Filtro para aqua de 50L


Ana Camoesas

Recommended Posts

Olá a todos! :)

 

Adquiri ontem o meu primeiro aqua mais a sério - um nano de 50L.Trazia um filtro interno Aquapor AQ-300 que, segundo as especificações, faz filtragem mecânica e biológica e é adequado ao tamanho do aqua. Contudo, sei que a maior parte dos aquariofilistas mais experientes prefere os filtros externos. Fiz alguma pesquisa mas não fiquei esclarecida... a preferência por filtros externos é apenas estética ou são de facto muito melhores para a saúde do aqua?

 

Enquanto não me for possível adquirir um filtro externo, parece-vos viável montar o aqua com este filtro e pô-lo a ciclar, mudando eventualmente mais tarde para outro filtro mais adequado? Que filtro externo me aconselham para um aqua de 50L (não pretendo ter fauna que suje muito)?

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros externos são melhores por várias razões:

 

1º Não roubam espaço/litros ao aquário, ficando mais espaço para os peixes.

 

2º Por norma, são mais eficazes

 

3º Um filtro interno tens de limpar todas as semanas, já um externo, uma vez por mês ou até mais tempo.

 

4º Por norma, são mais fáceis de limpar e práticos

 

5º Fica mais bonito sem teres lá um aparelho dentro do aquário, já chega o termostato.

 

 

Fontes: Pesquisas que tenho feito por todo lado, incluindo este forum. Também sou iniciante, só me falta escolher um aquário, mas ando a estudar :techi:

Editado por BioJaeger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já te indicaram as razões para optar por um filtro externo mas respondendo diretamente às tuas questões.

 

1- São de facto muito melhores.

 

2- Podes começar com o interno e quando comprares o externo deixas os dois a trabalhar durante algum tempo. Se retiras logo o interno perdes uma quantidade de bactérias benéficas ao sistema aquático e não queremos isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas respostas mas, já agora, para os meus 50L chega um filtro externo de 300L/h ou será preferível um de 400L/h, como já foi sugerido? Como é que se fazem esses cálculos? Sou muito curiosa, se me souberem indicar alguns artigos on-line... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ana,

 

É simples, os filtros devem fazer a maior capacidade possível, ou seja, desde que não faça uma corrente de água que os peixes não consigam nadar quanto mais melhor :P

 

3x a litragem do aquário é o normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.