Ajuda/Opiniões projeto aquário


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

sou uma novata no mundo da aquariofilia ;)

 

Tenho um aqua de 60 L e chegou a hora de começar este projeto. Mas tenho muitas dúvidas e queria as vossas opiniões (apesar de andar a pesquisar muito).

 

Já tenho 2 plantinhas (que me foram oferecidas) mas falta-me o substrato orgânico ainda.. qual devo comprar.. falaram-me no húmus de minhoca (sei que tem de passar por um tratamento), aconselham? Já tenho o areão para colocar por cima do substrato orgânico..

 

 

Pretendo que o aqua tenha neons, guppies e corydoras

 

Agradeço as vossas opiniões

 

Colocarei fotos quando montar o aqua.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, só precisas de um substrato se quiseres por plantas mais exigentes. Eu só uso areão.

A primeira coisa que deves ler é como se faz o ciclo do azoto

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ;) eu queria enchê-lo de plantas para ficar assim bem verdinho.

 

Já estou a ler sobre o ciclo do azoto, que só começa após a introdução de matéria orgânica ou peixes.. Estou a pensar primeiro em montar, plantar, ver se está tudo a correr bem, deixar crescer e depois adiciono uns flocozitos para ver se inicia, um mês depois entram os primeiros inquilinos.. Umas 3 corydoras (as pandas e as albinas são lindas). E claro, começar a fazer os testes à água...

 

Difícil este hobbie ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O trabalho que vai dar o tratamento do humus de minhoca não te deverá compensar os problemas que poderás vir a ter se o tratamento for mal feito.

Vê aqui http://www.peixefauna.com/t2712-discussao-de-humus-de-minhoca-como-fertilizante-do-substrato

Eu "montei" o meu substrato com cerca de 60€ com Elos Terra zero + Aqua Gro Soil (8litros) e JBL Manado (10litros).

A quantidade de substrato vai apenas depender do formato e altura que queres dar ao substrato.

Já agora, que tipo de filtro estás a utilizar? Pensas em plantar muito tens que ver o tipo de plantas e que fertilização (para além do solo fértil) vais precisar.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quando me ofereceram o aquário já trazia um aquapor 300L/h está em condições e a trabalhar ;)

 

Mas estou a ponderar comprar outro se vir que aquele é insuficiente. Vi um que gostei - Filtro interno da aquapro 380L/h ou 700L/h. Acham bom? Qual aconselham para um aqua de 60L?

 

Amanhã já vou começar a montar o aqua e colocarei fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sou da opinião que devemos sempre mas sempre optar por filtros externos, tanto em aquários grandes como pequenos, isto pq? Em aquário grandes só os externos irão corresponder às necessidades de filtragem do aquário e nos aquários pequenos, toda a água é pouca, e quanto mais material tivermos dentro do aquário menos água teremos.

 

Por isso aconselho optares por um filtro externo.

 

Se já tens um filtro e desejas começar (todos sabemos como é o bichinho) colocas esse e depois quando tiveres outro deixas os dois a trabalhar em simultâneo algum tempo, para não teres perca de capacidade filtrante.

Não esquecer que aquários pequenos precisam de maior e frequente manutenção (trocas de água, vigirar/limpar filtros).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!! Queria colocar fotos mas meu photobucket está com algum problema e não me dá o link..

 

Bem, estive a montar o aqua e coloquei as duas plantas que tinha, agora estou à espera de mais para poder plantar. No entanto, a minha casa ainda está em obras e só pude encher o aqua pela metade porque ainda não pode ir para o seu local definitivo e terei de o mover.

 

Como ainda não vivo lá, não o deixo ligado, ou seja, quando estou lá (aos fins-de-semana e em dias de semana uns 2 só no final dos mesmos), ligo o filtro e a bomba de ar, luz, quando me vou embora desligo a eletricidade da casa toda.. Ou seja, a água está sempre fria e pára tudo... Acham que vai ter muita influência? Prejudicial? (Pretendia que em Dezembro a casa estivesse finalizada e o meu aqua já pronto para receber os seus habitantes e talvez eu também!!!)

 

Tenho um local que entra sol direto, mas muita luz natural é bom??? Ele agora está na cozinha e não apanha sol direto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ligares só quando lá estas não vai resultar, pois o aquário precisa do filtro sempre ligado caso contrário as bactérias benéficas vão morrer e vais ter o resultado contrário ao que pretendes.

 

Ou ligas e deixas ligado ou aguardar até poderes ter sempre ligado (eu sei, o bichinho de ver isso a andar é muito forte :))

 

Sol direto no aquário só tem um significado, algas e mais algas.

 

Podes alojar as fotografias aqui na galeria do fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as plantas precisas da iluminação ligada pelo menos 8h (entre 8 a 10).

 

O horário eu opto por aquele em que estou em casa e tiro proveito dele. Por norma utiliza-a um relógio para ela ligar e desligar sozinha.

 

 

O local pode ter luz natural, afinal não precisa ser uma gruta hehehe não deve apanhar é luz direta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
 

Boas! Depois de algum tempo, luzes ligadas umas 5h por dia, filtro ligado (ainda interno).. E depois de algum tempo a ciclar, coloquei os primeiros habitantes, 2 corydoras.

 

Gostam do layout? Que acham que devo melhorar? Tirando o filtro externo que será investimento para 2015, lol. Ah e o fundo negro ainda vou substituir pelo vinil, mas ainda não comprei).

 

O musgo nas pedras foi colocado hoje, pelo que ainda está pequenino.

 

DSC_0991_zps409a986a.jpg

Editado por Carina Benevides
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ligar as luzes mais tempo, umas 8h.

 

A iluminação parece fraquinha ou não estaria ligada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, agora não sei se estava com a tampa levantada :/ e hoje não estou lá para ver isso! Mas realmente ao abordares isso, penso que realmente está fraca... Comprei uma nova à pouco tempo, porque a antiga (que já tinha anos estava avariada).. Só se mudar o tipo de iluminação...

 

E ainda faz umas bolhinhas atrás daquela rocha! Amanhã coloco mais fotos!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto não é das melhores (logo coloco mais)!

 

Notei que as minhas valisnerias estavam "roídas", as coridoras devem ter andado às dentadas!

Os côcos ainda não estão terminados, quando tiver musgo de java mais crescido faço uma transferência para os côcos e ainda vou enquadrar melhor na paisagem e esconder aquele tubo de ar :).

 

 

 

Aquario1_zpsacfeabda.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está melhor iluminado.

 

Principal é tu gostares. O musgo podias esfregar nos cocos, eles agarram e crescem a partir das pequenas pontas que ficam presas.

 

Mais valisnerias e tapas o termo é o tubo mais para baixo junto ao areão tb o escondes bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D Obrigado pelos conselhos. Sobre o musgo vou fazer isso logo :D. Pois está mais iluminado, quando tirei a outra foto a tampa estava levantada :P

 

Quero comprar a valisneria spiralis mas não tinha, pode ser que na próxima visita à loja já tenha. Mas.... o que é o termo? Estou indecisa na introdução de anubias...

 

O tubo já tentei, mas ele levanta sempre.. vou ver se encontro umas pedras para colocar ali para que ele não levante..

Editado por Carina Benevides
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquilo no canto atrás das valisnerias não é um termostato? Termo diminuitivo lol

 

Basta uma pedra no canto e ele já não levanta ou melhor retiras o tubo :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão as fotos! Já estão com umas condições melhores. ihih pois é.. termostato!

 

 

aqua2_zps43ee3e0d.jpg

 

Coridoras parecem estar bem. Mas estão a roer as valisnerias... É normal?

 

cori_zpsaf32aaec.jpg

 

 

O filtro é uma desgraça! Se pudesse atirava-o janela fora :P. Acho-o muito ineficaz, para além de inestético.. quero utilizar aquele canto e não posso por nada porque está ali aquela coisa monstruosa...

 

Ontem reparei que os vidros têm umas pintinhas pequeninas! Vou experimentar a raspar logo quando chegar :/

 

DSC_0016_zps66260311.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Raspa os vidros com algum cartão estilo MB, que já não se utilize. Não risca os vidros e faz o trabalho bem feito.

 

Esse areão parece-me muito grande para as coridoras, estás a dar-lhes comer adequado para elas não irem às valisnérias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Raspei com um MB mas parece que foi tudo para os côcos!! É normal?

 

Em relação ao areão, tens razão! Já tinha este, mas comprei um outro que é mais fino e coloquei.. mas já fugiu para baixo.. Neste fim-de-semana é que vou fazer mais uma visita à loja e vou comprar mais e retirar este (que não gosto :))

 

Bem, elas têm comido flocos, e tenho a certeza que comem.. Mas pesquisei aqui e devia dar-lhes umas pastilhas que vão para o fundo não é? (vou buscar no fds)

 

Para a fauna que eu pretendo:

- 1 a 2 guppies +2 ou 4femeas

- cardume de neons

- 2coridoras + 2coridoras (1 panda e uma albina)

 

posso colocar camarões? será que cabe mais algum peixe assim colorido? uns danios?

 

Obrigado pelos conselhos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim troca que fica mais bonito e as corys agradecem.

 

Elas comem o que lhes der, a questão é que podem não conter quantidade suficiente de material vegetal e como tal elas vão petiscar às plantas, comprando alimento adequado (pastilhas com conteúdo vegetal) elas podem não ter mais necessidade de ratar plantas.

 

Os camarões podem ser comidos pelos guppies.... é um risco que corres ao juntar.

 

Penso desde já o que vais fazer quando tiveres excesso de guppys, eles criam tipo coelhos.... convêm ires já arranjado alternativas para eles (dar a alguém, ceder a lojas...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece estar tudo a correr bem, tenho dado alimentação correta para as coris e parecem-me bem de saúde :)

 

Valores:

PH - 7.6

GH - >10

NO2 - 1

NO3 - 10

 

Que vos parece?

 

 

Já pensei nisto dos guppies proliferarem a uma quantidade exorbitante =), então vou ponderar para 2015 um 2ª aquário para outra divisão da casa e coloco as fêmeas com outros peixinhos, com platys e mais neons. E assim, fazia este aquário apenas com machos e quando quisesse mais crias, era só juntar um macho com uma femea e já estava??? Que acham? É mau pensado?

 

Preciso de ajuda noutra coisa... tendo em conta uma GRANDE BARREIRA - Moro nos Açores... mas pretendia um trio de guppies saudável e de qualidade.. Por aqui dificil de encontrar.. Conhecem algum site onde se possa realizar importação?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.