Urgente! GH e KH do meu cubo CRS/CBS


RPestana

Recommended Posts

Boa noite pessoal, venho aqui pedir ajuda uma vez que os valores do GH e KH estao muito baixos... já tive algumas perdas :(

Tenho os parâmetros assim:

NO3 - 0 a 10

NO2 - 0

GH - menor que 3

KH - 3

PH - 6,5

 

Testes da Sera...

 

O que posso fazer para resolver isto? :/

Abraço e obrigado, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra coral moido ou coloca umas pedras calcárias dentro do filtro, se é costume teres sempre estes valores, coloca pouca quantidade, mas de forma continua dentro do filtro. Eu tenho coral moído, ai um punhado, no filtro. Pra um aqua de 200l, pra me passar a agua com os mesmos valores dos teus para, GH 12, KH 6.

 

Atenção q o pH vai saltar prós 7.4. +-

 

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não acho que os valores de gH e Kh estejam assim tão maus e te provoquem mortes na colónia que mantens. Será mesmo isso que te estará a causar as mortes?

 

O teu pH mantem-se, está estável?

 

Esse ph está bom para as espécies que mantens,(6.5-7 no máximo) não acho boa ideia elevá-lo para valores superiores a 7.

 

Já agora Rui, qual é o setup do teu aqua? Acho que são dados bastante relevantes para te darem uma resposta mais adequada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela vossa resposta rápida... com os testes da Tetra (validade terminou em Julho) dá-me praticamente o Gh no 0, o da Sera que fui comprar hoje dá-me como valor menor que 3. Quanto ao PH sempre que faço testes ele dá sempre o mesmo... quanto ao setup dixo aqui o link da minha apresentação dos cubos feitos a algum tempo atrás, não tenho feito qualquer actualização durante este tempo todo por falta de tempo mas o setup é o mesmo...

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=231519

Obrigado pela vossa atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Faltam alguns pormenores...

Como fazes tpas nesses cubos?Com que frequência e quantidades?

 

As mortes estão a acontecer nos dois ou só num?

 

Assim à partida vejo que deves ter falta de minerais na água.Não usas nenhum suplemento de mineral pois não?

Se meteres mineral os valores devem subir.

Mas atenção,não abuses.Tens que ir subindo isso devagar.

 

Não metas coral nem nada calcário no aquário,pois isso vai ser morte certa para eles.

 

Nem sei como é que alguém te aconselha a fazer isto em aquários de CRS e CBS. :chair:

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As mortes estão acontecer só nos crs e cbs... quanto aos tpa, retiro 5L sempre que lavo o filtro e normalmente reponho a água que vai evaporando. Neste momento nas reposições tambem tiro +- 5L. Axas que não é suficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esses valores de KH e Gh são normais aqui na ilha da Madeira, onde resido os valores que obtenho na agua da rede é aproximadamente de KH 2 e GH 2 no aquário com o substrato faz baixar para 0 ambos os valores, ou da-me um resultado que não sei bem se posso considerar como 1.

Não é por ai que tens baixas, pois neste campo os CRS conseguem adaptar e florescerem com esses valores, embora tenham necessidade de minerais, o exoesqueleto deles é mais constituído por proteínas ao contrario dos caracóis que basicamente é cálcio, isto exige que lhes proporciones uma boa alimentação.

Tens que verificar se a agua que usas nas mudanças não tem cloro, no meu caso a agua da rede trás a quantidade de cloro aconselhada a uma piscina, se a deitar no aquário em poucos minutos mata os CRS, alternativa tens que usar um acondicionador para remover cloro ou usar agua de nascente.

Outro motivo de baixas são eventuais vermes que possas ter no aquário, planarias ou outros géneros de planaria que libertam toxinas na agua que matam as crias e envenenam os adultos levando aos poucos a morte dos camarões adultos.

Mas estas hipóteses só reveres o sistema que tens.

Outra coisa faz TPA de pouca agua, pois quando adicionas agua nova isso deve dar um salto no PH, também deves tentar manter os nitratos a zero para isso podes adicionar plantas flutuantes.

Editado por clik
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As mortes estão acontecer só nos crs e cbs... quanto aos tpa, retiro 5L sempre que lavo o filtro e normalmente reponho a água que vai evaporando. Neste momento nas reposições tambem tiro +- 5L. Axas que não é suficiente?

 

Ok

 

Essas reposiçôes de 5L são de quanto em quanto tempo?

Conforme o clik referiu,é preferivel fazer trocas de água mais pequenas e com mais regularidade,para não haver grandes oscilações nos parâmetros.

 

Que água usas para as tpa,é da rede ou de garrafão?

Mais uma vez conforme o clik referiu e bem,é essencial ter plantas flutuantes nos aquários de caamarões.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, mais uma vez agradeço a vossa total disponibilidade em ajudar-me :)

Fazia tpa de +- 5L em 12 a 12 dias, e reposição da água que evaporava... agora comecei a fazer nas reposições um tpa de 5L. Uma vez que isto está assim, posso realmente fazer mais tpa e com menos água como vocês se referem. Mas penso que pelo cloro não será, mesmo utilizando água da torneira :/

Deito sempre água em vários garrafoes e deixo vários dias de lado e pelos testes que tenho feito o cloro é zero... e como já referi atrás o ph tem sido sempre o mesmo, quanto a plantas de superfície, tenho algumas. As minhas tpa são feitas atraves de um garrafão 5L em que adaptei uma daquelas coisas que se usa na rega gota a gota (fica a noite toda)

Acham que deva utilizar algum suplemento mineral? tipo... mineral plus da mosura, shrimp mineral ou bio plus :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Realmente estavas a fazer muito poucas tpas.

Isso é muito tempo sem fazer uma tpa,faz tipo 2 vezes por semana de menos quantidade e outra coisa que aconselho é limpares o filtro sempre em dias que não fazes tpas.

 

Se deixas vários dias a água em repouso,não será do cloro.

Isso deve mesmo ter sido das poucas tpas.

 

Podes utilizar um suplemento de mineral para subir o gh se quiseres,mas podes optar por algo barato,tipo o suplemento mineral da fluval.

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais