problema, eu uso 2 t5 54w. Quanto aos camarões só tive reds e crystal black, os reds com 20 consegui criar mais de 1000 aguentam grandes mudanças de temperatura. Começa por esses

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

Editado por ricardo32
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

A luz nao é direta no aquario, é direta nas janelas da sala. A minha casa é muito quente por isto, neste momento estão 22 graus na minha sala! a noite estão 18/19 graus sem aquecimento.

É vou começar por esses, mas quero ver primeiro se o tapete arranca; resolver 1 problema de cada vez senao estou tramado... Meter camaroes para morrerem nao quero, quero que tenham qualidade de vida. Ja agora, a papa caseira que esta aqui no forum pode ser guardada durante quanto tempo?

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os meus reds por azar até em água fria estiveram e aguentaram, tive um problema no aqua e eles e que sofreram mas nao morreram, e criam com muita facilidade. Cuidado se juntares peixes.

Aos meus dou flocos, pastilhas shrimp da sera e pastilhas sipurilina, nao dou papas caseiras porque na natureza eles nao comem disso. Abraço

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai um update:

 

IMG_0268_zps2a0b315f.jpg

 

Da ideia que a monte carlo arracou, cortei umas pontas que estavam altas e replantei!

Cortei uma planta traseira que nao gostava e vou cortar as outras também que acho que nao ficam bem!

 

 

ha uma semana atras

hWU3IMy_zps29f3f497.jpg

Editado por Simão Curval
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Simão

 

Sem dúvida que isso está mais verdinho.:)

A Monte carlo já está mesmo em crescimento.

 

Bem merecias ver isso a crescer,depois de tantos azares.

Agora é deixar isso desenvolver e ires moldando a teu gosto.

 

Boa continuação.:)

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que devias de ter a saída da agua mais a superfície para aumentares a circulação e oxigenação, isto ajuda no combate as algas.

 

Retirava a plantas traseira do lado esquerdo e a valisneria, não gosto muito, mas isso sou eu. No lugar da valisneria punha outra com mais alguma cor.

 

Entre os troncos punha umas cryptocorines, staurogene, alternanthera reinekii mini e na transição traseira do background para o tapete talvez uma reiniki rosanervig.

 

Isto são só sugestões.

 

De uma forma geral gosto do layout e quando crescer e tiver tudo verdinho vai ficar bonito.

 

Boa sorte e boa aquarofilia.

 

Abc

Editado por Piraya
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que devias de ter a saída da agua mais a superfície para aumentares a circulação e oxigenação, isto ajuda no combate as algas.

 

Retirava a plantas traseira do lado esquerdo e a valisneria, não gosto muito, mas isso sou eu. No lugar da valisneria punha outra com mais alguma cor.

 

Entre os troncos punha umas cryptocorines, staurogene, alternanthera reinekii mini e na transição traseira do background para o tapete talvez uma reiniki rosanervig.

 

Isto são só sugestões.

 

De uma forma geral gosto do layout e quando crescer e tiver tudo verdinho vai ficar bonito.

 

Boa sorte e boa aquarofilia.

 

Abc

 

Olá!

Obrigado pelas sugestões, como sei muito pouco de plantas vou pesquisar e certamente irei optar por algumas! As do lado esquerdo já desapareceram, no meu ultimo post com fotos, elas tem a sequência errada :( Do lado direito vou retirar não só a valisneria mas também aquela que esta junto ao filtro que não sei o nome. Eu coloquei para ver se não morriam como as outras. cryptoronine eu tinha as morreu da noite pro dia :S

Quanto ao tronco, não era este tronco que tinha em mente, já comprei outro que esta de molho para não flutuar. Tem mais aspecto de árvore com umas raízes salientes. Durante esta semana já deve estar bom e já coloco uma foto com ele; ai sim, gostava de palpites sobre mais plantas :D

A flauta da agua esta um pouco abaixo para não fazer barulho, a agua vai evaporando, mas também posso puxar para cima e ir ajustando para baixo!

Obrigado! gostava que desses sugestões depois de alterar o tronco!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para veres que plantas mais gostas pesquisa no Google por "Tropica Plant" abre logo o primeiro site da marca Tropica... Depois em cima tens lá uma parte que diz Plants e tens lá todo o tipo de plantas que possas imaginar. Eu dava te o link mas tou no trabalho e o pc não me está a deixar fazer copy/paste

 

Isso está a ficar melhor, continuo a não gostar do tronco, mas se o cobrires com musgo pode ser que faça um efeito fixe. (não tinha lido que compraste um novo, fizeste bem e a sugestão do Piraya é boa)

 

Quanto as plantas, essas valisnerias não combinam nada com o layout...

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas :D

Na proxima limpeza vou tirar aquelas plantas do lado direito! aquela que tenho ao meio, esta a crescer tipo uma floresta que nao sei o nome acho que fica porreira! se continuar a crescer para os lados acho que vai dar um efeito porreiro! como e que se chama esta? e ja agora a que esta ao lado... acho que estou a fazer confusao com o nome das plantas!

Editado por Simão Curval
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem, na limpeza semanal retirei as plantas do lado direito e comprei musgo. Parte do musgo ja esta no tronco, o resto esta de molho a espera do outro tronco.

Desde a introdução do musgo o ph subiu para 7! nao sei o que se passou mas vou controlando 2x dia o ph!

O musgo que esta do lado esquerdo é para colocar no tronco novo.

Seguem algumas fotos do aspecto geral e dos novos habitantes.

 

imagejpg1_zps7b2e2177.jpgimagejpg2_zps898db65d.jpgimagejpg4_zpsbb943628.jpgimagejpg3_zps38ff080f.jpg

Editado por Simão Curval
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A planta que tens la atrás é uma pogostemon erectus, da uma flor linda. Quanto a calha, acho que chega, podes é não ver as plantas a crescer tão rápido se tivesses a iluminação tradicional.

 

Só não entendo porque metes-te a fauna se ainda vais mexer nisso.

 

Abrazzi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

Meti fauna porque estava contente com o layout inicial, mas rapidamente mudei de ideias! Alias, o aquário só evoluiu quando coloquei fauna, não sei se está relacionado!

É provável que volte a mexer, não tenho a capacidade de imaginar como ficam as coisas sem as meter :S já tentei mas da sempre pro torto!

Normalmente a malta imagina algo e faz, eu imagino, tento fazer e da borrada :S tento sempre ao máximo não meter no substrato, mas também não vou deixar algo que acho que seja feio. acho que depois do tronco novo não terei muito que mexer :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uau, essa Montecarlo parece que já se sente em casa.

 

:D nao fiz nada, desde que meti os peixes ela começou a crescer... não consigo encontrar uma explicação.

Da mesma forma que não consigo explicar as variações de ph quando sempre teve estavel :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.