plantas..


Visitante

Recommended Posts

Bem é assim.. ja tenho aquario quase desde que me lembro de existir... mas calro que smerpe num forma muito "amador".. ou seja sem preocupações de filtros.. ph.. etc.... só a alguns anos é que comecei realmente a me interessar mais ... tenho um aquatio de cerca de 50 litros e como qualquer aquariofilista "calão" que se preze tenho as belas das plantinhas de palstico.... mas como nunca é tarde para aprender gostava de saber algumas opiniões sobre vantagems em ter plantas... desvantagens..(se as ouver) e claro os cuidados que isso nessecita....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro HAGAR:

 

Benvindo ao Fórum! em relação às plantas, deixa-me dizer-te que, que eu saiba, só existem vantagens na sua aplicação, tanto a nível estético como a nivel de equilíbrio do ecossistema do aqua. A única desvantagem que eu eventualmente posso considerar é que, se não tivermos cuidado, as plantas podem trazer caracóis, ou ovos deles que não se veem, e portanto podes vir a ter umas criaturazitas que aparecem por lá, mas que eu saiba os caracóis não fazem mal nenhum, aliás, existem sistemas "tradicionais" de os retirar progressivamente do aqua.

 

em relação aos cuidados, penso que depende de planta para planta, mas uma poda de vez em quando, ter peixes que ajudem na limpeza das mesmas (podem aparecer algas) e ver se a luz que tens chega para as plantas que lá colocares.

 

Mas eu sou um inexperiente que começou à 2 meses nisto, mas começando logo com plantado, tem sido muito motivador e é bonito vê-las a crescer e multiplicarem-se! :agrue:

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu também comecei há pouco tempo nos plantados (+/- 6 meses) e o que te posso dizer é que tal como o wonderman disse há vantagens tanto a nivel estético como a nivel de equilibrio do Ecossistema. Quanto aos caracois não acho que sejam um problema, eu sempre os tive e continuarei a ter. Outra vantagem das plantas é no combate às algas, se colocares muitas plantas as algas não terão nutrientes para se desenvolverem, por outro lado se as plantas não forem suficientes e/ou forem de crescimento lento, ao colocares iluminação, fertilizante, etc. irás ter um "boom" de algas.

As desvantagens são o investimento em lampadas proprias, fertilizantes, CO2, etc.

Um plantado não é assim tão complicado como dizem, e sinceramente, neste momento quando chego a casa e olho para o aquario, a minha primeira preocupação é ver se as plantas cresceram, e só depois é que olho para os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb concordo que as plantas naturais só trazem vantagens!

1ºestecticamente são mto mais bonitas q as plantas de plastico

2ºajudam a remover os nitritos da agua, assim como dao oxigenio à mm!

e 3º é mais uma motivação no nosso aquario! Já não é só a saude e crescimento dos peixes q interessa, é tb a das plantas! Sendo mtas vezes gratificante(novos rebentos, ecte, etc...)!

 

Acho q se devem ter em atenção um numero de factores:

>Luz q temos no aqua em relação à luz necessária às plantas q queremos ter

>Necessidades que as plantas têm:CO2, podas, dificultades de manutenção, etc

>conhecer as plantas antes de as comprar,não só as necessidades, mas tb as caracteristicas:crescimento(tt em altura c/o largura), forma com procriam, etc

 

Fica aqui um site q me tem ajudado e q acho q tb o poderá ajudar:

www.tropica.com

 

Qualquer duvida, basta colocar ou ver se já foi colocada aqui no forum. certamente q aparece quem ajude.

 

Que saia dai um gde plantado!!!

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais