Aquário 120L - Início


rfrancisco

Recommended Posts

Sim os guppys e sempre a andar lol ate mesmo gravidas os machos andam a trs delas sao uns peixs bonitos e faceis de manutencao nao pode e juntar algumas expecieis como os escalares pois comem o que lhes aparece a frente

joao a.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelos filhotes, reparei que és do Algarve e que tens um aquário com as mesmas medidas do meu! :) Estive a ver o tópico e em relação as plantas o melhor é tentares a arranjar de alguém do forum, nos classificados que venda ou dê algumas podas porque realmente aqui no Algarve o leque de opções é pouco e preços nada competitivos! Aff... Boa sorte nessa aventura ;)

Cumprimentos Daniel B.

 

(:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelos filhotes, reparei que és do Algarve e que tens um aquário com as mesmas medidas do meu! :) Estive a ver o tópico e em relação as plantas o melhor é tentares a arranjar de alguém do forum, nos classificados que venda ou dê algumas podas porque realmente aqui no Algarve o leque de opções é pouco e preços nada competitivos! Aff... Boa sorte nessa aventura ;)

 

Boas, obrigado pela resposta.

 

Realmente já corri os classificados e não encontro o que queria em termos de flora...

 

Quanto aos novos habitantes, quando crescerem tenho de os dar ou vender a alguém porque quero adicionar mais espécies!

 

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite a todos!

 

Ora cá vai um update...

 

O aquário tem estado estável (penso eu de que) e acabei por comprar mais 6 habitantes.

 

2 escalares (pequenos);

2 corydoras albinas;
2 otocinclus

 

Um dos otocinclus morreu ao fim de dois dias, apareceu no fundo, todo branco e as crias de ampulária a aproveitarem o banquete.

Notei desde o início que passavam muito tempo agarrados ao vidro sem grandes movimentações e agora este também não está muito activo, não o vejo comer, já o coloquei num recipiente com uma rodela de pepino cozido a ver se pegava mas nada e continua muito parado... Não sei se se aguenta, não sei o que lhe fazer mais.

 

Entretanto vou ver se passo pela loja e arranjo mais 1 ou 2 para lhe fazer companhia, mas queria primeiro ver se resistia.

 

Os escalares, por enquanto estão pacíficos ao pé dos guppys, não vão muito à bola com as crias de ampulária...

 

Com as corydoras, aparentemente tudo estável.

E assim vai esta aventura, um pouco chateado com a primeira baixa, mas faz parte!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, lá se foi o escalar cinza... :unsure:

 

Aparentemente não notei nada de especial no seu comportamento, comia, acompanhava as voltas do outro escalar, estava com uma cor bonita, não estou a ver o que possa ter acontecido.

Ontem efectuei uma TPA e hoje de tarde a Maria deu com ele no meio de uma anubia, mas não me parece que tenha sido por ter ficado preso.

 

Amanhã vou à loja, a ver se reponho o octocinclus e o escalar, mas estou com um pé atrás...

Alguma ideia do que possa ter acontecido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não sei se é da loja se é do aquário mas hoje tive mais uma baixa, 1 corydora albina. :sleep:

 

Começou a ficar com manchas vermelhas junto à cabeça (como é branca, vê-se bem) e hoje acabou por falecer, fui dar com ela no fundo do aquário a ser consumida pelas crias de ampulária dourada...

 

EDIT foto da corydora morta.

 

a3870faa-9a01-4b89-a77f-7832481b211b_zps

 

Efectuei uma TPA no dia 2 de Novembro, mas penso que isso não influencie negativamente o ecossistema, de resto não notei mais alterações, será de lavar o filtro com pouca frequência? A última ver se não estou em erro foi há 3 semanas :mellow: ou a população consideravelmente grande de ampulárias pode influenciar?

 

Queria realmente perceber qual é o problema para tantas baixas nestes últimos dias, para poder evitá-las!

 

PH: 7,7

Temp: 26ºC

Nitratos: 5mg/L

 

Agradeço a vossa ajuda.

 

Abraços,

Editado por rfrancisco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

E testes de amónia e nitritos?

 

Quanto tempo tem o aquário montado? Vi o tópico do início mas fiquei confuso, data de setembro mas mais à frente dizes que tinhas guppys desde Agosto, depois vi fotos com poucas plantas e meio cheio...fiquei sem perceber...

 

Quanto tempo desde a última limpeza do filtro? E da tpa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testes de amónia e nitritos não tenho...

 

Quanto a datas não tenho tudo apontado mas os peixes vieram no fim de agosto/início de setembro, por isso conto com +/- 2 meses.

 

A TPA foi deita no dia 2 de Novembro e o filtro foi limpo dia 12-10.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não notas nada anormal nos peixes, doenças, barbatanas, comportamentos antes de os encontrares mortos e sem testes de elementos tóxicos aconselho-te a comprar assim que possível e a fazeres tpas diárias.

 

Se tiveres elementos tóxicos na água não sabes, mas as tpas ajudam a limpar isso.

 

Faz tpas grandes diariamente. E vai acompanhando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O comportamento tem sido o normal dentro do tempo que tenho o aquário, e em termos de aspecto dos peixes também não noto alterações, o que acontece é que só morrem os peixes que compro nesta loja na qual comprei as duas corydoras albinas, os dois escalares e os dois otocinclus, de todos os pares morreu um elemento.

 

Voltei à loja e reportei as mortes, o dono deu-me outro escalar e outro otocinclus e comprei mais um otocinclus.

 

Os testes que aconselhas são para verificar a amónia e os nitritos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, os desenvolvimentos continuam...

Agora tenho o escalar preto a nadar na horizontal, pelo que li deve ser problema na bexiga natatória, isolei-o num recipiente e tenho colocado água do aquário, pois não tenho outro aquário para o poder isolar mais convenientemente.

Adicionei um pouco de sal a ver se resolve alguma coisa, mas pelo que li é difícil conseguir salvar neste estado.

 

Alguma dica será bem vinda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele come dá ervilha sem casca.

 

Mas se tens ideia que só morrem os peixes que compras nessa loja pq não mudas de loja?!?!

Sim testes de amónia e nitritos.

 

Quem não tem, deve acompanhar muito bem o comportamento dos peixes e efetuar tpas com a devida frequência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente tive uma mudança drástica em duas semanas, mas vamos ver como corre.

Fui à loja falar com o dono e levei o peixe, para ver se ele encontrava algo mais do que eu posso analisar no escalar, mas o diagnóstico, aparentemente mantém-se apontado para problema na bexiga natatória.

 

Neste momento tenho o peixe num recipiente isolado com algum granulado e ervilha que retirei a pele e dei pedaços muito pequenos, ele tem vontade de comer e faz algum esforço mas tive que reduzir o nível de água porque a comida vai ao fundo e ele não consegue descer muito, para além disso, aparentemente, está a ficar com uma curvatura :/

 

Segue uma foto do ponto de situação actual:

 

IMG_20141107_135748_zps5b5fca47.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por terminar com o sofrimento do escalar preto, já tinha a espinha toda curva, um olho completamente branco, não me pareceu que conseguisse recuperar. :sad2:

 

Efectuei uma TPA dia 7 e limpei o filtro, estava bastante sujo, deduzo que tenho que limpar com mais frequência!

 

Hoje morreu mais um otocinclus, desconfio que seja da alimentação insuficiente, eles limparam as algas que tinha nas plantas, mas não me parece que ataquem as courgettes que colocava no fundo, pois as crias de ampulárias grudam-se de tal forma que não sobra nada, nem a casca.

 

Então arranjei esta ideia para poder alimentar os otocinclus, até agora parece resultar mas só me aparece 1 de 2 elementos.

 

IMG_20141109_192715_zps82164b3c.jpg

 

Actualizo quando houver novos desenvolvimentos...

 

Abraços,

Editado por rfrancisco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta que limpeza fazes ao filtro? Isso tudo está a parecer me muito estranho, olha que eu compro peixes numa loja muito duvidosa, apenas corys. Porque são muito baratas tipo 1.25 as vezes os primeiros escolares foram lá e zero mortes, isso para mim e amônia ou nitritos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá está indo bem e podes sempre meter alguns troncos com feto Java mais ou menos assim

 

Obrigado pelo comentário.

 

Já não coloquei o musgo de java porque um colega meu fez o mesmo depois de já ter os guppyes e eles deram cabo do musgo todo!! :tapfoot:

 

Só uma pergunta que limpeza fazes ao filtro? Isso tudo está a parecer me muito estranho, olha que eu compro peixes numa loja muito duvidosa, apenas corys. Porque são muito baratas tipo 1.25 as vezes os primeiros escolares foram lá e zero mortes, isso para mim e amônia ou nitritos

 

Eu limpo o filtro com água das TPA's, parece-me que errei foi na frequência com que limpava o filtro, da última vez que fiz a limpeza tinha muita porcaria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.