Doença Ictio


Antonio Ladeiras

Recommended Posts

Olá a todos eu tenho um aquário de 60 Litros iniciei este hobby a menos de um ano por isso ainda sou muito tenrinho no assunto.

 

Apareceu-me um Botia Palhaço com pintas brancas pelo corpo todo e pedi ajuda numa loja em que recomendaram a usar o produto EXIT mas desde que comecei o tratamento o Botia palhaço morreu no primeiro dia e hoje 2º dia apareceu mais um peixe morto, sabem me dizer se é normal haver mortes com este produto ou será devido a doença!?

 

Obrigado e cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da única vez que usei o exit e até juntei o esha 2000 não tive sorte nenhuma.. Os peixes acabaram por morrer na mesma alguns dias após o tratamento..

Não gostei mt da experiência com o exit..

Algo muito importante, sobe bem a temperatura durante o tratamento, 28 ou até 29 graus se possível, e usar um aquário hospital para ficarem isolados da restante fauna é o ideal..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o ictio deves começar por:

 

- Aumentar em 2 graus a temperatura do aquario

- Não acender as luzes do aquário

 

Faz isto durante 7 dias e depois vê o resultado, geralmente, é suficiente.

 

Boa sorte.

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu acendi as luzes e não aumentei a temperatura pois no panfleto não dizia nada disto ate me aconcelharam na loja a desligar o filtro para haver um efeito mais eficaz.

 

Como poderei isolar os peixes pois só tenho um aquário e na maternidade tenho uma guppy gravida?

 

Obrigado pela ajuda

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vale a pena isolares os peixes, todos eles ficaram sujeitos ao ictio, faz o tratamento aí nesse aquário.

 

Não desligues o filtro, precisas de movimentar a água e teres a colónia de bactérias em condições.

 

Sobes a temperatura até aos 30º, 1 grau por dia e fazes o tratamento. Não desligues as luzes, não há necessidade disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Supostamente o fabricante indica não afetar a colónia de bactérias mas acho melhor efetuares uma TPA, pode não ser de 50%, eu faria de 20% e passados dois dias mais 20%, ou se tiveres podes utilizar carvão no filtro para absorver os restos de medicamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite António.

 

Eu felizmente não tive perdas com o esha, a unica coisa que fiz foi introduzir o medicamento conforme o fabricante e não dei luz nenhuma ao aquário, no dia seguintes estava tudo bem, todos vivos e curados.

 

Não mexi na temperatura, esta mantém-se nos 25.5ºc.

 

Fiz TPA de 30%, o meu aquário é de 112 lts, dois dias depois fiz de 36% e ai a água voltou a ficar cristalina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.