1º projecto aquáriofilia


apardal

Recommended Posts

Depois de já ter comprado à quase um ano um aquário, uma sump e de ter aos poucos nos ultimos meses construido um móvel estilo ada, estabeleci como objectivo ter o aquario funcinal (em ciclagem) até ao final do ano.

Estou a pensar num setup tipo isto:
Aquário: 120x50x60cm (apenas falta colocar os vidros da coluna seca)
Sump: 60x30x35cm (falta apenas divisóras)

Skimmer: TUNZE DOC Skimmer 9410
Iluminação: DIY 130W LED (100W branco e 30 azul) - (em fase final de desenvolvimento)
Circulação: 1x sunsun jvp 202-B (já adquirido)

Bomba de retorno: JEBAO marine 3000 (já adquirido)
Aquecimento: Eheim 200W

Areia: 10 Kg areia viva Red Sea

Sera Siporax (2 L)

Carvão activo

Rocha Viva (1 a 2 Kg) - para colonizar as outras rochas e o siporax
Rocha Artificial (15 a 20Kg) - pretendo um layout minimalista

 

Este setup resultou de bastante investigação efectuada principalmente aqui no forum, mas é possível que tenha alguns erros importantes e por isso gostaria que dessem a vossa opinião e criticassem. experiencia.

Editado por apardal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também optava por outro escumador. Mas se ja o tens serve na mesma.

 

Outra coisa que mudava era a bomba de circulação, ou metes outra igual ou metes uma mais potente.

 

De resto esta bom.

 

O que queres dizer com rocha artificial? rocha morta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque esse escumador ? pelo preço que custa compraria um deltec SC1455

 

não consigo arranjar esse modelo por menos de 275€ enquanto o tunze consigo comprá-lo por 210€, não queria gastar mais que isso, tens alguma alternativa até este preço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também optava por outro escumador. Mas se ja o tens serve na mesma.

 

Outra coisa que mudava era a bomba de circulação, ou metes outra igual ou metes uma mais potente.

 

De resto esta bom.

 

O que queres dizer com rocha artificial? rocha morta?

 

 

O escumador ainda nao comprei mas até 200 e poucos € foi o que me pareceu melhor. Tens alguma sugestão para estes preços?

 

 

Relativamente à bomba de circulação pensei que 8000i/h era suficiente, quanto achas que ve ser?

 

Refiro-me mesmo a rocha artificial, encontrei alguns tópicos de malta que fez com cimento branco, casca de ostra e sal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

O escumador ainda nao comprei mas até 200 e poucos € foi o que me pareceu melhor. Tens alguma sugestão para estes preços?

 

 

Relativamente à bomba de circulação pensei que 8000i/h era suficiente, quanto achas que ve ser?

 

Refiro-me mesmo a rocha artificial, encontrei alguns tópicos de malta que fez com cimento branco, casca de ostra e sal.

 

Para esses valores arranjas um Bubles Magus nac 7..

Ou senão estou em erro existe outros escumadores bons em segunda mão na área dos classificados.

 

Em relação a bomba no meu ver devia ser uma jebão wp 40, por causa do comprimento que tens.

 

Em relação a rocha podes sempre ver rocha morta ou de malta que esta acabar o hobby.

Nunca vi nenhum aquario com essa tecnica, por isso não te posso dar opiniões..

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Para esses valores arranjas um Bubles Magus nac 7..

Ou senão estou em erro existe outros escumadores bons em segunda mão na área dos classificados.

 

Em relação a bomba no meu ver devia ser uma jebão wp 40, por causa do comprimento que tens.

 

Em relação a rocha podes sempre ver rocha morta ou de malta que esta acabar o hobby.

Nunca vi nenhum aquario com essa tecnica, por isso não te posso dar opiniões..

 

Cump.

Mas achas o nac 7 melhor que o Tunze 9410 ou o 9012? Pelas Specs parece inferior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas achas o nac 7 melhor que o Tunze 9410 ou o 9012? Pelas Specs parece inferior.

 

O nac7 nem e aconselhado para a tua litragem.

Acho que no escumador devias esperar mais um pouco e aumentar o budget defenido. O escumador e muito importante.

 

A meu ver não e muito inferior.

Não querendo duvidar de ninguém, penso e tenho quase a certeza que o Nac 7 novo fazia bem o seu trabalho nesse aquario.

Mas se quiseres mais segurança podes ir sempre para outro tipo de escumador, Nac 9, Deltec, buble king.

Mas foge ao teu orçamento..

Em relação a esses que mencionas desconheço.. Ja vi em funcionamento mas foi outros modelos.

 

Como disse não sou nenhum técnico apenas dei a minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nac7 nem e aconselhado para a tua litragem.

Acho que no escumador devias esperar mais um pouco e aumentar o budget defenido. O escumador e muito importante.

 

Mas pelas especificações dos modelos da Tunze que referi pensei que fossem suficientes e também já vi malta com estes escumadores em aquarios de dimensão similar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Éla que bom ver nascer 1 projecto de aquariofilia aqui na zona de Coimbra, espero que corra tudo bem ;)

Boas, Pois ve-se pouca malta de Coimbra aqui pelo forum, temos que mudar isso ;) . Obrigado pelo insentivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Pois ve-se pouca malta de Coimbra aqui pelo forum, temos que mudar isso ;) . Obrigado pelo insentivo.

 

 

Yap também tenho andado noutros fóruns e é raro ver alguém de Coimbra. Vai dizendo como esta a correr o teu projecto.... Eu também estou a iniciar um salgado, mas é 1 biótopo da nossa costa. Fica mais baratinho mas não é só por isso, tenho o vicio da pesca desde pequenino e conheço alguns habitantes que facilmente posso trazer cá para casa :) Talvez mais tarde quando ganhar mais experiência pense em montar um de recife.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas malta,

 

Já enchi 3/4 do aquário com agua para teste de fugas (que correu bem), mas agora queria terminar de encher mas estou com duvidas na altura do pente da coluna seca pois não sei ao certo que distância devo deixar a água do topo do aquário.

Será que alguém me pode dar umas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais