Iniciação no Hobby


BioJaeger

Recommended Posts

Boas tarde,

Quero iniciar neste hobby e escolhi este fórum para alimentar o meu conhecimento e retirar as minhas dúvidas, mas vamos ao que interessa.

Comprei um aquario 60x35x40 de 84L, um eheim jaeger aquecedor 75W, um filtro Sicce Space Eko+ 100, carvão ativo (eheim ehfi aktiv), areia branca silica (10Kg) e o resto coisas para decoração, plantas artificiais plásticas com base em areia e acondicionadores de água. Gostaria de saber o que acham? Será de água doce, sem plantas reais.

 

Segunda parte:

Após adquirir o equipamento, sei que aplico a areia, as decorações e de seguida encho o aquário com água da torneira, trato da água e tenho de esperar uns 20 a 30 dias até o aquário criar um "ninho" para os peixes poderem lá habitar.

 

1º Agora, uso o (API- Aqua Pur) para tirar os metais da água e torna-la própria para os peixes durante quanto tempo? O processo todo até o aquário estar preparado para receber habitantes? Se sim, de quanto a X dias?

 

2º Ao mesmo tempo uso um acelerador biológico (API-Aqua Filter Activ) assim que coloco a água no aquário? Uso sempre até a água estar habitável para os peixes? De quanto em quanto tempo?

 

3º Vi nuns videos no youtube que dizem não haver necessidade de ter a iluminação e o aquecedor ligados durante este processo e sim, ligar o aquecedor apenas nos últimos dias para começar aquecer a água, é verdade?

 

4º Durante este processo, o aquário e o filtro irão precisar de manutenção (limpeza)? ou só quando começar a ter peixes é que a sujeira aparece?

 

5º Coloco o carvão ativo logo no filtro, ou apenas quando começar a ter peixes?

 

7º O aquário vem sem tampa, é mau usar sem tampa?

 

8º Acham aconselhável ter o aquário dentro do quarto por causa do ruído? ou o ruído é daqueles que até dá sono? XD

 

9º Ao fazer a TPA, sei que é recomendado deixar a água que vou colocar no aquário 48h a repousar. A minha pergunta é, coloco o Aqua pur para tirar o cloro ou é só deixar a água no recepiente 48h?

 

 

Por enquanto, acho que "só" são estas perguntas :P Como o investimento para os dias que correm não é barato, quero tentar reduzir ao máximo as probabilidades de fazer asneira.

Agradeço desde já a quem responder, o tempo perdido a responder a estas perguntas todas :)

Editado por BioJaeger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanta pergunta lol.

Basicamente é o seguinte: o aquario deve estar longe de janelas, lareiras, etc. Melhor dizendo longe de tudo que possa alterar a temperatura da água.

Monta o aquário mas se fosse a ti metia plantas verdadeiras, ajudam te com a água e os peixes agradecem.

Depois de o encheres tens opções, ou és paciente e esperas 1 mês ou mais para formar a colônia de bactérias ou compras produtos para esse fim.

Sim o carvão ativado é dentro do filtro. Os meus aquários não teem tampa acho que não faz mal.

Deixa tudo ligado durante o ciclo menos a luz. Nunca laves o filtro completo senão matas as bactérias, quando quiseres adicionar água convém essa estar em repouso 48 h antes de entrar no aquário, nunca ponhas diretamente da torneira. Abraço

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado biggrin.png' alt=':biggn:'> , mas tenta responder a algumas perguntas de forma directa, se possível :smile2:

E que plantas "fáceis" me aconselham? Teria de substituir a areia branca então?

 

Só uma pergunta, este filtro "Eheim Classic 150*" dava conta do recado com este aquário?

 

 

PS: Nova pergunta. (9º)

Editado por BioJaeger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas quanto ao material espera que alguem te digo mas acho que é bom. Quanto aos productos, vê na embalagem como se usa mas não compres mais acelaradores biologicos porque não vais precisar, podes por plantas na areia, valisneria, musgo, anubias, isso não precisa de substrato.

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

A água deixa só repousar mas de vez em quando podes usar producto

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carvão activo apenas deve ser usado após tratamentos para retirar da agua restos dos medicamentos. Tem uma validade de uso pequena e por isso não deve estar sempre em funcionamento.

O Aqua-Pur além de remoção de cloro também remove metais pesados. Eu pessoalmente não uso e faço o tal repouso de agua em garrafões durante 48h para libertação do cloro, é um risco assumido. Infelizmente as empresas municipais colocam muitos produtos químicos para tratamento de aguas para ser potável e se às vezes há riscos para a saúde humana imagina o que pode acontecer aos peixes!

Em vez de usares plantas de plástico pondera usar plantas verdadeiras, são óptimas oxigenadoras de agua, consomem nitratos, dão refúgio aos peixes e além de tudo isso são bonitas :)

Aceleradores biológicos nunca usei, prefiro ter mais calma e esperar que a natureza faça o seu trabalho :)

Para a dimensão do teu aquário esquece os discos e mesmo os escalares é curto. Mas até meteres os peixes tens ainda um longo caminho a percorrer. Primeiro cria as condições necessárias para a vida dentro de vidros e depois decides o que lá colocar de acordo com os valores da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carvão activo apenas deve ser usado após tratamentos para retirar da agua restos dos medicamentos. Tem uma validade de uso pequena e por isso não deve estar sempre em funcionamento.

O Aqua-Pur além de remoção de cloro também remove metais pesados. Eu pessoalmente não uso e faço o tal repouso de agua em garrafões durante 48h para libertação do cloro, é um risco assumido. Infelizmente as empresas municipais colocam muitos produtos químicos para tratamento de aguas para ser potável e se às vezes há riscos para a saúde humana imagina o que pode acontecer aos peixes!

Em vez de usares plantas de plástico pondera usar plantas verdadeiras, são óptimas oxigenadoras de agua, consomem nitratos, dão refúgio aos peixes e além de tudo isso são bonitas :)

Aceleradores biológicos nunca usei, prefiro ter mais calma e esperar que a natureza faça o seu trabalho :)

Para a dimensão do teu aquário esquece os discos e mesmo os escalares é curto. Mas até meteres os peixes tens ainda um longo caminho a percorrer. Primeiro cria as condições necessárias para a vida dentro de vidros e depois decides o que lá colocar de acordo com os valores da agua.

 

Carvao activo não deve ser sempre usado para manter a agua mais cristalina entre outras coisas para o qual serve?

 

Neste caso eu ando a pensar em adquirir purigen pois tem uma durabilidade de 6 meses e renova apos ser tratado com lixivia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Carvao activo não deve ser sempre usado para manter a agua mais cristalina entre outras coisas para o qual serve?

 

Neste caso eu ando a pensar em adquirir purigen pois tem uma durabilidade de 6 meses e renova apos ser tratado com lixivia...

Em vez do carvão? já testou alguma vez?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se compensar em relação ao preço/duração talvez siga a sua dica :)

 

Obrigado!

 

eu vi num video, uma pessoa a usar "bio bolas" que colocava no filtro para um filtração biomecânica. Já alguém usou?

Editado por BioJaeger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a dimensão do teu aquário esquece os discos e mesmo os escalares é curto.

 

 

E se fosse com este kit aquário que até me ficava mais barato, dava?

80 x 35 x 51 cm, 126 litros

Filtro Aquaball 130

Iluminação 2 x 18 W T8

Aquecedor Jager 100W

 

Alguém?

Editado por BioJaeger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi um filtro que me agradou bastante, vem com as esponjas, mangueiras e tubagens, mas nos comentários dizem que o único aspecto negativo é vir sem as torneiras. Sem as torneiras ele não funciona? Ou servem apenas para regularizar a força?

Editado por BioJaeger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.