Troca de aquário


Luís T.

Recommended Posts

Tenho um aquário de 60litros e agora vou trocar por um de 120litros.

Vou transferir tudo de um aquário para o outro excepto o areão grosso que neste novo vou meter areia branca própria.

Neste momento as minhas questões são as seguintes:

Q1- Que percentagem de água devo aproveitar da tenho no aqua de 60l?

Q2- Quais os conselhos a reter no acto da mudança dos peixes?

Q3- Tirando deixar a água castanha durante muito tempo, quais os contra de meter um tronco pequeno (oliveira, sobreiro ou carvalho) no aquário ainda com casca?

 

Setup actual

Flora:

3 plantas das simples de manter

 

Fauna:

Guppies

Espadas

Neons

Colisa

iriatherina werneri (procuro mais peixes destes, quem tiver)

caracóis

 

Material

Filtro externo Ehein xpto que segundo as contas tem litragem mais que suficiente para 120l

Térmostato 200w

Bomba de ar

 

Todos os conselhos e sujestões são bem vindos.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Q1- Que percentagem de água devo aproveitar da tenho no aqua de 60l?

A quantidade de agua diria toda a possível, sem levar detritos do fundo do areão. Convém talvez fazer uma TPA de 50% uns dois dias antes!

 

 

Q2- Quais os conselhos a reter no acto da mudança dos peixes?

Os conselhos serão tirares as decorações do aquário antigo, baixares o nível de agua a uns 10cm para os apanhares mais facilmente. Tendo o outro aquário novo ja com a agua que removeste do aqua antigo.

 

Eu durante a transferencia de peixes de uma agua para a outra, não colocaria agua nova. Então depois adicionava agua nova mas não muita, ai uns 20L.

Depois ia adicionando água diariamente até encher o aquário. Atenção ao filtro e as bacterias do ciclo de azoto! Vão sofrer se fizeres uma alteração repentina da quantidade de água, dai o enchimento gradual que proponho.

Se tiveres um daqueles aceleradores biológicos para as bacterias adiciona, sempre que meteres mais agua no aquário, sempre sera um ajuda.

 

 

 

Q3- Tirando deixar a água castanha durante muito tempo, quais os contra de meter um tronco pequeno (oliveira, sobreiro ou carvalho) no aquário ainda com casca?

Não sei responder a isto, mas teria cuidado em ir buscar troncos aleatórios a mata e coloca-los diretamente no aquário. Tratava-os pelo menos, fervendo-os em agua numa panela. Mas isto também depende da sua dimensão.

 

Espero ter ajudado qqr duvida apita!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde já obrigado André1991.

 

Q1/Q2 - Já era essa a ideia que estava a pensar fazer. Como é duplicar a quantidade de água deveria ser o mais correcto aproveitar o máximo de agua para não afectar muito as bactérias e o ciclo do azoto.

 

Q3 - Sobre o tronco antes de o meter no aquário vai ser seco, lavado, demolhado, fervido, etc. Queria deixar a casca pela estética, para os habitantes irem mordendo e comendo e o musgo e outras plantas se agarrarem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais