rfrancisco

Membro
  • #Conteúdo

    25
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Formas de Contacto

  • Mail
    roberto.f.francisco@gmail.com

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Olhão da Restauração (Faro)
  • Localização
    Olhão

rfrancisco's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Olá a todos, É normal uma corydora atacar o pepino, ou será fome? Obrigado desde já!
  2. Ah, tinha ideia de outra planta Obrigado, vou investigar...
  3. Obrigado pelo comentário. Já não coloquei o musgo de java porque um colega meu fez o mesmo depois de já ter os guppyes e eles deram cabo do musgo todo!! Eu limpo o filtro com água das TPA's, parece-me que errei foi na frequência com que limpava o filtro, da última vez que fiz a limpeza tinha muita porcaria.
  4. Acabei por terminar com o sofrimento do escalar preto, já tinha a espinha toda curva, um olho completamente branco, não me pareceu que conseguisse recuperar. Efectuei uma TPA dia 7 e limpei o filtro, estava bastante sujo, deduzo que tenho que limpar com mais frequência! Hoje morreu mais um otocinclus, desconfio que seja da alimentação insuficiente, eles limparam as algas que tinha nas plantas, mas não me parece que ataquem as courgettes que colocava no fundo, pois as crias de ampulárias grudam-se de tal forma que não sobra nada, nem a casca. Então arranjei esta ideia para poder alimentar os otocinclus, até agora parece resultar mas só me aparece 1 de 2 elementos. Actualizo quando houver novos desenvolvimentos... Abraços,
  5. Realmente tive uma mudança drástica em duas semanas, mas vamos ver como corre. Fui à loja falar com o dono e levei o peixe, para ver se ele encontrava algo mais do que eu posso analisar no escalar, mas o diagnóstico, aparentemente mantém-se apontado para problema na bexiga natatória. Neste momento tenho o peixe num recipiente isolado com algum granulado e ervilha que retirei a pele e dei pedaços muito pequenos, ele tem vontade de comer e faz algum esforço mas tive que reduzir o nível de água porque a comida vai ao fundo e ele não consegue descer muito, para além disso, aparentemente, está a ficar com uma curvatura :/ Segue uma foto do ponto de situação actual:
  6. Na prática só comprei peixes nesta loja 1 vez.
  7. Bom, os desenvolvimentos continuam... Agora tenho o escalar preto a nadar na horizontal, pelo que li deve ser problema na bexiga natatória, isolei-o num recipiente e tenho colocado água do aquário, pois não tenho outro aquário para o poder isolar mais convenientemente. Adicionei um pouco de sal a ver se resolve alguma coisa, mas pelo que li é difícil conseguir salvar neste estado. Alguma dica será bem vinda!
  8. O comportamento tem sido o normal dentro do tempo que tenho o aquário, e em termos de aspecto dos peixes também não noto alterações, o que acontece é que só morrem os peixes que compro nesta loja na qual comprei as duas corydoras albinas, os dois escalares e os dois otocinclus, de todos os pares morreu um elemento. Voltei à loja e reportei as mortes, o dono deu-me outro escalar e outro otocinclus e comprei mais um otocinclus. Os testes que aconselhas são para verificar a amónia e os nitritos?
  9. Testes de amónia e nitritos não tenho... Quanto a datas não tenho tudo apontado mas os peixes vieram no fim de agosto/início de setembro, por isso conto com +/- 2 meses. A TPA foi deita no dia 2 de Novembro e o filtro foi limpo dia 12-10.
  10. Bem, não sei se é da loja se é do aquário mas hoje tive mais uma baixa, 1 corydora albina. Começou a ficar com manchas vermelhas junto à cabeça (como é branca, vê-se bem) e hoje acabou por falecer, fui dar com ela no fundo do aquário a ser consumida pelas crias de ampulária dourada... EDIT foto da corydora morta. Efectuei uma TPA no dia 2 de Novembro, mas penso que isso não influencie negativamente o ecossistema, de resto não notei mais alterações, será de lavar o filtro com pouca frequência? A última ver se não estou em erro foi há 3 semanas ou a população consideravelmente grande de ampulárias pode influenciar? Queria realmente perceber qual é o problema para tantas baixas nestes últimos dias, para poder evitá-las! PH: 7,7 Temp: 26ºC Nitratos: 5mg/L Agradeço a vossa ajuda. Abraços,
  11. Bom, lá se foi o escalar cinza... Aparentemente não notei nada de especial no seu comportamento, comia, acompanhava as voltas do outro escalar, estava com uma cor bonita, não estou a ver o que possa ter acontecido. Ontem efectuei uma TPA e hoje de tarde a Maria deu com ele no meio de uma anubia, mas não me parece que tenha sido por ter ficado preso. Amanhã vou à loja, a ver se reponho o octocinclus e o escalar, mas estou com um pé atrás... Alguma ideia do que possa ter acontecido?
  12. Boa noite a todos! Ora cá vai um update... O aquário tem estado estável (penso eu de que) e acabei por comprar mais 6 habitantes. 2 escalares (pequenos); 2 corydoras albinas; 2 otocinclus Um dos otocinclus morreu ao fim de dois dias, apareceu no fundo, todo branco e as crias de ampulária a aproveitarem o banquete. Notei desde o início que passavam muito tempo agarrados ao vidro sem grandes movimentações e agora este também não está muito activo, não o vejo comer, já o coloquei num recipiente com uma rodela de pepino cozido a ver se pegava mas nada e continua muito parado... Não sei se se aguenta, não sei o que lhe fazer mais. Entretanto vou ver se passo pela loja e arranjo mais 1 ou 2 para lhe fazer companhia, mas queria primeiro ver se resistia. Os escalares, por enquanto estão pacíficos ao pé dos guppys, não vão muito à bola com as crias de ampulária... Com as corydoras, aparentemente tudo estável. E assim vai esta aventura, um pouco chateado com a primeira baixa, mas faz parte! Abraços!
  13. Boas, obrigado pela resposta. Realmente já corri os classificados e não encontro o que queria em termos de flora... Quanto aos novos habitantes, quando crescerem tenho de os dar ou vender a alguém porque quero adicionar mais espécies! Abraços,
  14. Pois realmente as anubias não devem ser enterradas, vou ter que corrigir esta questão. Esqueci-me de referir na resposta anterior que já houve desenvolvimentos numéricos no aquário, já passam de mais de dez alevinos de guppy, realmente esta espécie reproduz-se com MUITA facilidade.
  15. Bom depois de tanto tempo, venho redimir-me e actualizar o tópico. Ainda em Agosto, introduzi os primeiros habitantes do aquário, 10 guppys (5 fêmeas e 5 machos) + 2 ampulárias douradas (todos oferecidos). No final de Setembro, visto que as o ambiente no aquário parece ir direitinho adicionei mais duas corydoras plateaus. Acabei por não alterar muito mais o layout, ainda, porque não encontrei as plantas que queria a um preço que considere razoável. Em relação à fauna, aparentemente está tudo a correr bem, tenho feito as TPA's +/- todas as semanas, a água continua limpinha e o PH anda nos 7,4, mais coisa menos coisa. E por agora é tudo!!!