1º Áqua (54L) - layout e fauna (AJUDA)


Ana Camoesas

Recommended Posts

Olá a todos mais uma vez!



Tenho andado a estudar, à cerca de 2 meses, a montagem do meu primeiro aqua mais a sério (ainda que tenha apenas 60x30x30!) e inicialmente estava previsto ser um plantado, estilo iwagumi, mas hoje fui finalmente fazer um levantamento dos valores que estariam envolvidos para começar a montagem no fim de semana e, para os próximos tempos, não vai ser viável.



Assim, parti já para outros layouts e peixes, sendo que os ciclídeos da américa do sul foram os que mais me despertaram o interesse. Ainda não estudei muito este novo tema mas, para "acelerar" um pouco as coisas, gostaria de saber a vossa opinião: será que o tamanho e condições do meu aqua são adequadas a um biotipo/temático da América do Sul?



Aqua: 60x30x30


Iluminação: T5-15w com possível upgrade para 25w


Filtro: Aquapor Q-300 (para alterar assim que possível)


Termostato Aquapor



Gostaria de montar um layout sem ter que usar substrato fértil, embora possa, se necessário, proceder a alguma fertilização líquida e eventualmente algum CO2 (apenas se for indispensável). Pensei simplesmente em areia, troncos ramificados/raízes, alguns seixos e poucas plantas... será viável? o que me sugerem?



Relativamente à fauna, também estou com muitas dúvidas porque gostava muito de ter uns escalares mas, como crescem muito, não sei se será possível... o que vos parece? Também ponho a hipótese de ter alguns escalares muito jovens e, quando ficarem maiores, doá-los para um áqua maior e colocar novamente mais pequenos... Para além disso, queria um cardume de tetras e eventualmente uns apistogramas, para além de uma equipa de limpeza. O que dizem?



Obrigada!

Editado por Ana Camoesas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas não percebo muito de ciclidios mas ouvi dizer que precisam de muito espaço.

Mas espera por outras opiniões

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Escalares não acho boa ideia. Precisam de maior volume de água mesmo pequenos para crescerem em condições.

 

Um casal de apistogramas Parece-me melhor.

 

Podes utilizar areia mas as plantas vão ter muita dificuldade, pois a areia compacta e sufoca as raízes.

Podes optar por um areão preto barato. Já podias colocar plantas de baixas necessidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então os escalares já foram esquecidos... um casal de apistogramas e posso juntar um cardume de tetras cardinali? se sim, quantos aconselham?

 

Relativamente às plantas estava a pensar usar principalmente anúbias mas não sei se se enquadram no temático da américa do sul... Outra hipótese é colocar uma zona de areão e outra de areia, já que esteticamente prefiro este último aspeto... mas ainda são só ideias! Há mais opiniões?

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Cardume eu optaria por nunca menos que 6.

 

Podes delimitar o substrato na zona onde queres as plantas e ocupar o resto com areia.

 

Plantas...echinodorus...lotus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.