Iluminação


RicSilva

Recommended Posts

Boa noite

 

Quero aumentar a iluminação do meu aquário pois a que tenho não chega para as necessidades de certas plantas.

 

O aquário tem cerca de 100 litros (80 cm de comprimento) e 35 cm de altura de coluna de água.

Atualmente tem uma tampa que tem duas lâmpadas T5 de 24W, o que é pouco.

Pretendo então fazer uma modificação na tampa e colocar ou 3 x 24W (72W) ou 4 x 24W (96W).

 

Eu sei que aumentar a potencia da iluminação tenho de entrar com o CO2. Mas isso não será problema.

Agora a questão é: Se colocar só 72W tenho receito que seja pouco mas por outro lado se colocar 96W seja muito, pois já li relatos de plantas que queimam com o excesso de luz.

 

Substrato inerte: JBL Manado

Substrato fértil: JBL AquaBasic

 

Flora: 2 x Cryptocoryne beckettii

2 x Cryptocoryne undalatus brown

1 x Cryptocoryne lutea

(Estas plantas estão bonitas)

4 x pés de Bacopa caroliniana

5 x pés de Hygrophila guanensis

Vários Feto de Java

(Não estão a morrer mas também não desenvolvem e podiam estar mais verdes)

3 x pés de Staurogyne porto velho

(Está claramente a morrer)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

-fertilizas? se sim, quanto?

-tens CO2? se sim, quanto (bps)?

-fotoperíodo de quantas horas?

 

há aí algo que não bate certo...

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

para as plantas crescerem razoavelmente saudáveis precisam de 3 coisas, luz + co2 + comidinha (fertilizante).

 

não deves aumentar a luz se não forneceres os outros 2, pois ao aumentares a luz o metabolismo da planta acelera e como lhe falta comida e co2 atrofia.

 

é sempre conjugando a quantidade destes 3 factores que se consegue um aquário saudável.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

 

Eu antes tinha areia de sílica e não conseguia ter nada alem das cryptos. Remodolei o aquário e coloquei substrato fértil e continua o mesmo....

 

Portanto:

 

CO2 vou colocar. Pelo que tive a ver um extintor de 2kg fica mais em conta.

 

Mas depois para aproveitar esse CO2 que quantidade de luz devo ter?

 

O substrato fértil que margem me dá antes de ter de fertilizar na coluna de água?

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensa assim:

 

liebigslaw.jpg

Agora tens então de controlar os mais difíceis (ordem decrescente): CO2, quantidade de luz, fertilizantes (saber qual falta em concreto) ....

 

O teu problema neste momento é o CO2 ser o fator limitante. Introduzir mais luz só vai piorar a situação. Se subires a quantidade de luz vais ter de aumentar o CO2 e a fertilização.

 

Ora se neste momento não colocas nem fertilização nem CO2 o problema reside ai. Neste momento deves então comprar primeiro o CO2 depois os fertilizantes líquidos e finalmente mais Luz.

 

Mas apenas "no fim" deves comprar mais luz ou seja quando conseguires controlar todos os outros parâmetros.

 

Força nisso!

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

 

Vou tratar de arranjar o extintor de CO2 e comprar o resto das peças.

 

Que dizem deste nanometro duplo da aquaden? http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2645&pageNum_AquarioRS=1&idcat=266&cat=&subcat=&menu=61

 

É material de qualidade e duradouro?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da lista de plantas a que poderá gostar menos da nova iluminação será o feto, a manter terás que o colocar num local mais escuro.

 

Se colocar co2 e fertilizar não será problema () então optaria por mais luz pois vai permitir um leque muito maior de plantas para "brincares".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

eu até acho que não precisas de aumentar a luz, isso chega para fazer um belo plantado haja CO2 e comidinha para as plantas. No meu áqua de 80 cm (80.30.40) tenho 3 x 24, mas apenas 2 estão ligadas raramente ligo a 3.ª lampada e tudo cresce. o mais importante é o CO2 e a comidinha, só depois a luz.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim António mas tens lá a lâmpada, ou seja, em qualquer altura que precises de mais iluminação basta ligares e não ires alterar a calha.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento estou a espera que os euros subam para comprar o CO2 XD

Mas entretanto fiz uma receita caseira para aguentar.

 

O substrato fértil quanto tempo de dá antes de ter de fertilizar? Coloquei-o a 3 semanas.

 

Terei problemas com a Hygrophila guanensis?

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

EDIT: Nesta altura não consigo alterar o titulo do tópico. Uma vez que o tema já ultrapassa a questão da iluminação criei um tópico novo na secção adequada, peço desculpa pela confusão.

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais