Espuma no aqua e beta com cauda "ratada" - ajuda!


Ana Camoesas

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Estou com um problema no meu mini-micro-nano de 6l onde tenho um beta que também está com problemas...

 

Áqua: tenho a água sempre com espuma no canto superior oposto ao local onde tenho o termostato e o filtro (que tem estado desligado pois no início pensei que fosse corrente a mais). O áqua só tem areão e um tronco minusculo com uma anúbia mas mesmo depois de ter fervido todo o areão novamente e mudado praticamente toda a água, a espuma continua a aparecer. O que poderá ser? O que deverei fazer? Tive um beta 5 anos neste aquário e isto nunca tinha acontecido!

 

Beta: estive fora durante 2 semanas (tendo as TPAs ficado asseguradas pelo meu marido) mas quando regressei o beta tinha a cauda "ratada". Está sozinho no áqua e não apresenta quaisquer outros sinais de doença, estando aqui em casa à apenas aproximadamente 1 mês... o que será? já viria com algum tipo de bactérias? O que devo fazer?

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A espuma que referes não será o ninho do betta certo?

 

Eu retiraria toda a espma com um recipiente devidamente limpo, garrafa . copo, caneca....

 

Pode ser excesso de cloro a quando da TPA, pode ser excesso de matéria orgânica (folhas mortas, excesso de comida).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é preciso estar em péssimo estado, basta ter entrado em contacto qualquer produto de limpeza (utilizado no ar, móveis, recipiente utilizado no aquário mal limpo)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... em relação ao ninho também pensei nisso mas ele faria o ninho estando sozinho? O outro nunca fez e por isso estou a estranhar...

 

Retiro a espuma todos os dias mas ela volta sempre a aparecer e, por via das dúvidas, apesar dos riscos, à 4 dias mudei toda a água (só ficou um pequeno copo do recipiente onde tive o beta enquanto lavava tudo novamente) mas cloro também não pode ser porque uso sempre a mesma água engarrafada para manter os parametros da água... com a mudança da água e o areão lavado e fervido, também não me parece que possam ser restos de matéria orgânica... :(

 

Produtos de limpeza... o áqua foi lavado com água corrente 5 ou 6 vezes para garantir que não havia essa hipótese, apesar de ter tampa.

 

Em relação à cauda do beta, o que me aconselham?

 

Obrigada pelas vossas respostas... vou continuar a retirar a espuma e ver o que acontece!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, aproveitei agora que o pequenito me deu um bocadinho e fiz uma pesquisa rápida... pelas imagens a espuma parece mesmo um ninho de bolhas e provavelmente o beta anterior era um dos que não fazia ninho.

 

Falta agora resolver o problema da cauda "ratada"... o que me sugerem?

 

Mais uma vez, obrigada pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.