filtro uv para um aqua de 200lts


Recommended Posts

Estou a pensar começar com a criaçao de Discus, E venho perguntar se é necessario a compra de um filtro uv para prevenir eventuais doenças.

Se sim, o qual aconselham o 7w ou o de 9 w ( pelas minhas pesquisas, penso que um deles é o indicado), e como se faz a ligaçao ao filtro externo, ou nao se faz a ligaçao ao filtro, ? é mais uma filtragem a parte?

 

Muito Obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Necessário pode não ser, se pode ser bom? sim pode ser uma mais valia.

 

Podes colocar à saída do filtro ou arranjares um sistema de bomba só para ele, é como quiseres.

 

9w parece-me melhor que 7w

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, ja percebi. Mas sempre ligado ou quando necessario ( em algumas situaçoes mais necessarias) ? por exemplo: colocaçao de novos peixes, suspeitas de doença... etc..

E podes me explicar como faço a ligaçao ao filtro externo ?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho um aqua de 200l e um uv de 9w 3h por dia e depois no domingo 8h. Ate ver é um bom modo, pq algas nem ve-las, excepto pras green dot. Em relação a doenças e parasitas, ai já não sei, pq pelo que tenho lido, para resolver esses problemas precisas de ter no mínimo 11w e o fluxo no max a 200l/h...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas !

 

. Em relação a doenças e parasitas, ai já não sei, pq pelo que tenho lido, para resolver esses problemas precisas de ter no mínimo 11w e o fluxo no max a 200l/h...

 

 

Entao e como é que eu regulo o fluxo ? ou e o proprio filtro que tem reguladores ?


Olá Samuel,

 

Podes ter o filtro sempre ligado ou por períodos tal como a iluminação do aquário.

 

A ligação ao filtro externo é feito assim:

Aqua - filtro externo - filtro UV - aqua

 

cumps.

 

 

mas isso nao me vai reduzir o caudal ( pressao ) do filtro externo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para reduzires o caudal tens de fazer uma derivação com um t e depois com torneiras controlas isso. Eu tennho o esquema num post QQ, qd encontrar já posto aqui...

 

Para reduzires o caudal tens de fazer uma derivação com um t e depois com torneiras controlas isso. Eu tennho o esquema num post QQ, qd encontrar já posto aqui...

Boas,

 

como prometido aqui fica a foto. Então isto funciona da seguinte forma, fazes uma derivação com 2 T's e ( por experiencia propria ) mete 2 torneiras. depois é ajustares o caudal, de forma a q passe mais agua no q nao tem nada e menos no UV.

 

 

27js.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo esquema ! Podes por tb uma foto da torneira em questao ? Porque eu sou um ganda nabo em "bricolage"... Nao estou a ver que torneiras poderei adaptar no tubo do filto externo. O tubo ainda é bastante grosso ... Tenho o filtro e1501 JBL Greenline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, agora é q te lixaste :P não consigo, aquilo ta atras do movel e pra chegar la tem de ser mt ginastica, mas arranjo-te aqui umas imagens de algo parecido.

 

Eu fiz uma solução relativamente barata, mas tens de ter cuidado com o materia q compras por causa das fugas de água, normalmente os encaixes rapidos mais baratos deixam sempre escapar umas pingas, e isso dentro do movel nao é nada bom...

 

( dá uma vista de olhos neste site q eles têm imenso material: http://www.gardena.com/pt/water-management/hose-connectors/

e a torneira q tenho é esta http://www.gardena.com/pt/water-management/hose-connectors/ligacao-de-duas-vias-307981/ ) isto vende-se nos Akis, Leroys e afins. Há de ourtas marcas iguais e mais baratas.

 

comprei uma coisas dessas e depois um T simples, mas pelo q sei hj, deveria ter comprado 2 destas, pq qd quiser desligar tb fechava as torneiras todas e cortava o circuito...

 

comprei ligações rapidas pras mangueiras e pra ligar isso

 

MAS, eu sei q ha praí pessoal q tem soluções mais elegantes, com torneiras e T's de marca tipo eheim, e coisas do genero, mas vais largar a guita, pq cada torneira da eheim, custa uma pipa de massa ( daquelas duplas, pra poderes ligar e desligar o circuito )

 

 

espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, ajudas te e muito. Ja percebi como é que faço as ligaçoes. Os filtro Uvs normalmente teem sitio para se usar estes encaixes ? http://www.gardena.com/pt/water-management/hose-connectors/

Pois em relaçao as torneiras prefiro usar o que me for mais barato pa carteira... :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

desculpa nao ter respondido antes, mas passou-se-me :P

 

Não...

 

aquilo tens de meter mangueira ( com uma abraçadeira, é mais seguro ) e depois metes então essas ligações nas pontas das mangueiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais