TPAs num aquário de 120l: Como proceder? ou Reforçar silicone de nano com 40 anos


Ana Camoesas

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Vou-me iniciar na aquariofilia mais a sério (tenho um micro-nano-aquário de 6l onde tive um beta 4,5 anos) e estou indecisa entre recuperar um nano de 30l que era do meu pai ou investir num aquário maior (entre 90 a 120l).

 

Tenho visto alguns aquários maiores que me têm despertado o interesse mas o meu pai mostrou-se algo preocupado com as TPAs uma vez que, na altura dele, eram muito complicadas e exigiam muito tempo e esforço da parte dele, algo de que não disponho muito atualmente. A ideia é montar um aquário simples, de baixa manutenção, apenas com TPAs semanais (que não exijam muito esforço) e eventualmente alguma fertilização simples.

 

Assim, a minha questão é: há algum truque ou técnica atual para fazer as TPAs semanais? Como é que nos aquários maiores se faz para fazer à troca de água com água da torneira? É que para o nano de 30l vou deixar a água a repousar em 2 garrafões de 5l mas num aquário maior não sei como proceder...

 

Já agora, será que o aquário do meu pai, com cerca de 40 anos, resiste à pressão da água quando o encher (tem estado vazio) ou será melhor reforçar já o silicone?

 

A todos, desde já obrigada!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

Eu, pessoalmente, apenas tenho quatro garrafões de reserva com água da torneira (os quais deixo a repousar no mínimo dois dias) que só utilizo para trocas mínimas de água. Convém saber os parametros da água da torneira da localidade onde vives (deves conseguir ver nos editais da Câmara Municipal).

Para TPAs regulares (semanais) compro sempre água engarrafada, é penoso carregar tanto garrafão mas os bichinhos merecem. Normalmente é uma manhã/tarde dedicada exclusiva para esta tarefa.

Quanto ao aquário antigo do teu pai, posso dizer-te que um dos meus aquários (de cerca de 60 litros) tem mais de 30 anos que reutilizei depois de uns 20 anos sem qualquer contacto com água. Convém, no entanto encheres com água e ver se não tem qualquer tipo de fuga.

Se tiveres de reforçar o silicone, vais ter uma grande trabalheira... eu tive que reforçar o silicone de um dos meus aquários devido a fuga de água na parte inferior e tive que remover todo o silicone e voltar a colar tudo de novo!!! Foram 3 dias de trabalho para ficar alguma coisa de jeito...

 

Boa sorte...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.